#SemperFi - Março/2022

Um até logo bem distante

Aqui vamos nós para um novo relato, mais esse é especial. Com aquela dorzinha da saudade já no coração, fizemos duas sessões (Tubarão e Joinville) de despedida do Israel Fonseca que está indo morar em Holambra (ou Holanda, não sei ao certo). Foi um dos relatos mais complicados de escrever, pois tem muita emoção envolvida ao pensar que você só deve ver a cara do rapaz daqui mais de ano.

Só posso desejar a melhor das missões lá no outro continente, e que os Velhos Deuses (Knizia, Kramer-Kiesling e Feld) te guiem por um novo mundo de descobertas de amizades, boardgames e bolo de cannabis.

#SemperFi JOW!

Nota do isR34L: A parceria continua, independente da distância! #SemperFI DJOW!

Coleção

- Pot de Vin (Presente)

Em visita na Despedida 2, eu e A Noiva presenteamos nossa cópia para Ana, A Rainha do Carteado. Ótimo jogo, produção de alto nível, brilha demais em duplas. #JogueMaisEmDuplas

- Agricola Revisado (Troca por Hallertau)

Ano passado fiquei com tanta vontade de joga-lo, mas sem uma cópia (e sem BGA ainda), paguei fortuna numa cópia usada (que ainda estou pagando). Depois de umas 5 partidas com a turma, sem me apaixonar pelo jogo, decidi tentar jogar com A Noiva, o teste definitivo para ver se o jogo colava (funcionou com Trajan). Não rolou.

O amigo Patanga fez a proposta “Um Uwe por um Uwe” e eu aceitei.

Jogatinas

A trilha sonora desse mês foi essa playlist do Spotify: Japanese Jazz Fusion.

Tigris & Euphrates (3x): jogado em 3 e 4p, com Xupim, Nael e Israel. Xupim fez um trabalho de pesquisa estatística e descobriu a jogada de abertura mais famosa, além do fato de que o último jogador tem baixíssimas chances de vitória. Isso deve valer para um meta-jogo bem afiado, mas não pra gente lol. Foram ótimas partidas, e o jogo só se mostrou ainda mais profundo do que já parecia. Louco para jogar novamente.

Nota 9 (era 8): quando todo mundo está entrosado, regras semi-afiadas, o bicho brilha!

Innovation (4x): Tivemos a presença do Edgar, que até então era só um nome no nosso grupo do whats. O jogo brilhou em duplas, com ótimas partidas. Recomendo!

Nota 10: em 2, 3 e 4p, uma dança de agonia e alivio, turno a turno. DELÍCIA.

Trajan (4x): novo Feld sobre Roma favorito do Israel. A falta de caminhos específicos para vitória elevou o nível dele na Escala Djow de Euros Sem Alma.

Nota do isR34L: Tão bom, que suplantou o CoB, que até entendo ser “melhor tecnicamente”, mas que cansou pra mim.

Nota 9 (era 8): to viciado nesse puzzle!

Tsukuyumi (1x): primeira partida em 4p, com Israel e Nael jogando pela primeira vez, e até por isso foi uma partida bem demoradinha. Deu pra ver as 4 facções base jogando dentro do que se propõem estrategicamente. Joguei pela segunda vez com os insetos, mas meio que já tinha esquecido e fui reaprendendo durante a partida. Senti o objetivo base do jogo, que é manter territórios, um pouco plano.

Nota 6: jogo se estiver no clima para re-re-reaprender

Gugong (2x): Em 3p pela primeira vez, jogo rodou liso e rápido.

Nota do isR34L: Jogo Chuchu™. Nota 5.

Nota 8: belo exemplar de euro com decisões que dura um ótimo tempo

Yokohama (2x): novo jogo sobre industrialização nipônica favorito do Israel. Excelente jogo de planejamento médio.

Nota do isR34L: Que jogo bom! É um euro sem nada de novo, mas que tudo é muito bom. No mínimo 8. Talvez um 9.

Nota 9: jogo frouxo! E quanto mais joga, melhor fica.

No Thanks (1x): Assim que a luz voltou, Edgar na área, jogamos uma partidinha desse para quebrar o gelo (e esperar pela torta de aniversário do Israel).

Nota 7: muito bom no que se propõe.

A Tripulação (6x): em 5p, continuando a campanha da Caraca Velho. Divertidíssimo, e melhor ainda com a trilha sonora do Melhor Filme sobre Buracos Negros e Milharais (Interestelar).

Nota 9: com a equipe certa ele brilha demais.

Agricola (2x): a partida online foi um suplício, deve ter levado 3 semanas ou mais. Não rola pra mim esse tipo de jogo assíncrono, “Moisés não consegue”.

A partida presencial com A Noiva foi a definição de frieza numa experiencia de jogo de mesa. Eu me arrependia de não estar jogando um Trajan, um Brass ou GWT. O jogo pareceu fácil, sem fome, sem aperto, sem sal.

Nota 7 (era 9): geralmente vou jogar, mas não vou pedir nem incentivar. O gosto do Jow mudou, não posso fazer nada sobre isso.

Great Wall of China (1x): partidinha do jogo favorito do Israel na coleção do Felipe.

Nota 7: bom jogo de cartinhas

Prehistory (1x): Israel trocou um Alhambra por esse aqui. Aprendemos com um video muito ruim, e depois o Felipe acabou guiando a gente pelo manual. No final, só a Ana Lucia se divertia.

Achei temático (!), bonito, com baixo downtime MAS, tem problemas na parte gráfica que se mistura com a arte (a trilha de pontos, por exemplo). Algumas áreas parecem ser complicadas ou confusas sem propósito (ritual, pesca) e a própria mecânica de seleção de ações, que muita gente diz ser o destaque, e é só uma forma de fazer as mesmas ações com outra abordagem (numa fase usa cubos coloridos, em outra cubos da mesma cor).

Esse é um jogo acima do nível xuxu (5), e até imagino que jogando mais ele poderia vir a brilhar meio turvo (7). Me soa um bom jogo para casal (2p) e para quem curte set collection, pois o jogo é uma grande caçada a ícones, bichos, pinturas, tokens e multiplicadores.

Matei minha vontade de joga-lo (vlw pela troca Jow), jogaria se alguém do grupo me convidasse, fizesse o setup e oferecesse torresmo.

Nota do isR34L: Fiquei desempregado, agora que alguém já fez o “review inteiro” do jogo.

Nota 6: mais um euro mediano

Puerto Rico (1x): Em 5p é difícil controlar tudo na mesa, e com o Israel na mesa, se torna um jogo de caos. Vitória concedida ao Xupim. Legalzinha as expansões dos nobres e suas construções, mas acho o jogo base firme suficiente, principalmente se a maioria só joga ocasionalmente.

Nota do isR34L: senti a dor de ter que “saber o que todas as construções fazem no momento 0”. Isso é fruto da falta de recorrência, mas que torna o sentimento dúbio. Nota 7, jogo bom que não vou pedir pra jogar (mas fui eu que pedi. LOL).

Nota 10: Reina supremo entre os jogos de seleção de ações “estilo-puerto-rico”

Pax Pamir (4x): experiência mais robusta dessa despedida toda. Jogamos em 4p e 5p. Cada partida diferente da outra, com todo mundo do mesmo lado, cada um por si, brigas internas nas facções, gente ganhando quietinho pelas beiradas, épicas disputadas que terminaram com gente ajudando o vencedor somente em nome da honra. Isso é Pax Romir, um jogo que na mesa certa traz aquela mesma sensação dos jogos tipo Game Of Thrones, mas em 1 terço ou menos do tempo.

Nota 9 (era 8): a perfeita plataforma para guerras de interesses, lutas internas, negociação, gente puta dos cornos, caras fechadas e homens barbudos.

Cryptid (3x): Partidas pós-almoço de domingo com A Noiva, Nael e Kellinha. Diversão para toda a família.

Nota 9: satisfaz o gamer e inclui o civil

Pega em 6 (1x): Uma partida muito bem encaixada naquele momento antes da pizza chegar. Primeira vez que A Sogra jogou algo conosco e ali eu vi a fera acordar! Tivemos até que dar uma cortadinha na empolgação porque o nível de competitividade tava demais para uma mesa com idade entre 8 e 55 anos lol.

Nota 8: jogo da família brasileira

Race for the Galaxy (2x): uma partida online cheia de expansão onde eu sai sem entender muita coisa e uma com o jogo base (delícia).

Nota 8: experiencia boa no BGA pela velocidade das partidas

Rallyman GT (1x): partida no BGA. Começou bem, depois se arrastou porque eu e o outro jogador não conseguíamos terminar a volta. Nem vou avaliar, acho que esse merece ser jogado ao vivo.

Destaques

Lançamentos

Impressão minha ou Anachrony veio num valor de antigo? Custando somente 5 Innovations e Meio, é uma boa pedida.

Se tivesse 500 pila parado aqui já tinha comprado. Fãs do filme no bgg estão falando que essa é a melhor encarnação do tema nos BGs. Vir sem as miniaturas na caixa base é um bola dentro, pois barateia e agrada também quem prefere papelão em vez de plástico. VEM AMERITRASH, VEM!

QUE. JOGO. BONITO.

Agradecemos os votos no Prêmio Ludopedia! Beijos e até o próximo.

1 curtida