Estatísticas do Spiel/Kennerspiel des Jahres

Spiel des Jahres é uma premiação que foi criada em 1978 na Alemanha para premiar o jogo do ano. É a premiação mais prestigiada do mundo dos jogos de tabuleiro. Desde 1979, 45 jogos ganharam o prêmio Spiel des Jahres. Em 2011, foi criado o Kennerspiel des Jahres para premiar o melhor jogo expert do ano (provavelmente 15, já que três jogos Exit: The Game diferentes venceram juntos em 2017). Aqui estão alguns fatos e números sobre os vencedores.

O vencedor do Spiel com melhor posição no rank do BGG é o cascadia na 61ª posição, nota média de 8,03. Já na Ludopedia, o que tem a melhor posição é o azul na 37ª posição.

O vencedor do Spiel com pior posição no rank do BGG é o enchanted-forest em 7722º lugar, nota média de 5,73.

O vencedor do Kennerspiel com pior posição no rank do BGG é o challengers! em 1.696º, nota média de 7,27. Isso se deve em grande parte ao quão recente é. Atualização 12/09: O jogo já se encontra na 1286º posição.

O vencedor do Kennerspiel com melhor posição no rank do BGG é o wingspan em 24º lugar, nota média de 8,09.

O vencedor do Spiel que menos usuários pessoas e com menos avaliações no BGG é o dominio , 1.639 proprietários registrados e 819 avaliações.

O vencedor do Spiel que mais pessoas possuem no BGG é o catan, 178.039 proprietários registrados. Na Ludopedia, 7247 possuem Catan.

O vencedor do Spiel com maior número de avaliações é carcassonne, com avaliação de 113.808 usuários. Atualização 12/09: Catan ultrapassou o Carcassonne por apenas 121 avaliações a mais. Catan possui 121.598 avaliações.

Dos 60 jogos analisados, 42 deles possuem expansões listadas. O jogo com mais expansões é Carcassonne com 177, muitas delas são pequenas promos.

34 jogos têm reimplementações. O jogo com mais reimplementações é CATAN com 29.

Graças ao tempo que pode levar para os jogos serem lançados na Alemanha e, portanto, poderem ser nomeados, os vencedores do Spiel de 2008 a 2010 (keltis, dominion e dixit) foram todos lançados originalmente em 2008.

Apesar de ser um prêmio alemão, demorou quatro anos para um designer alemão ganhar (David Parlett de A Lebre e a Tartaruga é britânico, Ephraim Hertzano de rummikub era israelense, Sid Sackson de Focus era americano e Michel Matschoss de Aventuras no Reino Encantado é alemão, embora o co-designer Alex Randolph era checo/americano).

Todos os dados referente ao BGG foram levantados pelo usuário do BGG Jordan Watts em Jun/23. Basicamente o que eu fiz foi traduzir e adaptar as informações, além de atualizar alguns dados e colocar algumas informações sobre a Ludopedia.


Caso tenha curtido o conteúdo deixa um like e considere se inscrever no canal também. Recentemente iniciei uma página no Instagram para fazer reviews curtos de jogos e relatar como é a vida de um jogador de BG aqui na Argentina. No insta vocês me encontram como @hermano_brasileiro.bg

8 curtidas