[Análise] Cryptid

Em Cryptid, os jogadores se tornam criptozoólogos em busca de uma espécie lendária, o criptídeo. O objetivo é ser o primeiro a acertar onde o criptídeo está se escondendo no mapa.

Destaques

Limitações

  • O jogo tem uma falha bem grave: em dado momento, podem faltar componentes para colocar no mapa. Isto pode ocorrer, principalmente, com três jogadores, sendo mais difícil de ocorrer com uma maior quantidade de jogadores.

  • Dois dos conjuntos de componentes tem cores muito parecidas. Isso pode confundir os jogadores quanto a quais pistas pertencem a quem.

Conclusão
Cryptid é um jogo que faz muito com pouco e isso o torna excelente. No entanto, este ótimo jogo é maculado por falhas de produção graves quanto a quantidade e cores dos componentes. Quanto menos jogadores, maior a possibilidade da falta de componentes quebrar a sua partida.

2 curtidas

Discordo fortemente da primeira falha, não são necessários mais componentes para deduzir uma pista, o que o designer tenta passar pela quantidade é: reveja suas perguntas, elimine redundâncias.

Se for perguntar aleatoriamente de fato vai faltar com frequência.

1 curtida

Se os cubos ou os discos de qualquer um dos jogadores acabarem, não há como a partida prosseguir. Por isso, não há como “rever perguntas” ou “eliminar redundâncias” no decorrer do jogo. Se os componentes acabarem, a partida já era. Ainda mais por que não dá pra mexer nas informações do mapa depois que os componentes já estiverem lá.

Se uma partida de qualquer jogo de tabuleiro não tem como encerrar devido a falta de componentes, então isso é uma falha do jogo, que deveria vir de fábrica com os componentes suficientes para jogar as partidas com o número de jogadores como descrito na caixa.

Inclusive, esse é um problema crônico quando se joga em três, coisa já relatada no BGG, no Reddit e na Ludopedia.

A única mensagem que isso me passa é a de corte de custos de produção.

Como assim encerrar a partida? Você pega peças das cores que não estão sendo usadas e completa o jogo, bora se divertir!

Pensamos nisso, mas inserir outro cor no meio da partida iria atrapalhar a leitura da mesa.

Certa vez, meu grupo jogou em quatro e acabaram os meus cubos e os discos de outro jogador. Não teve como resolver e acabamos por entregar as pistas uns dos outros para achar o local.

O mais frustrante é que isso é uma falha besta, facilmente corrigida com a adição de alguns poucos componentes.

Resolvi esse problema encomendando cubos e discos adicionais.

Reafirmo o que disse
Peças acabarem somente se o jogador fizer perguntas aleatoriamente.

Seguindo uma simples lógica que cada nova pergunta precisa adicionar informação nova, não faltam peças.

Seria mais ou menos equivalente no detetive (clue) você fazer uma pergunta com os mesmos 3 itens que já lhe foram mostrados anteriormente, com a diferença que no criptyd perguntas de outros jogadores oferecem informações igualmente à todos, por isso precisa prestar MUITA atenção no turno de todos.

3 curtidas