Piratas!, um jogo de cartas rápido e viciante (e brazuca)

A terceira edição do jogo de cartas Piratas!, criado pela editora mineira Geeks N’ Orcs, entrega um belo trabalho de redesign. Cartas coloridas, ilustrações carismáticas e playmats temáticos ressaltam a jogatina rápida e divertida presente desde a primeira edição.

Ficha do Jogo
Número de jogadores: 2 a 6
Idade recomendada: 14+
Duração da partida: 20 minutos
Fabricante/Editora: Geeks N’ Orcs

As Regras
Em busca de fortuna e glória, os jogadores tomam postos de capitães de navios piratas tentando alcançar cinco tesouros antes de seus adversários. Para isso, vale saquear, pilhar e guerrear. São duas ações por jogador a cada turno: comprar e/ou baixar cartas.

As cartas estão divididas em cinco categorias: embarcações, que mudam alguma mecânica ou objetivo do jogador que baixou a carta; tripulação, que adicionam algum efeito; resolução imediata; tesouro; e cartas de duelo, usadas contra outro jogador. Quem começar o turno com cinco tesouros na mão, ganha a partida.

A Jogatina
Fácil de jogar, Piratas! finalmente ganhou uma apresentação encantadora. A qualidade das ilustrações, dos designs de ícones e (finalmente) um playmat para colocar as cartas atrai novos e velhos jogadores para o card game.

Apesar de contar com a aleatoriedade das cartas, o jogo fornece uma quantidade equilibrada de cartas de ataque e defesa, além de inserir condições que mudam a mecânica ou objetivos, como as embarcações.

Elas, porém, não são permanentes. Caso o jogador perca três duelos, a embarcação (e a tripulação) é descartada. Essas dinâmicas e as constantes mudanças de cartas na mão pode dar a impressão de caos durante a jogatina. Mas não é bem assim.

Piratas! consegue fornecer uma boa mistura de sorte, estratégia e surpresas. Se em um momento a mão do jogador não fornece nada de interessante, em uma próxima jogada isso pode mudar com cartas novas. A possibilidade de influenciar não só os próprios bônus, mas colocar efeitos negativos em outros jogadores torna o jogo competitivo, adaptável e, principalmente, muito divertido.

+ Pontos positivos
Jogatina rápida e divertida
Cartas de embarcação ajudam a variedade da mecânica
Confrontos são simples e ágeis

- Pontos negativos
Nova caixa é grande para o conteúdo interno, poderia ser mais estreita
O fator sorte pode frustrar alguns jogadores

Veredito: 8,4/10
Arte: 9
Componentes: 8
Tema: 9
Mecânica: 7
Rejogabilidade: 9

1 Curtida