Ticket To Ride Europa - Próximo Trem Sai às 15:00

E aí pessoal, como estão? jogando muito? Espero que sim. Desejo a todos desde já uma ótima semana com muita jogatina. E o jogo de hoje é um clássico, talvez um dos mais jogados e famosos no mundo dos board games: Ticket To Ride Europa. Decidi fazer a análise, por causa do re-print que a galápagos fez do Europa e do América, além do lançamento do Ticket To Ride New York.

O jogo foi lançado fora do Brasil em 2005 pela Days of Wonder, ADC Black Fire Entertainment, Imprensa Asterion, Enigma Bergsala, Compaya .hu- Gamer Café Kft, Entretenimento de Borda, Gém Klubb Kft, Passatempo Japão, Hobby World, Xadrez e Jogos de Kaissa, Lautapelit.fi, Nordic Games GmbH, Ponva Doo, Rebelde, Rundrake, Smart Ltd e aqui no Brasil foi trazido pela Galápagos em 2015 com re-print em 2018. É um jogo de 2 a 5 jogadores com duração de 30 a 60 minutos.

image

É um jogo do Alan R. Moon e as mecânicas são: Set Collection, Gestão de Mão, Rota/Rede de Construção.

Em Ticket To Ride Europa, os jogadores competem entre si e devem percorrer a Europa através de rotas mostradas no mapa. Para definirem a rota, os jogadores recebem objetivos a serem cumpridos que valem pontos no final do jogo. Cada jogador escolhe uma cor e recebe trens da cor escolhida.

Os jogadores recebem cartas com as rotas e devem escolher qual rota eles vão percorrer no mapa. As cartas de rota que o jogador arriscou a cumprir e não conseguiu, no final da partida o jogador tem os pontos subtraídos do seu total. É através das cartas que os jogadores colocam seus trens no tabuleiro. As cartas possuem cores, assim como as rotas no tabuleiro. Nos espaços cinza do tabuleiro, os jogadores podem colocar qualquer cor desde que baixem as cartas de acordo com o número de espaços.
Se um jogador quiser preencher uma rota laranja de 3 espaços, ele tem que descartar 3 cartas laranjas e coloca os 3 trens naquela rota. Há ainda pontuação extra para o jogador que tiver a maior rota no final do jogo. Há ainda a carta locomotiva que serve como coringa substituindo qualquer cor no jogo.

Ticket To Ride Europa, vem com algumas novidades em relação ao seu antecessor, que são as estações ,os túneis e balsas, o que dá uma dinâmica a mais ao jogo, sem complicar em nada as regras. Como funcionam as estações de Trem e os Túneis? Para controlar uma rota de Túnel, o jogador baixa o número de cartas exigido pela rota como se fosse uma rota normal e depois revela 3 cartas da pilha de compra. Para cada carta revelada cuja cor seja igual à das cartas jogadas , o jogador deve jogar uma carta a mais da mesma cor (ou uma Locomotiva) de sua mão.

As estações servem para você construir uma rota pertencente a outro jogador. É permitido construir estações em cidades desocupadas e dois jogadores não podem construir estações na mesma cidade. Além disso, só é permitido construir uma estação por turno e até 3 estações no jogo. O jogador descarta uma carta e coloca a estação na cidade escolhida. Se quiser construir a 2ª ou 3ª estação, o jogador descarta 2 ou 3 cartas da mesma cor. As estações não utilizadas, valem pontos no final do jogo.

Para controlar uma Rota de Balsa, o jogador joga o número de cartas e mais o número de locomotivas que são as cartas coringa, que a rota exige. As balsas são fáceis de identificar no tabuleiro. São rotas cinzas que ligam cidades através da água e há locomotivas na rota.

Ticket To Ride Europa, é um daqueles jogos que qualquer pessoa, mesmo não acostumada com jogos de tabuleiro, consegue jogar. É muito divertido e estratégico na medida certa.

A re-jogabilidade eu colocaria como mediana, pois dependemos das cartas sorteadas na mesa, para construir nossas rotas. É certamente, um daqueles jogos que servem como jogos de entrada para jogadores iniciantes.

image

O jogo é um clássico e com certeza vale a pena ter na coleção. Quem já jogou o Ticket To Ride América, pode estranhar um pouco de início as regras das estações e túneis. Mas não é nada difícil, é mais questão de costume mesmo. Uma dica é jogar sem as estações para ir se acostumando aos poucos. Em relação aos componentes, estão de ótima qualidade. Os trens, cartas e tabuleiro chamam atenção na mesa e são muito bonitos. Se você ainda não tem nenhum Ticket To Ride na coleção, recomendo o Ticket To Ride Europa.

Prepare-se para percorrer a Europa e vamos em frente. Que tal ir de Barcelona até Marseille? Embarque no próximo trem que sai em poucos minutos!!

Pessoal, quero agradecer a todos que tem comentado , criticado e sugerido. O Tabulando pretende crescer e pra isso conto com vocês.

Obrigado Pessoal, até o próximo post!!!

1 curtida