DESAFIO DOS BOARDS – Fase de Avaliação!

Saudações, adoradores de cubos (numerados ou não)!

É com imenso prazer que venho, em nome da Sociedade dos Boards, anunciar que o concurso de design DESAFIO DOS BOARDS está entrando na rodada final e, até agora, seria impossível dizer que não foi um sucesso! Começa agora a FASE DE AVALIAÇÃO.

Neste mês de novembro, nossa banca de jurados irá julgar todos os jogos que foram inscritos e enviados dentro do prazo. Após este período serão anunciados os vencedores (Primeiro, segundo e Terceiro colocados) e irá ser confeccionado um livro, um enorme arquivo em .pdf, que irá conter depoimentos dos participantes e jurados e, obviamente, a essência do desafio: As regras de todos jogos enviados!

Antes de chegar ao que importa mesmo, que são os jogos, vamos relembrar três importantes elementos deste concurso: Os limitadores de design, os itens que serão avaliados nesta etapa e quem são os jurados.

  • Limitações de design para o concurso:

A Edição ID#2020/A possui como o máximo de componentes permitidos os itens abaixo, lembrando que cada jogo inscrito tem suas mecânicas e características próprias, podendo usar todos ou mesmo nenhum dos componentes abaixo, sendo restrito apenas usar coisas que estejam fora da listagem:

– Um baralho comum de 54 (cinquenta e quatro) cartas;
– Caneta/Lápis
– Papel – contanto que não haja necessidade de impressão (até uma lauda por jogador)
– 2 (dois) dados numerados comuns de 6 lados (sem restrição de uso de cores)

A Edição ID#2020/A possui como limitação criativa:

– Ser um jogo para 1 a 2 jogadores
– Deve-se manter a integridade dos componentes (não rasgar, amassar ou afins – com exceção da folha de papel).

  • Serão avaliados os seguintes itens:

• Proposta

Implementação da ideia do jogo encaixou com as mecânicas? A descrição do design é compatível com a experiência?

• Acessibilidade

Fácil de ensinar? Muitas exceções às regras básicas? As regras parecem finalizadas? Os jogadores se sentem sem direcionamentos? Ele é muito punitivo?

• Experiência

Interessante ao longo de todo tempo? Tempo suficiente para se desenvolver? Repetitivo? Possui downtime (tempo de espera entre os turnos do jogador)?

• Originalidade

Novo uso criativo de mecânicas? Bom uso dos componentes?

• Rejogabilidade

Novas coisas a se descobrir ao longo de novas partidas?

• Táticas/Estratégia/Sorte (TES)

O resultado está fora de suas mãos? Muita sorte? Balanceado? Interessantes escolhas? Suas escolhas se encaixam na proposta do jogo?

  • …E quem são os jurados, as ilustres figuras que aceitaram a árdua (e demorada) tarefa de avaliar os jogos enviados?

– Diego Bianchini (Meeple BR)
[ http://meeplebr.com/ ]

– Lucas Pereira (Tamanduá Jogos)
[ https://tamanduajogos.wixsite.com/tamandua ]

– Victor Super Peperoni (Super Peperoni Meeples & Dices)
[ https://www.instagram.com/superpeperoni_bg/ ]

– André Ricardo (Mega Geek Store)
[ https://www.megageek.com.br/ ]

– Emivaldo ‘Zinho’ Sousa (Designer)
[ https://www.youtube.com/user/zinho73 ]

– Alexsander Pena (Grupo Sociedade dos Boards)
– Diego Moreira (Grupo Sociedade dos Boards)
– Raphael Gurian (Canal Sociedade dos Boards)
[ https://sociedadedosboardsbr.home.blog/ ]
[ https://www.instagram.com/sociedade_dos_boards/?hl=en ]

Não poderíamos esquecer de agradecer, apesar de não ser jurado, ao apoio de:

Ricardo Miranda (Blog O Que Joguei)
[ Ludopedia | O Que Joguei? ]

…e todos envolvidos de alguma forma em todo processo do concurso.

(NOTA: As informações acima são semelhantes às contidas no Manual do Desafio dos Boards)

…e agora chegou o momento mais esperado desta matéria:

A APRESENTAÇÃO dos jogos enviados!

Abaixo segue a lista dos 19 (dezenove) jogos enviados que serão avaliados pelos jurados, apresentados seguindo a ordem alfabética pelo primeiro nome de cada designer. Abaixo será listado o nome do(s) designer(s), título do jogo e uma breve descrição (elaborada pelos próprios designers). Relembrando: As regras dos jogos ficarão disponíveis após o resultado final do concurso, segurem a ansiedade e emoção!

  • Designer: Alexandre Silveira (São Paulo – SP) & Danilo Leite Dalmon (Brasília – DF)
    Nome do Jogo: Reinos e Reis
    Descrição: Um jogo de guerra, onde os jogadores devem invadir o território inimigo, em busca da conquista de sua capital.

—x—x—x—x—

  • Designer: Bruno Liguori Sia, Felipe Liguori Sia, Guilherme Liguori Sia (Ilhéus – BA)
    Nome do Jogo: 9 Portas
    Descrição: Em um conflito entre dois reinos, cada jogador assumirá o controle de um castelo muito importante: O castelo de nove portas. São muitas entradas para proteger, mas também, muitas oportunidades para atacar, por isso, pense bem antes de agir. 9 portas é um jogo rápido, divertido e de muita estratégia, que vai te surpreender. Você seria capaz de conquistar o castelo rival e ainda proteger o seu?

—x—x—x—x—

  • Designer: Cláudio Cabaleiro da Costa (Santo André – SP)
    Nome do Jogo: As Batalhas dos Quatro Naipes
    Descrição: Após séculos de convivência nada pacífica, os Reinos de Paus, Copas, Espadas Ouros terminaram os conflitos com a vitória dos dois primeiros. Os soldados de Espadas e Ouros passam a viver como Mercenários e os nobres, politicamente, integraram-se aos vencedores. Os dois Reinos vencedores viviam em paz e praticavam suas religiões de forma muito crédula, até que um conflito deflagrou uma sangrenta guerra!

—x—x—x—x—

  • Designer: Daniel França (São Paulo – SP)
    Nome do Jogo: Sambódromo
    Descrição: Você é responsável por organizar o desfile da sua escola de samba do coração! Obtenha os melhores passistas e organize as alas no seu desfile. Mas atenção! O seu oponente também está interessado nos passistas… Com os passistas em mãos, organize suas alas e batalhe para tirar a tão sonhada NOTA 10!

—x—x—x—x—

  • Designer: Frank Hiromi Watanabe (Patos de Minas – MG)
    Nome do Jogo: Tique-Taque
    Descrição: Tique-Taque é um jogo sobre construção de relógios. As cartas do baralho representam os números e o ponteiro do relógio. Assim que um jogador tiver terminado seu relógio, os jogadores conferem a pontuação de cada um de acordo com as cartas que estiverem na mesa. Ganha o jogador com a maior pontuação.

—x—x—x—x—

  • Designer: Gabriel Ramirez Castillo (São Paulo – SP)
    Nome do Jogo: Colunas Gregas
    Descrição: Os deuses gregos, famosos por dar provas angustiantes aos mortais que os desafiavam, prenderam dois cúmplices por enganar à Zeus. A punição: construir colunas seguindo padrões complexos. A condição: quem quebrasse o padrão quebraria a construção. Após vários intentos, quem tiver quebrado mais colunas ficará no Tártaro para toda a eternidade enquanto o outro seria liberado.

—x—x—x—x—

  • Designer: Jamilton Augusto Alves (Carapicuíba – SP)
    Nome do Jogo: Masmorras & Cartas (Dungeons & Cards)
    Descrição: O Reino está sob um enorme perigo. Os exércitos do sombrio domínio de Cards planejam um ataque e somente um grande aventureiro poderá derrotar seus generais, mas para isso, deve se infiltrar na Torre para encontrá-los. Mas nem todos são vilões nesta jornada, existem aliados nas fileiras inimigas e você deve resgatá-los. Você está pronto para este desafio? O Reino conta com você.

—x—x—x—x—

  • Designer: Leonardo Franco (Barra do Piraí – RJ)
    Nome do Jogo: Cobra-Rei
    Descrição: Você e seu oponente criam 2 Cobras-Reis, a maior cobra venenosa do mundo. Mas cuidado, não confie nelas. Apesar de tê-las alimentado desde filhotinho, elas se voltarão contra vocês em algum momento. Quando uma delas armar o bote, você precisará desviar sua atenção para o oponente. Quando ele for atacado, capture-a.

—x—x—x—x—

  • Designer: Linauro Neto e Monique Brito (Vitória da Conquista – BA)
    Nome do Jogo: Capital de Ás
    Descrição: Capital de Ás é um pequeno jogo de batalhas guiadas por cartas, competitivo, para 2 jogadores(as), a partir dos 12 anos, com tempo de jogo estimado entre 45 e 60 minutos, em que os(as) jogadores(as) representam facções em guerra diante da inesperada queda do Império de Ás. Agora, os(as) jogadores(as) devem fazer as melhores escolhas estratégicas para derrotar o(a) oponente e fazer da sua cidade a nova Capital de Ás.

—x—x—x—x—

  • Designer: Marcelo Gaudio Augusto (Campinas – SP)
    Nome do Jogo: Guerreiros de Astrópolis
    Descrição: Guerreiros de Astrópolis é um jogo solo onde o jogador encarna um super-herói e precisa derrotar os Três Invencíveis (Valete, Rainha, Rei). Para isso ele precisa trabalhar com a aleatoriedade do nível dos poderes dos Vilões, quando eles começam a destruir a cidade. O objetivo é sobreviver ao ataque dos três Vilões e fazer a maior pontuação.

—x—x—x—x—

  • Designer: Marcelo Luiz Dias (Rio de Janeiro – RJ)
    Nome do Jogo: Sobreposição Total
    Descrição: Um jogador usa as cartas vermelhas, e outro as pretas, naipes não importam. O Jogo não usa figuras. O objetivo é usar suas cartas para cobrir os símbolos das cartas adversárias. Cada carta jogada só pode cobrir o exato número de símbolos igual a diferença entre seu valor e o da carta que está na mesa. Após acabarem as cartas, o vencedor é aquele que tiver o maior número de símbolos descobertos de sua cor.

—x—x—x—x—

  • Designer: Marcos Juliano Riffel (Porto Alegre – RS)
    Nome do Jogo: Tower Deckfense
    Descrição: Dois reis/rainhas se enfrentam tentando a conquista sobre o adversário utilizando os poderes da mística Torre dos Ventos. Objetivo: Fazer mais pontos que o adversário coletando ouro, enfraquecendo o adversário, energizando seu território e usando os melhores poderes da torre. Mecânica: Montagem de set, torre de ações.

—x—x—x—x—

  • Designer: Paulo Micchi (Apex – Carolina do Norte / EUA)
    Nome do Jogo: Belli Nebula
    Descrição: BELLI NEBULA é um wargame com cartas de baralho comuns, que são dispostas frente-a-frente como em um campo de batalha. Como as cartas não são reveladas até ataquem ou sejam atacadas. A incerteza é a essência do jogo e a surpresa é a melhor estratégia.

—x—x—x—x—

  • Designer: Renato Marsolla (São Paulo – SP)
    Nome do Jogo: Justa
    Descrição: Bem-vindo à Justa, o famoso duelo de lanças do reino! Você, nobre cavaleiro, deve duelar até ser o primeiro a nocautear seu adversário. Impressione os nobres da corte com sua habilidade para ganhar ouro, comprar melhorias e potencializar seus ataques. Ou então cobre favores dos membros da corte para conseguir vantagens no combate e se tornar o campeão do torneio!

—x—x—x—x—

  • Designer: Rodrigo Castro ‘Funnycat’ (São Paulo – SP)
    Nome do Jogo: Uxmal
    Descrição: Há muitos mistérios escondidos por trás das ruínas do complexo de Uxmal, civilização Maia. Será que você é capaz de desbloquear a passagem, acessar a Pirâmide do Adivinho e vencer a proteção divina em seu interior? Combine números e naipes e prove que você é um excelente estrategista para fazer mais pontos que a pirâmide. Jogo sozinho(a) ou chame um(a) parceiro(a) para lhe ajudar neste desafio.

—x—x—x—x—

  • Designer: Roj Ventura (Catanduva – SP)
    Nome do Jogo: Quadradones
    Descrição: Os jogadores se alternam, colocando as cartas na mesa, mas para colocar uma carta próxima da outra, o naipe ou o número das cartas precisa combinar. Ao colocar a carta que fecha uma área sem cartas, o jogador marca um ponto. Quem fizer mais pontos, ganha o jogo.

—x—x—x—x—

  • Designer: Sandro Silva (Rio de Janeiro – RJ)
    Nome do Jogo: Eu Quero Com Peperoni
    Descrição: “Eu Quero Com Peperoni” é um jogo de cartas que possui um tema que todos nós adoramos, a pizza. Tendo foco no seu clássico condimento, o peperoni. Este é um jogo rápido e fácil de jogar mas que envolve sorte, decisão e estratégia.

—x—x—x—x—

  • Designer: Shiro Tamashiro (Jacareí – SP)
    Nome do Jogo: Confisco
    Descrição: O Confisco é um jogo que aborda a imposição de poder de um sistema sobre o mercado. Você e seu oponente estão aplicando o livre mercado e usando estratégias legais para lucrar, mas sabem que no meio disso existe um sistema “louco” para taxar as suas negociações.

—x—x—x—x—

  • Designer: Vinícius Oliveira de Souza (São Mateus – ES)
    Nome do Jogo: Não Confie na Memória
    Descrição: Neste jogo de cartas abstrato, seu objetivo é ter exatamente 4 cartas de números iguais em sua mão (nem a mais, nem a menos). Para isso, você deverá realizar ações utilizando as cartas J, Q, K e A , que permitem que você compre, descarte, roube ou recupere cartas. Porém, as ações estão ocultas, com a face para baixo, e você precisa lembrar a posição de cada uma para potencializar a sua jogada.

(Nota: Todas informações acima foram retiradas das fichas de inscrição preenchidas pelos próprios designers-competidores)

Por enquanto é isso, nobres colegas de hobby. Caso perdeu o tempo de inscrição para o concurso, não se preocupe, pois outros irão ocorrer periodicamente (pelo menos esse é o plano!), logo novas oportunidades virão. Contudo, se tem interesse em design de jogos e deseja participar de nosso grupo de WhatsApp voltado a este tema, nos contate através do blog ou Instagram!

Agora é esperar a próxima etapa ocorrer. Enquanto isso, voltarei às postagens de jogos já consagrados no canal (devido a essa postagem, essa semana não tem texto de análise), assim como eventuais postagens sobre eventos e protótipos.

Se inscrevam, deixem o joinha, confiram as demais postagens do canal e dos parceiros que estão apoiando o Desafio dos Boards e aguardem que logo teremos mais textos e novidades por aqui!

Sorte nos dados,
e usem álcool em gel!

Raphael Gurian – o cara que joga de amarelo
Sociedade dos Boards

Confira também redes:
Instagram: https://www.instagram.com/sociedade_dos_boards/
Facebook: Grupos do Facebook
Blog: https://sociedadedosboardsbr.home.blog/

Text

3 Curtidas