Fala, Thiago!
Cara, essa ansiedade é justamente o que o mercado quer que você sinta, e que gaste seu dinheiro suado em algo que você não precisa. Eu percebo que a grande maioria das pessoas que entram nessa espiral de comprar e comprar, do medo de esgotar, de ter uma coleção vasta e variada, acabam tendo um “burnout” do hobby, começam a se sentir mal e abandonam tudo de vez. Ter uma relação saudável com o hobby e manter um equilíbrio entre jogar e comprar é extremamente importante.
Eu estou há 10 anos no hobby e tenho cerca de 100 jogos base, sem contar expansões. Sinceramente, eu acho bastante, mesmo que nossa comunidade normalize coleções de 200, 300 jogos. No meu caso, é uma média de 10 jogos novos comprados por ano, e isso já é quase um exagero. Claro que fui diminuindo o ritmo com o tempo, ano passado comprei uns 5 ou 6, e esse ano ainda não comprei nenhum. Mas já conheci pessoas que compraram 100 jogos em um ano, e isso é insanidade. É muito fácil perder a mão, especialmente na fase do “deslumbramento”, e ir por esse caminho.
Vai com calma, compra apenas os jogos que você realmente quer, e não cometa loucuras. Comece pelos jogos consagrados (o ranking é um bom balizador pra isso), não vá na onda do hype do melhor jogo da última semana, certifique-se de que tem grupo pra jogar aquele jogo antes de comprar, jogue várias vezes os mesmos jogos, explore todas as possibilidades. Não compre só pra ter. Jogo bom sempre volta ao estoque. E se em raríssimos casos não voltar, sempre vai ter outros jogos pra preencher essa lacuna. Desencana.
Dito isso, se ainda quiser monitorar o mercado, a melhor forma de saber se um jogo vai esgotar é aqui pelo compara. Se o jogo está disponível em poucas lojas (umas 5, mais ou menos), não tem mais disponível no site da editora, e o preço está subindo no histórico, provavelmente ele está pra esgotar. Se está disponível em muitas lojas (mais de 10), há disponibilidade no site da editora e o preço está estável ou diminuindo, relaxa que ainda tem tempo, e talvez o preço baixe ainda mais. Outro fator a se considerar é a quantidade de usuários que marcaram o jogo como “quero” ou “tenho”, isso demonstra, em partes, a demanda que um jogo tem. Se ninguém quer, e ninguém tem, é bem provável que o jogo vá flopar. Muita gente quer, o jogo foi lançado a um preço justo e está em poucas lojas, então tem grandes chances de esgotar. Porém nem todo mundo que usa o Compara cria um perfil e/ou atualiza a coleção aqui, então leve isso em conta.