Bandido, um card game em estilo quebra-cabeça

Cartas simples com caminhos ramificados e um prisioneiro tentando escapar pelos túneis formados. Isso é Bandido, um ágil card game trazido pela editora PaperGames. Mas não espere que seja uma jogatina fácil de fechar caminhos em um labirinto. A cooperação e o raciocínio são fundamentais para limitar o fator sorte desse divertido jogo.

Ficha do Jogo
Número de jogadores: 1 a 4
Idade recomendada: 6+
Duração da partida: 15 minutos
Fabricante/Editora: Helvetiq/PaperGames

As Regras
Um prisioneiro está tentando escapar por túneis a partir de sua cela. Os jogadores devem unir forças e usar uma das três cartas em mãos para impedir o bandido, fechando todas as saídas. Para isso, é preciso observar bem os caminhos abertos e evitar gerar mais rotas de fuga. Se todos os túneis forem fechados, a equipe ganha. Se não conseguirem até o fim da partida, todos perdem.

A Jogatina
Bandido é o típico jogo fácil de entender e difícil de dominar. É preciso coordenar quais cartas são colocadas em jogo, com a dificuldade extra de não poder revelá-las para os outros jogadores. Dicas são permitidas, mas nada de revelar demais.

Some a isso uma grande quantidade de cartas com bifurcações, curvas que parecem encaixar (mas acabam não servindo para um determinado caminho) e uma quantidade limitada de cartas de “lanterna” (que fecham os túneis).

Mas até mesmo algumas cartas de “lanterna” abrem outras bifurcações, então espere caos e grandes mapas/labirintos na mesa para tentar resolver. Como a jogatina é bem rápida, perder não é um problema tão grande. Basta embaralhar e começar de novo.

O jogo de cartas é excelente para começar uma sessão de jogos e funciona com adultos e crianças. Embora o fator sorte seja predominante, Bandido permite vencer a aleatoriedade das cartas com um bom planejamento e entrosamento dos jogadores.

Na caixa da versão brasileira, o jogo vem acompanhado das cartas promocionais “Missão Impossível”, que adicionam cinco cartas com mais bifurcações. Se quiser testar antes de comprar, a editora PaperGames produziu uma versão “imprima e jogue” chamada Bandido: Covid-19, que troca o prisioneiro pelo vírus que parou 2020.

+ Pontos positivos
Rápido e fácil de jogar
Permite partidas solo
Agrada as crianças e continua desafiador para adultos

- Pontos negativos
Uma jogada desatenta pode condenar a partida
Requer muito espaço na mesa para as cartas

Veredito: 7,6/10
Arte: 7
Componentes: 7
Tema: 8
Mecânica: 7
Rejogabilidade: 9

3 Curtidas