A temporada chegou novamente: é a época do ano em que os ricaços despreocupados escapam de suas vidas não-tão-difíceis para seus retiros pacíficos… e também é quando nós, da Sociedade, nos convidamos para seus saraus, corridas de cavalos e rotinas diárias para jogar nosso jogo anual. O “Pato” deste ano já foi escolhido e o Investidagor Soro está seguindo nossos passos.
Eu já mencionei que você deve prestar atenção à sua volta? Afinal de contas, roubar de um membro da sociedade é tão divertido quanto “depenar” o pato da vez. Então, você tem os dedos leves? O papo mais contagiante? O sorriso mais persuasivo? Ou será este o ano em que você vai para o xadrez?
Um jogo para espertos, nele não adianta somente roubar o pato da vez, você tem que fazê-lo e ainda evitar deixar pistas para o investigador não te enquadrar no final do jogo. Sociedade dos Salafrários é muito estratégico e usa as ações
controladas para que cada jogador faça sua jogada.
Então, se misture aos Salafrários e seja o melhor larápio dessa exclusiva sociedade, mas não se esqueça; não deixe pistas!
sociedade-dos-salafrarios-manual (1,0 MB)
Componentes
63 Cartas de Pilhagem diferentes
5 Cartas de Moeda de Cobre
1 Carta do Investigador Soro
11 Cartas de Salafrários
5 Cartas de Alvos Dupla-face
25 Cartas de Ação
35 Marcadores de Suspeita
1 Marcador de Primeiro Jogador
Jogo bom, barato e pouco conhecido!
Para que tire o melhor proveito, todos os jogadores precisam estar muito cientes das regras, assim as estratégias ficam mais e mais competitivas.
Pela minha experiência, fiz uma versão lite pra ensinar as regras por camadas e fazer com que os jogadores dominem bem antes de seguir pro modo de jogo sugerido no manual.
Versão lite: Para uma primeira partida
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usar apenas as pilhagens que não tenham efeitos (são poucas, o que é ótimo para uma partida mais rápida, apenas pra que as pessoas peguem o ritmo)
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não usar as vigarices nem aptidões
(Ao invés disso, quando sair “usar vigarice” na carta planejar, apenas dê um marcador de suspeita pra todos os outros jogadores)
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não usar a moeda de cobre (apesar de simples, ela pode atrapalhar o conceito de limite de pilhagens)
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Invadir a mansão do “ladrão aposentado”
Versão lite incrementada:
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misturar algumas pilhagens com efeito mais simples, “quando for colocada no esconderijo…” por exemplo
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usar vigarice e aptidão se sentir que todos entenderam como tudo funciona
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com moeda de cobre, se preferir
Versão completa: Agora sim, tudo que tem direto, como ensina o manual.
Acredito que seguindo esse esquema de apresentação, o jogo flui muito melhor pq se cria uma curva de aprendizagem mais suave
Bônus:
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O investigador soro NÃO contabiliza a suspeita das cartas no esconderijo. Isso deixa a contagem obviamente mais rápida e achamos que faz mais sentido temático
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Após todos estarem dominando o jogo, usar outras cartas sorteadas na hora ao invés da moeda de cobre
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Permitir que o investigador soro seja colocado no esconderijo ou descartado. Tematicamente, o salafrário colocou ele em cativeiro ou…vc sabe, deu um fim nele. O jogo segue, deixe o roubo correr solto até o final, ganha quem roubar mais, como de costume
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