Bem-vindos ao Draftosaurus!

Os dinossauros estão tão presentes em tantas mídias de entretenimento que consumimos que as vezes é difícil acreditar que foram extintos há tantos anos…

Cientistas finalmente clonaram dinossauros! Ao redor de todo o mundo estão abrindo zoológicos cheios destas enormes criaturas.

— Manual do jogo


Quem imaginaria… amantes de dinossauros tirando selfies com direito a bocão aberto e rugido ensurdecedor de fundo… essa galera do jaleco branco não decepciona mesmo…

O conhecido designer de jogos Antoine Bauza e amigos idealizaram um jogo de tabuleiro abstrato cuja principal mecânica é o drafting, mecânica de jogo em que você escolhe um elemento entre alguns, passa adiante os restantes para o jogador sequente — o ciclo se repete de jogador para jogador.

O jogo, intitulado Draftosaurus, traz dinossauros de várias espécies, coloca na sua mão e ainda te dar a liberdade de montar um parque jurássico com eles. É ou não é uma oportunidade única?

Apesar de ser um jogo que não entrega uma imersão condizente com o tema jurássico, Draftosaurus transmite um sentimento legal com relação aos dinossauros, então você acaba indiretamente sentindo que faz parte de algo com dinossauros.


Onde vivem os dinossauros

Em Draftosaurus os dinossauros passam de mão em mão até que cada jogador tenha colocado todos os dinossauros em seu parque jurássico, existe um dado que é jogado pelo jogador da vez que determina onde o dinossauro escolhido deve ser alocado, caso você tenha jogado o dado, não precisa seguir essa regra, somente os demais, então de acordo com a localização dos dinossauros no parque, será dada uma pontuação própria. Basicamente é isso, agora vence quem fizer a maior pontuação.

Embora Draftosaurus seja um jogo bem amigável em muitos aspectos, explora despretensiosamente o grau de raciocínio de quem joga. A matemática da coisa está nas entrelinhas, por exemplo: dificilmente você pontuará bem sem calcular os pontos por espécie de dinossauro em cada localização. Pense que em uma partida de 5 jogadores há 60 dinossauros, 10 de cada uma das 6 espécies disponíveis na caixa base, uma partida possui 2 rodadas, cada rodada consiste em 6 turnos, a cada 6 turnos você aloca 6 dinossauros, ao concluir 2 rodadas terá alocado 12 dinossauros, e 12 x 5 (dinossauros x jogadores) = 60. Quando você pensa nos aspectos matemáticos do jogo, deduz muitas possibilidades baseadas no andamento do jogo, ou seja, quantos dinossauros de cada espécie passaram ou poderão passar por você, quais espécies valem ou não a pena pegar e alocar no seu parque, e outras sacadas que o jogo vai introduzindo no seu contexto estratégico.

É gostoso demais da conta ficar pensando como fazer as melhores escolhas assim como o reflexo delas durante o desenrolar da partida. Draftosaurus instiga você a pensar com carinho sobre cada espécie de dinossauro que será alocada em seu parque, e isso é um jeito bacana de despertar nos jogadores a vontade de vencer o jogo.

Os designers de Draftosaurus pegaram para si a frase “menos é mais”, e conseguiram transcrever de um jeito incrivelmente acertado. É um jogo simples, objetivo e gratificante como uma questão de prova de matemática acertada sem chute. Ah!!… e tem dinossauros! Não custa lembrar!

Fonte: pecaempilha.com.br/draftosaurus-opiniao


Gostou do conteúdo? Dê uma força! :wink:

1 curtida