É curioso como a Black Friday te faz sentir a necessidade da compra pelo bel prazer de comprar, como se houvesse a necessidade de ter aquilo do qual se via a oferta. A cada nova promoção ou cupom que passava meu bolso gritava, no entanto eu sentia que não precisava daquele jogo ou equipamento do qual nem conhecia a existência antes de vê-lo por meio de uma oferta enviada via telegram, embora algo me dissesse que deveria comprar.
Agora, após a Black Friday (na qual comprei 3 jogos), aquela vontade e necessidade que via simplesmente desapareceu, como se nunca tivesse existido. Isso me fez questionar em até que ponto somos manipulados de forma quase inconsciente pelo mercado a todo momento…
E fase. Eventualmente você vai ter uma coleção que te satisfaz e você vai reduzir bastante a compra por ano.
A coisa de uns 10 a 15 anos era que eu comprava uns 50 jogos por ano. Hoje em dia, é em torno de 5 a 10 no ano.
SImplesmente passa essa fase do novo, e você só procura jogos certos que você sabe que vão agradar ao seu gosto. Melhor ainda, se voce tiver um grupo ativo, que tem gostos um pouco diferentes, por que ai alguem do grupo compra o outro jogo e voce experimenta.
Com a experiência, você fica craque em saber o que você curti e o que você não curti, e só de ver um gameplay você vai saber qual sua opinião sobre o jogo.
Mas sim, a Black Friday é tudo jogada de marketing para manipular você e tentar fazer você comprar coisas que você não precisa e às vezes nem quer.
Eu passei por isso várias vezes na minha vida de jogador de BG.
Primeiro, quando criança, vivia pentelhando meus pais para comprar jogos de guerra da Europa durante a ditadura militar.
Depois adolescente jogando D&D e conhecendo os Euros, que juntava a mesada para trazer do nosso contrabandista de D&D jogos como Catan e outros euros novos.
E depois de começar a trabalhar e comprar com meu salário vários jogos que não precisava. E passar pela mandatória fase de tomar bronca da esposa que já tenho jogo demais.
Eventualmente acalmei, e notei q realmente nao tem tanto jogo assim novo q me atrai. E acabo comprando bem menos que no passado. Teve um ano que a minha esposa me levou para minha loja de BG e deixou eu pegar 10 jogos de aniversário. Foi uma loucura.
Comecei esse ano com jogos de tabuleiro moderno, queria comprar tudo, via vídeos, enchi a lista de desejos… com o tempo fui excluindo alguns, vendendo alguns que não rodaram bem aqui. Mas na BF peguei vários jogos que não estavam no radar tbm… houveram muitas promoções boas.
Esse ano foi uma grata surpresa. Realmente tiveram umas promoções boas. Pessoalmente so peguei o Dune pq era um jogo q sempre esteve no meu radar, eu adoro o tema, e curto wargames de 2 jogadores (sendo gerenoroso com a definição de wargame).
Pessoalmente eu penso se eu tô comprando porque eu quero o jogo e o preço não faz diferença, ou se estou comprando porque o preço tá bom.
Se for o primeiro, em geral eu compro em promoção, se for o segundo não compro.
Agora a minha regra de se o preço tá bom que é meio diferente da galera, vejo o street price lá do USA (em geral o USA é o lugar com os melhores preços de um BG), se for melhor eu considero comprar a versão brasileira, caso contrário espero para pegar lá fora.
Minha regra é bem parecida. Fico atento aos momentos onde tenho a intenção de comprar “antes que acabe”. Esse caso é o q evito.
Mas normalmente também deixo algumas coisas pra trazer de fora pelo preço. Outras eu evito pois nem todos da galera tem facilidade com o idioma, então os de maior dependência vai em português mesmo.
No meu caso é o oposto, é comum eu jogar com gente que não fala português bem, e o inglês acaba sendo a válvula de escape. Entao p mim o ingles acaba fazendo o jogo valer mais
Tipo carta de Magic que em inglês em geral vale 30% que em português no mercado internacional.
Vou falar que Black Friday da uns negócios desse mesmo, mas eu saí ilesa dessa. Eu até cheguei a colocar um TtR que tava muito barato no carrinho, mas depois desencanei porque já tenho uma versão rápida dele e me serve bem (quase nunca jogada inclusive kkkk)
Outros até entraram numa promoção legal, mas os que eu conhecia eu sabia que não queria e os que eu não conhecia, no pouco que eu procurei no jogo não me atraiu… aí pensei que se já não estava na minha lista de desejos, é porque não era pra comprar. Porém eu sei que não sou referência, nesse hobby geral se perde, eu já sou mais mão de vaca
O descritivo do tópico é um retrato fiel da experiência do consumo na Modernidade Líquida, de Zygmunt Bawman. A passagem sobre a ‘necessidade da compra pelo bel prazer de comprar’ aponta para o cerne da sociedade de consumo: a busca por identidade através da aquisição. Não se trata do interesse pela compra do produto em si, mas a satisfação do status de Consumidor ativo.
O trecho mais significativo da presença baumaniana, é o súbito desaparecimento do desejo após a compra. Isso demonstra a obsolescência programada do desejo. O sistema de consumo é projetado para que a satisfação seja efêmera, exigindo que o indivíduo se engaje imediatamente na próxima caçada para preencher o novo vazio criado. A mercadoria é descartável, e o desejo também.
Por fim, o questionamento sobre a manipulação inconsciente atinge a Indústria da Insegurança. A Black Friday, com sua urgência, vende o medo de ‘ficar de fora’, mantendo o consumidor em um estado perpétuo de insuficiência. A conclusão do autor — que devemos comprar menos’ — é um ato de resistência que Bauman certamente saudaria, pois é um convite à reflexão sobre a prioridade das experiências duradouras sobre a posse fugaz.
Embora, como o colega acima disse, pareça AI, são palavras que fazem sentido. Sobre o comentário relacionado ao desaparecimento do desejo após a compra, não foi exatamente isso citado. A questão é que o desaparecimento ocorreu após a Black em si.
Soa como um elogio ser confundido com a escrita de IA (prefiro o termo em pt-br), com 63% de precisão. Mas, não vou ir adiante nesta discussão e deixar quem quiser com o benefício da dúvida (ou da quase certeza), por respeito ao tópico do fórum. Hoje, até mesmo para quem discorda, o IA tem ajudado bastante, com 100% de certeza.