Estou tentando entender o que tem de comum em minha coleção para diminuir a probabilidade de “decepção” com alguns jogos. Pois alguns jogos não tiveram tanta nossa atenção quanto alguns outros, por exemplo: 7 Wonders Duel, Coatl, Oh my goods, Holding on. Em compensação alguns outros fizeram sucesso como: Jaipur, Splendor Marvel, Encantados, Pandemic, Cartografos, Azul e Patchwork.
O que exatamente esses jogos que fizeram sucesso tem em comum? E quais jogos semelhante a esses vocês recomendariam?
Rapaz… o que esses jogos que fizeram sucesso tem em comum é que são bons jogos.
Não temos como comparar, por exemplo, um Azul ou Splendor com oh my goods… um é um jogo ok, os outro são duas das melhores indicações para quem está começando o hobby.
Melhor que nos perguntar o que esses jogos tem em comum é perguntar a sua mesa o que eles gostam/buscam nos jogos, e com base nisso procurar indicações que se adequem ao gosto da sua mesa.
E não tenha medo de se decepcionar. A decepção faz parte do Hobby e o mercado de venda/trocas é muito ativo. Você vai conseguir fazer sua coleção rodar se for o caso. Mesmo os “melhores jogos” não vão agradar a todos, se você está no começo do hobby, a ideia é experimentar e descobrir o que funciona e o que não funciona pra vocês.
De fato, acho q o ponto em comum aos joga q vc citou que o grupo gostou é o fato de todos serem considerados excelentes jogos, com premiações, bom ranking de forma geral e altamente indicados.
No fim das contas, ainda é tudo meio relativo. Mesmo esses jogos podem não cair no grupo de algumas pessoas ou grupos. Eu, pessoalmente, analiso sempre as mecânicas e temas q fizeram o grupo se divertir mais (seja por risada ou competição de estratégia). A partir daí, já sei mas ou menos que caminho explorar nas próximas jogatinas.
Só lembrando que o 7 wonders duel é considerado um dos melhores jogos desse de duel. Nao gosto dele, mas não acho que da para descartar.
Pessoalmente, eu acho que o que parece ser em comum em todos eles é a simplicidade das regras. Todos são jogos simples, rápidos de explicar (literalmente menos de 5 minutos para explicar o jogo), que os amiguinhos podem aprender e começar a jogar. Melhor ainda ter a noção de que podem evoluir com o tempo dominando melhor as opções táticas que têm no jogo (OK, exceto o Azul, que eu não considero um jogo, e mais uma mecânica, que está procurando um jogo. Muito boa a mecânica, mas faltando um jogo em volta).
Com esta pequena amostragem temos que dar alguns chutes, mas vamos lá:
7-wonders-duel cai na mesma categoria que jaipur , um jogo de duelo para dois jogadores. Imagino que prefira algo com menos confronto - no Jaipur tem uma corrida pelas pontuações, enquanto o 7 Wonders Duel tem um pouquinho mais de conflito direto. Outro ponto é que o Jaipur é mais simples.
oh-my-goods é um euro médio disfarçado de joguinho pequeno de cartas. É mais complexo do que parece, e o mais complexo de toda a sua lista. Apesar de não ser “complexo” comparado com tudo o que existe, no seu caso pode ser algo acima do que você está confortável para jogar.
splendor-marvel cartografos pandemic patchwork são todos jogos com um sistema de regras BEM enxuto, fáceis de ensinar, e com uma profundidade bacana dentro do estilo.
azul foi o mais difícil aqui de adivinhar. Eu colocaria ele no mesmo patamar, ou até mais agressivo que o 7 Wonders Duel, então fica difícil saber o porque você gostou de um e não do outro. Meus chutes seriam: você jogou Azul com 3-4 jogadores (aí distribui a agressividade, diferentemente do clima de 2 jogadores em confilto), ou você não jogou o suficiente para descobrir esta “malícia” do jogo - o Azul é diferente nas primeiras partidas.
Resumindo: parece que você curte jogos de poucas regras, enxutas, mas que te possibilite decisões interessantes, e sem muito conflito direto (especialmente em 2 jogadores).
Sugestões de jogos para você: draftosaurus , dorfromantik-the-board-game , bohnanza-por-um-punhado-de-feijoes , forest-shuffle , sagrada , forest-shuffle (se quiser me dizer em quantos jogadores costuma jogar, posso refinar as sugestões)
A sua lista de “favoritos” tem justamente jogos que rodam bem em 2 pessoas, regras fáceis, setup rápido, duração curta-média.
É justamente o tipo de jogo que costuma fazer sucesso aqui em casa, porque praticamente só jogo com minha esposa e depois que botamos a filha pra dormir, então já estamos cansados pra regras densas, setup demorado e jogo que demora.
Os que mais gostamos aqui: Cascadia, Splendor, Northgard, Invasores do Mar do Norte, Dice Forge, Carta Impera Victoria, Little Town, Fantasy Realms, Stone Age, Winspan… jogos nessa pegada aí, Euro leve/Family, de até 90min, regras fáceis e setup rápido.
O que eu fiz no meu caso foi colocar no chatgpt todos os jogos que eu gostava e falei o porquê eu gostava deles, e falei todos os jogos que eu odiava e o porquê eu odiava deles. Também listei jogos que eu não gostava muito. Nisso pedi pra ele fazer uma correlação com os jogos e me mostrar jogos semelhantes, a partir daí eu entendi se ele tinha entendido o que eu realmente queria dos jogos ou não. Depois fiz uns testes, peguei jogos que eu sabia que não gostava e mandei pra ele analisar, de acordo com meu gosto, se eu gostaria ou não, caso ele acertasse, eu sabia que estava bem “padronizado” o chat. Não é bem essa palavra, mas eu esqueci a certa kkk de qualquer modo, ás vezes vc testando aí da certo, porque ao meu ver, são todos jogos diferentes entre si, não tem relação nenhuma, a não ser que são jogos que funcionam bem para dois jogadores.
Amigo, sua pergunta é muito subjetiva. Pois envolve seu gosto, sua expectativa e também a reação das pessoas que eventualmente jogam com você.
Por exemplo, qualquer versão do Splendor além do base eu acho um insulto; Azul para mim é jogo de colocar em asilos e clínicas psiquiátricas. Pandemic eu tenho preguiça…
Se você quer diminuir ao máximo a probabilidade de frustração, tente alugar/jogar o jogo antes. Sempre presencialmente. Sei que para muitos é bem difícil e que o BGA/Steam/qualquer outra plataforma pode ajudar muito, mas a sensação e os prós e contras você só sente na mesa, frente a frente.
Tem muito jogo barato bom, tem muito jogo caro ruim. Se você não jogar antes não tem como saber.
Eu me controlei muito para nao escrever algo parecido.. kkkkk
No geral, é sempre eu e minha companheira, por isso tento explorar bastante jogos pensados em 2 jogadores, não atoa estou de olho em um King of Tokyo Duel pra ver no que dá
Uma indicação de um jogo q não é pensado exclusivamente para dois, mas funciona muito bem, é o The White Castle.
Eu recomendaria para você, com base na minha experiência e gosto:
Qwirkle
Harmonies
Tiranos de Umbreterna 2ªed
O senhor dos anéis duelo pela terra média
Twilight Struglle
Spirit island
Onitama
Innovation
Eu recomendo esses. São excelentes para dois jogadores e tem diferentes níveis de complexidade.
Acho que se não gostou do 7 wonders duel não vá no duelo pela terra média. E pela complexidade dos jogos aí, acho que por enquanto fique em alguns mais tranquilos, aí evita tipo o Twilight Strugle/Spirit Island.
Em geral recomendaria mais tipo Harmonies, Schotten Totten, Claim.
Os jogos citados não criam um perfil pela pequena amostragem, mas sugiro mesmo testar os jogos antes de comprar sempre, tem várias formas de buscar, seja conhecendo pessoas que tem, locais que tem para jogar no local/alugar, disponibilidade online, etc.
Acho que talvez seja até mais válido você se perguntar o que você sente falta do que pegar “mais do mesmo”
O que há de comum em sua coleção: são jogos bonitos, dinâmicos, fáceis de jogar, estratégicos; rodam bem em 2 jogadores. É o ponto principal da minha coleção também, embora deva ter uns 5 mais demorados e de média complexidade (Terraforming Mars, Red Cathedral, Wingspan, por exemplo).
Seguindo o perfil dos jogos que você curtiu, que são excelentes, eu indicaria: Project L, Lhama, Scout, Pega em 6, Kingdomino, Rummikub, Sequence, Nova Luna e um dos melhores que joguei neste ano: Dorfromantik (cooperativo).
É o principal quesito para comprar um jogo. Por isso, até hoje, não tenho Catan.