[Análise] Quix!

Análise do jogo Quix!

Título: Quix! (2019)

Idade Recomendada: 14 +

Duração média da partida: 60 min

Número de jogadores: 2 a 8 jogadores

Designer: Marco Aurélio Tayt-Son

Artista: Guilherme Marques

Editora: TGM Editora

“Quix! é um histérico desafio de palavras no qual até 8 jogadores desafiam seu conhecimento em diferentes modos de jogo em uma corrida contra o tempo!”

Jogo de origem nacional, criado por Marco Aurélio Tayt-Son e lançado em abril de 2019 pela nossa querida TGM Editora, Quix! reúne jogos de tabuleiro, nostalgia e muita bagunça em uma única caixinha!

À primeira vista, lembramos daquela velha brincadeira chamada STOP! (ou será Adedonha?), e já nos interessamos muito pelo jogo! Com Quix! os jogadores poderão reviver aqueles momentos das salas de aula (#galeradofundão) e apresentar esta brincadeira milenar às crianças de hoje.

Porém, não se deixem enganar, pois este jogo é muito mais do que pegar uma ideia pré existente e colocá-la em uma caixinha.

Vamos à análise!

Resumo do jogo:

Cada jogador escolherá uma cor e seu peão correspondente, o qual é gentilmente representado por um


Cérebro!

Em seguida, os jogadores colocarão um de seus pequeninos cérebros coloridos no ponto de partida, e vamos ao jogo!

Em cada turno, sorteia-se uma letra + tema e os jogadores respondem com palavras que correspondam à combinação proposta. Se conseguir, marque um ponto!

Quix! é super semelhante a quando jogava-se STOP apenas com os dedos: sorteia um tema, uma letra, e ganha quem conseguir responder. Porém, o autor foi muito além nessa temática, muito além MESMO.

Onde o jogo fica interessante:

O jogo não se resume a apenas um jogador por vez, na verdade, o jogo oferece uma dinâmica impressionante, permitindo que todos os jogadores deem seu próprio palpite na vez dos outros.

Quem responder mais rápido, ganha o ponto!


Eis que todos falam a mesma palavra, ao mesmo tempo.

O jogo também contém alguns “poderes” especiais, chamados Eureka, os quais concedem efeitos bem variados ao jogo, tais como:


Tem para todas as ocasiões!

Mas a atração principal de Quix! são seus Eventos! Constituídos de uma série de minigames, que deixam o jogo com um climão de Passa ou Repassa.

Qualquer jogo fica melhor com uma torta na cara!

Um mais maluco que o outro, deixando o jogo cada vez mais imprevisível:

Batata Quente: um jogador começa respondendo uma palavra com a letra e o tema sorteados, se conseguir, o próximo jogador deve responder utilizando o mesmo tema, mas a próxima letra do alfabeto. Quando acabar o tempo, todos avançam no tabuleiro, exceto aquele que - a batata queimou - não conseguiu responder a tempo.

Começo do Fim: semelhante a Batata Quente, porém, ao invés de ser a próxima letra do alfabeto, o próximo jogador deverá utilizar a última letra da resposta do jogador anterior.

Bola de Neve: a letra da rodada se manterá, porém, cada jogador deverá revelar uma categoria diferente e responder na sua vez, o próximo jogador manterá a letra, mas deverá revelar uma nova categoria e responder a ambas utilizando a letra sorteada. O terceiro jogador fará o mesmo, agora com três categorias!

Brainstorm: utilizando a mesma letra, diversas categorias serão reveladas uma a uma na mesa, quem responder mais categorias, avança no tabuleiro!

Tudo ou Nada: um único jogador terá a missão de responder a 3 categorias com a mesma letra. Se conseguir responder corretamente todas as categorias, avança 3 casas.

Descrição física do jogo:

Peso: 1.20kg Dimensões: (10cm x 25cm x25cm)

A caixa é bem pequena, leve e firme, feita com um daqueles materiais que parecem eternos. O tamanho é bem semelhante ao de jogos como Dogs Cardgame, Tsukiji e Splendor.

Para o conteúdo, a caixa é bem proporcional. Pois suporta todos os componentes - que dispensam um insert.

Cartas: 135 cartas (70,0 mm X 70,0 mm)

Uma quantidade média de cartas, que cabem muito bem na caixa, e que possuem uma escrita bem adequada, com cores claras e chamativas. Um jogo de agilidade, precisa de componentes assim! A gramatura das cartas é razoável, mas bem fina se considerarmos a forma como alguns jogadores tendem a “flipar” as cartas, raspando-as na mesa.

Demais itens

1 Tabuleiro - bem simples, dividido em duas partes que se conectam igual um quebra cabeça.

16 Cérebros - lindos e maravilhosos. Um novo nível de meeple.

1 Dado

Prós:

  • Ótimo Family e Party Game! Com muita interação entre jogadores e bem equilibrado. Para os amantes de Imagem e Ação, Objetivo, Só Uma e outros jogos de Trivia, Quix! é um prato cheio!
  • Possui regras e setup simples, muito adaptável a qualquer grupo de jogadores.
  • Possui uma função lúdico didática incrível.
  • A interação entre jogadores é grande e o fator sorte é relativo.
  • As cartas foram muito bem planejadas, permitindo uma leitura rápida e descomplicada.


Ótima combinação de fonte, cor e layout

  • Com uma grande gama de minigames, temas e poderes, o jogo acaba por possuir uma rejogabilidade extremamente alta.
  • Ainda no quesito rejogabilidade, devemos lembrar que Quix! é atemporal. As perguntas nunca ficam ultrapassadas (o que ocorre em muitos jogos de trivia).
  • Para deixar o jogo com uma cara mais moderna, Quix! acompanha um aplicativo incrível, que serve de temporizador, além de sortear os eventos!

Contras:

  • Os sleeves quadrados são bem complicados de se reutilizar, pois são poucos os jogos que utilizam este tipo de sleeve.
  • O tabuleiro é um divisor de águas. Apesar do formato de quebra cabeças ser interessante, temático e caber na caixa, ele possui a forte tendência a ficar se movendo e se destacando. Além disso, o cidadão que escreve este texto possui um sério problema de SEMPRE andar para o lado errado (a numeração é em zigue-zague).


Lindo, mas pode atrapalhar

  • O preço é alto. Infelizmente, R$ 170,00 pelo jogo o torna muito proibitivo. Um valor alto mesmo quando consideramos o lema “cada carta custa 1 Real” e que os meeples de Cérebro são mais caros que o habitual.

  • O jogo não possui ampulheta. Uma coisa bem simples, mas que elevaria o apelo nostálgico do jogo.

Mesmo que todos tenham acesso a um timer, queremos uma ampulheta Old School!

Opinião pessoal:

Quix! se mostrou um jogo que arrasa corações de várias formas! Crianças participam com tranquilidade e os mais velhos também participam da brincadeira. Ninguém fica de fora!

Apesar do preço ligeiramente alto, é um jogo que apresenta uma rejogabilidade gigantesca, fazendo com que veja tanta mesa, que o preço acabe valendo totalmente a pena. Isto ocorre pois, Quix! funciona de forma diferente de outros jogos de Trivia, como Objetivo e Perfil, que acabam se tornando desatualizados/defasados e até decorados. Aqui, as opções de respostas só aumentam e renovam ao longo dos anos, além disso, pode ser adaptado a diversas situações e públicos, permitindo formação de times e até mesmo situações geradoras de aprendizado.

Para aqueles eventos, onde sempre recorrem ao Imagem&Ação ou um Detetive, Quix! é uma opção divertida, inovadora e que, com o tempo, se tornará um jogo atemporal.

Para finalizar, deixo aqui uma imagem:

Por enquanto é só!

Se gostaram ou viram algum erro, só comentar abaixo!

A Itabuleiros trabalha com locação de jogos, card games e RPG, além da organização e decoração de festas e eventos com jogos de tabuleiros.

Confiram também redes:

Instagram: @ITABULEIROS

Facebook: Itabuleiros - Página inicial | Facebook

Site: https://www.itabuleiros.com.br/

1 Curtida