Relatos de um jogador: Um Math Trade na Argentina

Faz um certo tempo que me mudei para a Argentina e como entusiasta de Board Games pensei que iria sofrer muito pela falta de Board Games aqui na Argentina, estava enganado. Quem sabe numa próxima vez falo sobre eventos e lojas de BG aqui na Argentina. Hoje, vou focar em falar um pouco sobre um math trade que aconteceu no final de semana do 13/05/2023.

Primeiramente, o que é um math trade? Basicamente é um sistema de trocas. Colocamos jogos que temos e marcamos alguns jogos que temos interesse. As trocas são feitas por um algoritmo que visa maximizar as trocas. Essa explicação pode ser um pouco confusa para quem nunca participou, então aqui vai um exemplo:

João tem um Catan e quer um Carcassonne.
Maria tem um Carcassonne e quer um Kingdomino.
Felipe tem um Kingdomino e quer um Catan.

O exemplo de troca acima não seria possível em um grupo de trocas convencionais, mas seria possível em um math trade. João enviaria um Catan para Felipe e receberia de Maria o Carcassonne.

Bom, agora que já sabemos como funciona um math trade, vamos ver como foi o Math trade dos nossos hermanos. Eles criaram um site somente para facilitar esse math trade https://www.mathtrade.com.ar/. No site era possível colocar os jogos que tínhamos. Além disso, era possível inserir fotos/descrições sobre as condições dos jogos.


Alguns dos jogos que adicionei para possíveis trocas

Uma vez que tínhamos colocado os nossos jogos podíamos marcar alguns jogos que gostaríamos de receber na troca. A lista de jogos para escolher era extensa, haviam mais de 3000 jogos. Após selecionar os jogos que gostaríamos de receber, bastava esperar. Uma vez que o algoritmo foi aplicado os resultados foram disponibilizados.


Enviei um kingdomino para o Martin e recebi um Mascarade do Marcos.

Na foto podemos ver um exemplo de troca, na prática. O próximo passo seria conseguir o endereço das pessoas envolvidas na troca para enviar os jogos e também disponibilizar nosso endereço para receber os nossos jogos, certo? Errado. Não é exatamente assim que as trocas ocorrem por aqui. Para as pessoas que são da capital - Buenos Aires - houve um encontro presencial que aconteceu duas semanas após os resultados serem divulgados. Tínhamos que colocar uma etiqueta no jogo e levá-lo até o local do encontro. Para as pessoas que não são de Buenos Aires, bastava enviar os jogos com etiquetas para o local do encontro. O encontro desse ano ocorreu no sábado e estava bem cheio.


Jogo devidamente etiquetado

E os custos?
A administração do Math Trade cobrou uma taxa de 100 pesos por jogo trocado. Na cotação atual isso seria cerca de R$1,10. Além desse valor, caso o jogo tenha que ser enviado para algum local mais distante têm o valor do envio. Lembrando que a própria administração/voluntários levam os jogos nos correios. A troco de curiosidade, o envio por correios aqui é bem acessível, um dos meus jogos teve que ser enviados para uma província (província seria o equivalente a um estado no Brasil) e o valor foi de R$3,60.


Local do encontro: De Partida Punto.

É uma cafeteria que além de comidas e bebidas tem jogos modernos disponíveis para os consumidores jogarem. A foto acima foi tirada às 11h00, no horário que estava marcado para todos chegarem. Tinha um pouco de fila, mas todo o processo foi até que rápido. Após a chegada, as pessoas tinham que esperar um pouco até serem chamadas para entregar os seus jogos. O processo todo estava bem organizado, tinha até um código disponibilizado anteriormente para cada pessoa visando agilizar o recebimento dos jogos por parte dos organizadores.


Entrega de jogos para os voluntários que estavam de colete branco e com o logo do Math Trade Argentina


Algumas pessoas traziam poucos jogos e jogos pequenos. Nessa imagem dá para ver bem os jogos etiquetados.


Algumas outras pessoas trouxeram tantos jogos que eram necessárias diversas caixas rs.

Esperei cerca de 10 a 15 minutos para poder entregar os jogos que levei. Ao sermos chamados, bastava entregar os jogos etiquetados para os administradores/voluntários e dizer um número que cada participante recebeu anteriormente.


Pilhas e pilhas de jogos recebidos.


As mesas onde os jogos eram empilhados eram divididas por números, isso facilitou muito o próximo e último passo.

Uma vez que todas as pessoas já haviam entregue os jogos, passamos para o último passo que era retirar os nossos jogos novos. Essa foi a parte mais demorada e levou cerca de 40 minutos.


Voluntário com diversos jogos que seriam entregues para uma única pessoa.

Os números das mesas ajudaram muito nessa parte, pois todos os jogos que a pessoa receberia estavam em uma única mesa. O último passo foi bem tranquilo apesar da pequena demora. Os voluntários recolhiam todos os jogos que a pessoa deveria receber e chamava a pessoa. A pessoa conferia se todos os jogos estavam ali e já podia voltar para casa. Pelo que me recordo, fiz todo o processo em 1h.


Para os curiosos: jogos que recebi no Math Trade.

Troquei os seguintes jogos: Kingdomino, Project L, e Roll ‘n’ gol. Recebi os jogos que estão na foto acima, me conta o que você acha, boas trocas ou saí perdendo?

Resultados do Math Trade Argentina
Foram publicados mais de 3100 jogos, dos quais 1821 eram títulos únicos (jogos que não se repetiam). Mais de 320 pessoas participaram.


O mapa mostra as províncias que participaram das trocas e o gráfico mostra a relação da quantidade de jogos que foi trocada e número de pessoas.

Por que escrever esse texto? As trocas de jogos e os math trades são excelentes para comunidade, aquele jogo que não vê mais mesa na sua casa vai para outra casa e você ainda recebe algo que quer em troca. É bom para ambos os lados. O ponto mais interessante para mim é que você não precisa investir o seu suado dinheiro para comprar um novo jogo, basta você trocar o que não usa mais. Achei a organização de tudo isso ótima e esse texto também busca promover mudanças e melhoras nas trocas de jogos usados no Brasil.


Não sou de escrever textos, então se tiver algum erro de português por favor me falem. Se tiverem curtido, deixem um like que eu trago mais conteúdo sobre jogos de tabuleiro aqui da Argentina. Caso tenham alguma dúvida, escrevam aqui na seção de comentários.

Text

10 curtidas

Fala Thiago!

Muito interessante sua experiência, obrigado por compartilhar.

Conhecia Math Trades feitas usando o BGG e o “não muito amigavel” :grimacing: OLWLG, mas essa plataforma que você mostrou parece ser algo muito bacana, mesmo.

Sempre tive planos de fazer algo nesse sentido por aqui, tinha visto como funciona o TradeMaximizer que eles também usam e é de código aberto e tinha pensado em algumas possibilidades. Vou procurar entender melhor como eles fizeram por aí, de repente dá pra adiantar umas ideias, quem sabe mais gente topa contribuir também.

Acredito que por aqui não dê para fugir de um sistema mais decentralizado, regional, pra deixar os custos de frete viáveis.

Sei que já tem uma galera organizando Math Trades por aqui também, mas seria útil se uma ferramenta mais amigável como essa pudesse ajudar a aumentar a adesão para ainda mais trocas serem feitas.

6 curtidas

Quem quer que o @renato libere a funcionalidade de listas / trocas / math trade dá um like nessa mensagem e um upvote nessa sugestão:

:innocent:

7 curtidas

Renato, me ofereço para ajudar no que for necessário para colocar uma Math Trade no ar, aqui no Compara Jogos.

6 curtidas

Bah, se eh uma coisa que nem me imagino, é participar de trocas, 1o. que avaliações de jogos diferentes, grandes e pequenos, fica complicada, 2o. preso demais o cuidado que tenho com minhas coisas, e receber um jogo de gente que joga ou faz foto no chão de casa não é pra mim. NEM PENSAR! BRRRRR

2 curtidas

Legal, Thiago! Tem alguma loja de jogos interessante em Buenos Aires? Tenho viagem marcada neste ano e é a primeira vez que irei para turismo.

1 curtida

Várias, mas os preços não são tão convidativos. https://www.cazagangas.com.ar/ → clicando em “tiendas” você vê as lojas daqui