Meu marido reclamou que eu estava gastando muito com jogos de tabuleiro (fato). E aí decidi prometer pra ele que esse ano de 2025 eu não vou comprar nenhum jogo. Já surtei diversas vezes por conta disso. Vejo algumas promoções e lançamentos que eu fico me corroendo, mas vou cumprir essa promessa (é mais sobre mim).
Vocês já tiveram que dar uma segurada pelo descontrole no consumo de jogos?
Entendo sua situação. Minha esposa fala: vai dar isso num jogo? Rs…mas no final, acaba jogando comigo e adora. Aconteceu com Wingspan e Coffee Rush, além de Takenoko, Ticket to Ride.
Neste ano, eu comprei apenas o Coffee Rush e a expansão Europa do World Wonders. Ganhei de presente do dia dos namorados o Dorf Romantik. Comecei a perceber que não precisava de mais nenhum jogo, pois tenho vários jogos na estante que ainda não viram mesa. Então, enquanto não jogá-los, não comprarei outro. Fiquei empolgada com Survive e Planeta Desconhecido. Mas resisti.
A maior loucura que fiz foi comprar Terraforming Mars por conta do tema, hype e o bom preço que estava. Mas ainda não viu mesa. Vou ter que jogar a versão solo, pois meu grupo de amigos e familiares curtem mais party games ou jogos com poucas regras, simples e rápido, como Coffee Rush.
Nossa, Coffee Rush muito gostosinho de jogar. Joguei recentemente.
Então, muito triste a falta de amigos pra jogar, jogos mais densos.
Eu nem tenho jogos muito pesados e ainda assim vários não vê mesa.
Daí meu marido ficava tipo: Olha quanto jogo tem ai parado, você quer comprar mais kkkkkk
Para mim, se resume a seguinte pergunta: Tu gosta de comprar ou de jogar?
Se você curtir jogar, não precisa comprar mais nenhum jogo. Tem diversos eventos, luderias e bares onde você pode jogar sem precisar comprar jogos.
Tu relatou que tem vários jogos, mas que não tem amigos para jogar. Cara, busque fazer novos amigos e de preferência pessoas que já são do hobby. Vá para eventos, converse com pessoas e logo amizades surgirão.
Atualmente tenho 3 grupos de jogatinas e apenas um deles são de amigos que não são do hobby, os outros conheci em eventos. Conheço diversos jogos sem ter a necessidade de comprá-los.
Eu e minha esposa entramos pra valer no Hobby esse ano. Compramos nosso primeiro jogo uns 3 anos atrás, Azul Jardim da Rainha (porque eu não achava mais o azul original) depois veio Coup, 1 Zombicide, depois outro, 7 Wonders, 7W Duel e o Everdell (mais alguns jogos pequenos) num espaço de 3 anos. Nunca tivemos um grupo de jogos, jogamos mais só nós dois, e de vez em quando algumas pessoas da família e alguns amigos se aventuravam a jogar conosco mas esporadicamente.
Dito tudo isso, esse ano fui comprando mais jogos. Descobri o compara jogos, ludopedia entrei de cabeça e fui tentando pegar algumas promoções. Tive uns meses bem produtivos de Março pra cá. Fomos no DOFF pela primeira vez e cometi umas loucuras lá, rs. E agora estou mais calmo, rsrs. Estou a um mês sem comprar jogos e acho que por enquanto deu. A última aquisição foi a Sina da Sociedade. A maior loucura foi Galactic Cruise
Estamos com uns 30 jogos agora e estou feliz. Conseguimos fazer uma rotatividade boa e nada fica muito tempo sem jogar.
Entendo seu sentimento. Acho que não ajudei. Compra aqueles que vc realmente achar que vai valer a pena. Se não valeu, não é difícil de vender por praticamente o preço que pagou.
O problema desse plano e quando vc gosta de jogar coisa q nao tem por aqui, e quase nenhum amigo tem.
Ai acaba sobrando p voce comprar ou nao jogar o jogo pq nao tem lugar algum.
Ate mesmo, no meu grupo principal acontece isso, q prefere jogar na minha imobiliaria, pq la tem jogos mais interessantes que as 2 luderias que tem aqui por perto, alem e claro do free refri e cafezinho q tem por la. kk k
A um tempo atrás, eu pensava que quanto mais jogos eu tivesse, mais eu iria jogar. Eu me deparei com uma decepção logo de cara. Somente eu sou amante de jogos de blefe e personagem oculto. 90% dos jogadores são amantes de jogos que parecem trabalho. Hoje eu dou preferência por ir jogar em luderias e eventos. Além do mais , eu não tenho mais espaço para mais nenhum jogo. Só se aparecer um Dead by Daylight mt barato e bem conservado.
Ahh que legal sua história, assim é bom, quando o casal se diverte junto. No meu caso, às vezes tenho que insistir pro meu marido jogar comigo kkkkk ele tem que tá muito no clima pra jogar algo. Pq mentalmente ele se cansa rápido.
Eu já tive que prometer que não ia gastar acima de um valor mensal em jogos.
Quando comecei no hobby foi tudo muito explosivo e quando vi já tinha vários jogos (considero meus 40 e poucos muita coisa).
No entanto, vejo que prezei muito pela quantidade (tinha que conhecer mais e mais jogos) e agora tenho vontade de enxugar a coleção e adquirir jogos de qualidade melhor.
Minha compra mais maluca foi um Vast: Cavernas de cristal usado que paguei um valor acima do valor de mercado (Viu mesa só uma vez e ainda tivemos que fazer peças em biscuit por que veio faltando).
Eu entrei nesse hobby esse ano, buscando uma forma de me desligar do mundo real por um momento.
No começo, todo jogo é interessante e curioso. Por exemplo, trabalho com energia elétrica e quando vi o Powergrid, já queria comprar… Meu primeiro jogo comprado foi o Campos de Arle por causa de um vídeo, parecia extremamente complexo mas peguei logo a lógica. Jogamos uma primeira vez e ela ganhou, gostou da experiência. Depois peguei um Elder Sign usado, aprovado.
Aproveitei a promoção da Amazon pra pegar as expansões do Eleven, mesmo sem ter ele - naquele momento - e acabou se tornando meu jogo solo.
Hoje chegou o Circadianos e ela já gostou do que viu.
Tento ser o mais seletivo possível e pesquiso muito sobre os jogos e já notei que não adianta e nem convém ter muitos mas poucos que te fazem jogar muito.
Ah, essas promessas com cônjuge… Furei tantas vezes hahaha
Minhas maiores loucuras vinham dos leilões “imperdíveis” do site vizinho. Mas também entrei em pré-vendas e em financiamento coletivo. Muitos dos quais nem chegaram a ver mesa!
O universo dos BGs tem muitas ciladas e hypes desnecessários. E é tanto que às vezes o hobby se torna “comprar jogos de tabuleiro” e não “jogar jogos de tabuleiro”.
Mas se vc não quer deixar uma moto empatada na estante, pesquise muito sobre o jogo que te chamou atenção. Deixe a ideia marinando dois ou três dias e se questione se é isso mesmo que vc quer.
Na maioria das vezes, nem é tão imperdível assim. Seja pela temática/mecânica repetida com algum que vc tenha, seja pelo número super restrito de pessoas que jogarão contigo ou mesmo pq vc descobriu que o jogo é ruim mesmo.
Se for pra enfeitar estante, melhor comprar livros em sebo ou colecionar plantas. Ambos saem mais em conta do que enfeitar com BG.