Segundas Chances — Setembro/2021

E lá vem a histórinha…

No início de 2020, minutos antes da pandemia, ressuscitamos um jogo que até então era mal visto por mim: Puerto Rico. Uma experiência ruim anos antes me privou de apreciar essa Obra Prima, hoje nota 10.

Innovation, outra experiencia inicial meia boca que me afastou do jogo por um ano, até redescobri-lo via BGA, se tornando um dos favoritos.

Um Banquete a Odin, outro que ficou mais de 2 anos sem ver mesa porque eu “não entendia pra que tanto espaço para alocação”. Depois de tirar pó dele, se tornou um dos mais jogados do grupo.

E vejam só, revisitamos até o O Card Game Mais Pesado de Todos os Tempos: Mottainai. Após ele ser expulso do grupo por não encontrar jogadores dignos, era hora de enfrenta-lo novamente. Vem tomando espaço nas jogatinas com frequência e caindo no gosto do pessoal.

O jogo IKI do Felipe, há mais de 2 anos parado, agora voltou com uma revisão de regras e ganhou status de cult do grupo.

Agricola, o primeiro euro que joguei, e há 3 anos sem nem ver uma cópia física na minha frente, juntei todas as minhas forças econômicas e fui atrás de uma cópia revisada. DELICIA DE JOGO.

Não vou nem contar que recomprei Tigris & Euphrates por ter me arrependido da venda. Clássico é clássico e vice versa.

Coleção

+ Power Grid: Versão Energizada (Fácil Shopping)

E voltando um pouco mais no tempo, PG foi o segundo euro que explodiu minha cabeça lá em 2017.

Segunda ou terceira reunião na casa do Diego, quando nem sabia que isso tudo era um Hobby (O HOBBY, para os íntimos). Vi aquele mercado de recursos e me apaixonei, e no dia seguinte era criado o instagram do immortan_jow (depois red_djow e atualmente SpielDesDjows).

Com tanto jogo sendo revisitado, porque não revisitar PG? Mesmo o achando feião e tido experiencias de jogo meia-boca durante esses quase 5 anos, resolvi pegar uma cópia e mergulhar fundo nesse mundo da energia euro pastel.

Um grande motivador para pegar o PG foi também a possibilidade de joga-lo em 5–6, número que hoje só nos permite jogar Pega em 6 (que também é bem bom, mas falta um pesinho a mais pros hardcore gamers ).

Jow mas e os defeitos que sempre te afastaram do jogo?

Final do jogo: final abrupto não me agrada, mas aprendi ele só é repentino se você não está ligado em como o jogo funciona. As vezes que joguei eu meio que sempre estava reaprendendo as regras, então vou considerar que é mais em mim do que no jogo.

Matemática: tenho preguiça de calcular nos joguinhos, mas se aprendi gostar de faze-lo em Brass, acho que consigo aqui também (ou vou usar a calculadora do celular).

Feiura: Meu gosto mudou tanto que hoje acho o jogo bonito, com ar de clássico. Já engoli essa!

Dinheirinho de Papel: essa característica é triste e não tem como gostar! Vão ser substituídas por Iron Clays do Brass ou feijões.

Bora dar uma segunda chance pra esse!

- Feudum (Leilão Ludopedia)

Bom, Feudum não conseguiu receber uma segunda chance kkkk

Fiz uma compra burra no meio da pandemia. Obvio que não ia dar certo, jogo pra 4–5 players durante período onde ninguém se reunia.

Ainda tenho uma expansão, promos e penduricálhos disponíveis para venda/troca.

Jogatinas

O último jogo de agosto e também o primeiro de setembro: Mottainai. Dessa vez eu e o Felipe já ficamos mais a vontade com a pontuação final, e até conseguimos ler os textos de algumas cartas (!).

Nota 8, e ta subino!

No 7 de setembro tivemos uma tarde de jogatina na casa do Xupim. Estavam também Nael, Felipe e Michelzinho.

Começamos com máximo de peso disponível para 5 cabeças: Puerto Rico.

Entendo que não é o melhor player count (na foto tem gente no celular kkk), mas gostei da experiencia. Jogão é jogão e tá acabado!

Nota do isR34L: gente com celular na mesa é tristeza profunda e uma ofensa aos Deuses do BG.

Nota 10 (9 em 5 jogadores pelo tempinho mais longo de jogo)

Trilha Sonora: Música do jogo de PC Tropico 5 e 6

Depois fomos de Honshu, e o que me surpreendeu foi uma “mudança” na regra quando o Felipe apresentava o jogo para os outros. A “nova regra” (versão 2.0) deixou o jogo melhor do que eu lembrava.

Nota 7, bom jogo de montagens

Pós-jogo: Decidi assistir alguns videos de regras e percebi que jogamos mais algumas coisinhas diferentes. Regras revisadas, agora temos a versão 3.0 pra testar na próxima oportunidade.

Hora do Jogo da Chifrada (ou Pega em 6). Ele é simples mas depende do estado espiritual da mesa pra rodar bem e divertir. Usamos a promo da maleta com 10 chifres, que adiciona um fator batata-quente ao jogo.

Nota 7, acho que já foi 8. A Maleta deu um plus na experiencia!

Fechamos com muitas partidas de A Tripulação, onde 2 membros da nave Caraca Velho foram colocados na criogenia para dar espaço para continuarmos a campanha com o Xupim e o Michelzinnho.

Nota 10, jogão!

Trilha Sonora: Filme Interestelar.

Pós-jogo: todos precisam estar imersos na brincadeira, pois se apenas um elemento não estiver o nível de diversão não chega no ápice.

Mais uma partida de Mottainai com o Felipe. Regras, fluxo e pontuação 100%, agora começamos a digerir o texto das cartas.

Nota 9: Seria mais um clássico do nosso amigo Carl Chudyk vindo conquistar o coração dos nobres jows?

IKI voltou a mesa com o grupo de elite, Felipe e Marcel. Ao contrário da partida anterior que durou pra lá das 2:30 horas, essa foi 1:30. DELICIA.

Nota 8 sólida.

Pós-jogo: houve evolução estratégica com cada jogador tentando se especializar em algum tipo de pontuação. Olha o metajogo nascendo!

Ficamos só eu e o Marcel, e aproveitei uns 15 minutos que tínhamos para apresentar Welcome To.

Nota 7, antes era 8. Bom jogo, mas começo a sentir um desgaste. Acho que ele vai ficar por aqui.

Passados alguns dias, aprendemos e estreamos Tsukuyumi, versão KS que o Felipe comprou fazem DOIS ANOS.

Nota do isR34L: High Frontier 4 vai fazer 2 anos em novembro, então #tamojuntos #mosaicodeatrasos.

Foi aquela primeira partida onde as regras esmagam os jogadores. Como sempre, no final percebemos como o jogo não é tão complexo assim.

Apenas em 2 jogadores os Oni parecem tomar bastante espaço na interação. Também teve muita olhada nas tabelas de poderes de unidade. Me pergunto se as miniaturas são um downgrade em relação aos estandes da versão original que já tinha todas as informações necessárias.

Teve Mottainai que continua brilhando. (Cássio e Felipe)

Marcel chegou e fomos de Puerto Rico. QUE JOGAZO.

Nota 10 de Dez.

Felipe partiu e jogamos o Newton do Marcel. Minha primeira partida do jogo, gostei bastante. Aquele clássico euro multiplayer solitário cheio de corridinhas, onde cada turno você tem diversas decisões legais além de se sentir mais forte a cada rodada.

Nota 8. Bom euro médio, daqueles bem prazeroso de jogar.

Final de domingo fomos de Carcassonne de aniversário do Nael. A nova produção cheia de destaques UV, tons de azul e artes bem detalhadas tirou aquela cara de jogo velho. Deu gosto de revisitar o jogo.

Nota 7, mas se eu continuar rejogando ele em 2 ou 3 jogadores (e evitar jogar em 4–5), deve virar um 8.

Continuando, revivemos o Yokohama do Felipe.

Nota 9, nem sei porque não dou 10 de uma vez. Tenho que meditar sobre…

Uma rapidinha de Homem-batata só pra mostrar as regras e um Pega em 6 com os super poderes da edição de 25 para testar o conceito.

Depois obriguei o Felipe a dar uma segundas chance ao The Castles of Burgundy. Ele gostou dessa vez.

Nota 9. Ótimo tempo de jogo para as decisões disponíveis.

E então chegou a hora a atender O Chamado do Xupim para jogar Gaia Project. Bonito de ver um jogador maduro com o Xupim fazendo as jogadas dele, trocas e mais trocas fazendo praticamente um “turno infinito”. Sai moído da sessão, mas da pra ver que é jogão mesmo.

Nota 8 para essa primeira experiência.

Para fechar, uma partida de Race for The Galaxy no BGA. Não entendi nada. Pessoal da ludopedia ta louco em me sugerir esse jogo kkk

Destaques

Análise detalhada da editora Board&Dice sobre o preço dos jogos, usando como exemplo o lançamento Origins: First Builders. Jogo que vem pela Galápagos e o Jow está de olho.

Descobri o canal do dois caras que expressam suas opiniões de forma muito divertida (e até ranzinza) nas lives do Bravo e o Apaixonado. Conteúdo sem filtros, Jow recomenda!

Anúncios Grok foram bem legais, com coisas pesadinhas vindo por ai.

Lançamentos

  • Fornalha: um jogo de leilão com tema de industrialização que sempre gera bons jogos. Uma pena a versão internacional ter perdido o tema da industrialização russo e ter se tornado mais genérico. Para 2 jogadores é necessário o uso de um bot, o que me faz torcer o nariz. No entanto, produção bem boa e regras simples.

Até a próxima. Cliquem no sininho e tals.