Tipos de Abertura para Projeto Gaia

Por Jon Kern

Fonte: Standard Openings Update (Added Tech Step Recommendations)

Estou começando a achar que Laboratório de Pesquisa (LP)+Estacão de Comércio (EC)+Mina (M)+nível 2 na trilha Economia/nível 2 na trilha Ciência é uma abertura melhor do que LP+EC+M+M no caso de não ser possível garantir um planeta adicional. Meu pensamento atual sobre melhores aberturas são as que seguem abaixo. As aberturas que focam nas trilhas de Economia ou Ciência são as mais flexíveis e geralmente as melhores. Observem que os Ivits podem começar com Instituto Planetário (IP)+LP+Estação Espacial (EE)+M (+M).

Economia:

  1. LP+EC+M(+M) +nível 2 na trilha Economia

  2. Academia (A)+M(+M) +nível 2 na trilha Economia +1 avanço em qualquer trilha

Ciência:

  1. LP+EC+M(+M) +nível 2 na trilha Ciência

  2. A+M(+M) +nível 2 na trilha Ciência +1 avanço em qualquer trilha

Navegação:

  1. LP+M+M+M+M(+M)(+M) +nível 2 na trilha Navegação (+1 avanço em qualquer trilha)

  2. LP+EC+M+M(+M) +nível 2 na trilha Navegação (+1 avanço em qualquer trilha)

Obs.: Para fazer com que as aberturas de Navegação sejam melhores que as que geram recursos é necessário construir várias Minas e Estações de Comércio nos turnos de 1 a 3. Se não for interesse em continuar expandindo nesses turnos, opte pelas aberturas de Economia ou de Ciência.

Projeto Gaia:

  1. LP+EC+M(+M) +nível 1 na trilha Projeto Gaia +1 avanço em qualquer trilha (Funciona melhor com facções que começam com avanço em navegação para ir ao nível 2 rapidamente e conseguir uma segunda Mina facilmente).

Obs.: Se existirem 2 ou mais Planetas Transdim que não requerem avanço na trilha de Navegação, esta pode ser uma boa maneira de colonizar esses planetas logo no início sem muito investimento. Pode funcionar bem com uma EC no turno 2, seguido de um LP para alcançar o nível 2 em Economia ou Ciência e conseguir 2 Peças de Tecnologia que forneçam recursos. Note-se a falta de sinergia com Recebimento de Poder ao se utilizar essa estratégia. Os Cubos de Inteligência Quântica (C.I.Q.) podem ser uma excelente maneira para alcançar áreas com múltiplos Planetas Transdim adjacentes.

Inteligência Artificial:

  1. LP+EC+M(+M) +nível 2 na trilha Inteligência Artificial +1 avanço em qualquer trilha

  2. A+M(+M) +nível 3 na trilha Inteligência Artificial +1 avanço em qualquer trilha

Obs.: O objetivo desta abertura é conseguir 4 C.I.Q. para obter uma Peça de tecnologia extra. Se optar por abrir com Academia, pode-se usar os C.I.Q. dos primeiros 2 níveis como Minério para ajudar a pagar a Academia. Pode-se usar o avanço extra em pesquisa para conseguir mais C.I.Q. para pegar mais uma Peça de Tecnologia no turno 2 ou para avançar na trilha de Ciência ou Economia. Facções que começam com um C.I.Q. ou mais Minério podem conseguir essa abertura mais facilmente já que não será necessário converter C.I.Q. em Minério.

Como realizar as aberturas:

  1. LP + EC + 1-2 Minas (mais comum)

Esta abertura requer 1-2 planetas do tipo do seu Planeta Natal dentro do alcance 3 de seus planetas iniciais para que possam ser alcançados com os C.I.Q. e/ou 1-2 planetas adjacentes que necessitem apenas de 1 Passo de Terraformação, ou então será necessário o nível 2 de Navegação. Esta abertura requer 9 Minérios, então será necessário conseguir mais 2 Minérios. Para isso, temos as seguintes alternativas: a Ação de Poder que fornece 2 Minérios, ir para o nível 1 de Terraformação ou pegar a Peça de Tecnologia que fornece 1 Minério e 1 C.I.Q. Pode-se também tentar usar a Peça de Bônus de Rodada que fornece alcance +3 ou a que fornece 1 Passo de Terraformação. Normalmente pode-se conseguir 2 Minas, mas o ideal é priorizar um avanço tenológico adequado em detrimento da segunda Mina, sempre que necessário.

  1. Academia com ou sem uma Mina adicional

A abertura com Academia requer 11 Minérios. Existem 4 maneiras de adquirir 2 Minérios: nível 1 de Terraformação, a Ação de Poder, conversão de C.I.Q. e a Peça de Tecnologia que fornece 1 Minério + 1 C.I.Q. Normalmente temos que converter o C.I.Q. inicial para Minério mesmo após realizar uma dessas opções para conseguir 2 Minérios.

  1. LP + 4 Minas

Esta abertura quase sempre requer nível 2 em Navegação. Deve-se usar o C.I.Q. inicial e o obtido no nível 1 de Navegação para colonizar 2 Planetas Gaia. A partir daí, é necessário um planeta do tipo do Planeta Natal dentro de 2 de alcance, fornecido pelo nível 2 de Navegação, a partir de um desses Planetas Gaia. Esta abertura requer apenas 8 Minérios, então convertendo 1 C.I.Q. ou pegando uma Peça de Bônus de Rodada que forneça 1 Minério será suficiente.

Essas aberturas podem ser realizadas por qualquer Facção. A configuração das Peças de Tecnologia no tabuleiro correspondente e o layout dos setores do mapa importarão mais do que a Facção na maioria dos casos. Deve-se observar as Peças de Pontuação de Rodada, as Peças de Pontuação Final e o layout dos setores do mapa para escolher a Facção. Deve-se usar o setup das Peças de Tecnologia para decidir o melhor método de desenvolvimento da economia. O ideal é desenvolver a economia em vez de pontos nos turnos de 1 a 3 e focar em pontos nos turnos 5 e 6. O turno 4 pode ser usado para um dos dois objetivos dependendo da abordagem adotada. Estratégias que focam em Economia ou Ciência podem precisar utilizar o turno 4 para expansão em vez de marcação de pontos.

2 curtidas