Camel UP! Uma Corrida Pelas Areias do Deserto

E aí pessoal, como estão? Jogando muito? Espero que sim. Nossos Elfos estão trabalhando muito e nos enviaram mais um relatório. Hoje vamos falar do jogo Camel Up! Segunda Edição.

Ficha Técnica
O jogo foi lançado fora do Brasil em 2018 pela Eggertspiele e Piatnik, entre outras. A Galápagos está trazendo para o Brasil e é um jogo de 3 a 8 jogadores, com duração de no máximo 45 minutos.
É um jogo do Steffen Bogen e as mecânicas são: Apostas, Rolagem de Dados e Girar/Mover.


Fotografia: Livre Reprodução

No jogo, somos apostadores numa corrida de camelos. Há 4 ações possíveis e cada jogador pode fazer uma delas em seu turno.

As Ações

Cada jogador, na sua vez, pode apostar qual camelo vai vencer ou perder a corrida, além de poder apostar em qual camelo terminará o turno em 1º lugar; aí nesse caso, o jogador pega uma ficha (tile) da cor do camelo que quer apostar, pode colocar um tile para atrapalhar ou ajudar os camelos na corrida. Essa ação é interessante pois, se eu acho que o camelo verde vai ganhar a corrida, eu posso colocar o tile de torcida em um espaço à frente do camelo e se ele cair naquele espaço, ele avança uma casa a mais. Mas também tem o outro lado do tile, que ao invés de avançar, o camelo regride espaço. No final do turno, esses tiles são removidos do tabuleiro, caso tenham sido utilizados.

*** No início do jogo, cada jogador recebe esse tile que simboliza de um lado a torcida vibrando e do outro a torcida vaiando**.*

A última ação possível é talvez o grande charme do jogo, que é a pirâmide. O jogador aperta o botão da pirâmide e cai um dado de uma cor com um número. Vamos supor que caia o dado amarelo 2. O Camelo amarelo anda dois espaços.

image
Essa imagem é do site boardgamegeek.com

Em relação à primeira edição, o que muda é que nessa versão, temos um camelo branco e um preto. Eles andam em sentido contrário aos demais camelos. Além dessa novidade, os jogadores também podem fazer alianças dependendo do número de jogadores, salvo engano. As demais regras continuam iguais. Ganha o jogo, quem tiver mais dinheiro ao final da corrida.

Eu joguei o Camel UP no DOFF/SP (2019) em 5 jogadores. O jogo fluiu muito bem e creio que quanto mais jogadores melhor fica o jogo, mas isso não impede e não tira a diversão com o mínimo recomendado que são 3 jogadores. A Arte do jogo está excelente, a pirâmide foi remodelada e temos um coqueiro no tabuleiro que chama muito a atenção. Os dados e os camelos são de ótima qualidade e o jogo fica muito bonito na mesa.


Essa imagem é do site boardgamegeek.com

É um jogo familiar, divertido e fácil de aprender e jogar. Com certeza, as crianças vão gostar e mesmo quem não está acostumado com jogos de tabuleiro, vai se divertir e gostar do jogo.

Então, prepare-se para a corrida, aposte no seu camelo e torça.

Pessoal, por hoje é só. Espero que tenham gostado. Não deixem de mandar sua sugestão, crítica e curtam e compartilhem. Até o próximo post!!

2 curtidas