[Análise] Intarsia - O lançamento mundial que veio para desbancar o Azul?

INTRODUÇÃO

Somos um casal de designers fãs de jogos de tabuleiro, principalmente abstratos. Aqui a gente quer trazer nossas primeiras impressões sobre o jogo e sobre as primeiras partidas!

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Resumão Kaiju :dragon_face:
Intarsia é um jogo abstrato que foi recém lançado (2024) e está fazendo bastante barulho na gringa já que o designer principal do jogo é o Michael Kiesling, o pai do Azul. Em Intarsia, os jogadores competem para ver quem consegue construir o piso mais elegante para um Café de Paris.

Intarsia ainda não foi lançado no Brasil, mas vale a atenção se algum dia for anunciado por alguma editora para quem gosta de abstrado.

Intarsia é um abstrato que deu uma sensação, para gente, bem parecida com o Azul e sentimos que pode ser um sucesso para os fãs da franquia que querem algo realmente diferente e não só uma variação de outro Azul. Vem conhecer com a gente nesse nosso Resumão Kaiju, o Intarsia, um jogo de.

  • Tipo de Jogo: Estratégia Abstrata + Competição por contratos + Construção de padrões
  • Tempo de Jogo: 35 Minutos (Uma média das partidas por aqui)
  • Número de Jogadores: 2-4 (Apenas jogamos de 2 jogadores e foi 10!)
  • Dificuldade: Fácil de aprender. Apesar de muitos componentes, não tem muitos segredos.
  • Componentes: A caixa é LINDA, os componentes são maravilhosos e enche a mesa com os materiais de muita qualidade, o trabalho aqui é bastante sólido e atrativo, realmente dá uma sensação de você estar criando algo decorativo.

Primeiras Partidas
A nossa primeira partida foi bem interessante pois o começo das rodadas sentimos que o jogo não ia clicar por ser simples demais. Mas ao longo da rodada você vai entendendo que o jogo tem ZERO sorte. Isso mesmo, é estratégia pura.

A partida de Intarsia é jogada até a 3ª rodada, com uma pontuação final baseada no estado de cada peça construída. e em cada rodada os jogadores descartam cartas iguais dá sua mão (conjunto de 1, 2, 3, 4) para construir determinado padrão em seu tabuleiro. O mais bacana desse jogo é que a quantidade de cartas que você descartou vai fazer com que você puxe X cartas de outra cor (não pode ser a mesma), e dessa forma você vai criando sua estratégia.

O jogo possui cartas objetivos que representam um padrão, onde quem conseguir construir primeiro o padrão, pode resgatar a carta objetivo.
Sentimos que com os objetivos no centro da mesa a serem cumpridos, o jogo ganha uma sensação de tentar ler o que o oponente vai fazer e você tentar fazer primeiro, ou, arriscar que ele não vai cumprir na próxima rodada 1 objetivo e correr para completar algum outro objetivo que vale mais pontos.

Durante a partida falamos muito:

“> Será que eu completo logo esse objetivo ou corro o risco de ficar sem peças para essa cor”
“> É melhor eu aumentar meu piso, utilizando os X para criar mais padrões coloridos, ou foco nos que já possuo, para padrões com mais níveis internos?”

A partida foi bem rápida, sentimos (não sabemos o porque) uma sensação bem xadrez, cada movimento conta e você pode acabar ficando sem peças de uma cor, se o seu adversário decidir construir muito rapido uma cor só.

Pontos positivos x Pontos negativos

Intarsia, na nossa opinião é mais simples que o Azul, tem a ação punitiva entre os jogadores de cada um querer uma peça, porém não dependem de um mercado especifico. Mas não há a possibilidade do jogador receber pontos negativos, o que pode facilitar ainda mais a barreira de entrada.

Pontos positivos: :+1:

  • Jogo LEVÍSSIMO que dá pra jogar sem enjoar por muitas partidas, já que apesar dos objetivos serem sempre o mesmo, a forma como os jogadores recebem o setup inicial, muda e também a estratégia em cada partida
  • Rejogabilidade alta
  • Componentes que na nossa opinião bate de frente com a beleza do Azul, sendo muito mais bonito na mesa quando completo.
  • Faz a cabeça dar uma fritada boa pela escassez de ação (cada decisão conta muito e dói muito tomar uma decisão errada :rofl:)
  • Funciona muito bem com 2 pessoas.
  • É o tipo de jogo que puxa atenção de todos os jogadores para a mesa, apesar de cada jogador constrói apenas o seu tabuleiro

Negativos: :-1:

  • O jogo pode ser aberto demais para iniciantes, e ficarem perdidos, mesmo com os objetivos o que é o melhor.
  • Quem jogar mais vezes, provalmente, vai ter uma vantagem por entender a lógica do jogo ao longo das partidas
  • O fato de ser ZERO sorte pode deixar o jogo com um certo AP. (Não passamos por isso, mas acreditamos que em 4 jogadores, um jogador pode querer executar a melhor a ação, tentar ler a mesa e nisso perder muito tempo)

Considerações finais
As várias formas de pontuação devido aos objetivos no centro da mesa, a sensação de corrida por eles e os componentes fizeram Intarsia ser uma escolha perfeita para quem gosta de Azul. E na nossa opinião bem mais estratégico e com a pontuação bem mais clara durante a partida.

Gostamos muito de jogar, se tiverem a oportunidade de ter ou jogar o Intarsia, vão sem medo! Esperamos que as editoras tragam para o Brasil :pray:. O Intarsia que jogamos veio diretamente de Essen :de:

E aí, já tinham ouvido falar sobre Intarsia? Tem potencial de desbancar o Azul ou é apenas uma empolgação por ser algo novo do Kiesling? Comenta aqui embaixo pra gente

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