O que é mofo?
É um fungo que prospera havendo material para se alimentar e umidade, não precisa de luz. Prospera com ar parado e falta de circulação. Comida nos dedos (mesmo que você não enxergue) e depois mexer em componentes, espirrar ao ler o manual e coisas assim podem dar um início favorável ao mofo. Nem sempre precisa de alimento externo, seu próprio jogo pode ser um excelente alimento, infelizmente.
A parte visível do mofo do lado de fora não é todo ele, geralmente dentro do papelão também há o micélio que é sua maior parte. Sem umidade eles não necessariamente morrem, muitos apenas ficam em êxtase até terem condições favoráveis para voltarem ao trabalho.
Para evitar o mofo, o ideal é manter a Umidade Relativa (UR) do ar entre 40% e 50%, não ultrapassando a marca de 60%. Acima desse limite, o ambiente se torna propício para a proliferação de fungos
Reprodução: mofo produz esporos, que são pequenos fragmentos na parte externa dele, que esvoaçam e tem uma sobrevivência absurda. Podem ficar em êstase sem nenhuma umidade por tempos quase infinitos.
Todos que tive em jogos de tabuleiro passaram por 2 fases, na primeira é um pozinho, são pequenos pontos que brotaram de dentro do material e saem com a mão parecendo poeira bem clarinha. O estágio avançado já desenha círculos que possuem uma textura parecida com uma lixa ao passar o dedo.
Umidade
Dica de OURO para entender umidade:
A primeira coisa para testar umidade ambiente é comprar um higrômetro, eu tenho uns digitais da Xiaomi que são bluetooth inclusive, custaram perto de R$30 (aliexpress/shopee).
Tenho mais de um para saber qual a umidade no local que quero mudar e medir o lado de fora. Sem essa referência você pode estar mudando NADA e gastando dinheiro e tempo achando que tá fazendo algo. Se você não tem uma umidade externa como controle, não sabe se está fazendo algo real ou se é apenas a umidade natural que está medindo mesmo sem medida nenhuma.
Objetivo de umidade: boa parte de mofo fica meio paralisado em crescimento abaixo de 60% de umidade, quanto mais alta, melhor para ele.
Produtos
Álcool isopropílico 98%
Desmancha e mata mofo adulto, mas não mata esporos. Útil para desmanchar mofo em inserts de MDF pois MDF não se dá bem com água, pode usar sem medo.
“Sanol antimofo”/outros
Tem cloreto de benzalcônico, também é conhecido como cloreto de alquil dimetil benzil amônio, cloreto de alquil dimetil (fenil metil) quartenário amônio, cloreto de alquil dimetil (fenil metil) ou cloreto de amônio alquil dimetil benzil. É capaz de matar mofo adulto e também os malditos esporos, e acumula no material um tempo dando alguma paz mais prolongada. Já ouvi críticas(com sentido) que o produto vai danificar o jogo com o tempo, mas o mofo creio ser mais rápido em destruir que o antimofo, então aposto nele por enquanto. Um par de meses sem perceber que o mofo voltou e o estrago pode ser colossal.
A dica de aplicação é testar em locais pequenos para ver se não irá desmanchar a impressão ou coisa assim. Como por exemplo na bordinha impressa da parte interna da caixa/tempa. Alguns jogos ficaram pegajosos por um tempo após a aplicação, depois estabilizaram ao secar por uns dias. Tenha cuidado.
Não irá remover o mofo com micélio que penetrou a impressão, ou seja, remove pouco do VISUAL do mofo, esse trem já passou, o que se pode fazer é matar e deixar um fóssil eterno no seu jogo e impedir o crescimento.
Borrife em um pano e passe GENTILMENTE(não esfregue, pode remover tinta) para umedecer o material de leve. Prefira certificar que toda a superfície teve algum contato com o produto, sem deixar áreas sem passar. Ao umedecer papelão, não coloque direto no sol ou em local quente, pode empenar se secar muito rápido ou umedecer demais.
Silica-gel
Só regula ambiente muito fechados e pequenos tipo uma caixa de jogo u componentes dentro de um saquinho. Ela absorve cerca de 30% do próprio peso de umidade do ar, depois satura e vira enfeite, pode descartar. Existe um procedimento de aquecer a silica no forno para desumidificar, mas ela perde um pouco da capacidade de absorção a cada aquecimento. No microondas é muito rápido o aquecimento então ela racha com a umidade virando vapor(maior volume), no forno é melhor.
Uso bom para ela é fechar a caixa com ela dentro, ou colocar as coisas em ziplocks herméticos com ela. Ao abrir, descarte a silica que provavelmente já saturou e coloque outra.
Existe o sachê de bolinhas transparentes mais barato e comum. Também existem silica com marcador azul ou laranja que muda de cor quando satura.
Você pode comprar por kg e colocar em saquinhos de chá com barbante que são super baratinhos.
Uma dica é comprar silica com marcador de cor e misturar um pouquinho dela com silica transparente para ter uma visão geral da saturação e sair mais barata.
Potes de antimofo
Uso esses numa caixa 60l fechada onde deixo meus rolos de PLA para impressão 3D. Funciona sim, pois abro muito pouco e é um local pequeno. Também coloquei espumas na borda e na tampa para vedar melhor. Realmente fica mais baixa a umidade que o externo. É possível comprar refil por KG, basta procurar Cloreto de cálcio no mesmo formato, bolinhas ou pastilhas. Pode descartar o antigo no esgoto sem problemas.
ATENÇÃO: ao colocar refil no pote de antimofo nunca exceda a quantidade de fábrica, pois ele absorve MUITA água e transforma num gel ou cristais. Se você se empolgar colocando cloreto de cálcio exagerado, o pote irá transbordar. Se você deixar de uma forma que possa tombar, irá derramar um caldo mais difícil de limpar do que água! Sempre certifique que não tem como o pote tombar perto dos seus jogos, em estantes, armários, etc.
Os desumidificadores elétricos
Não adianta tentar desumidificar um ambiente aberto e ventilado, portas e janelas abertas. O ar troca umidade e você está tentando desumidificar toda a atmosfera do planeta, e não vai conseguir. Só funciona em locais o mais fechados que for possível.
Com placa Peltier como tecnologia refrigerante
Esses geralmente só servem para locais MUITO pequenos, se você medir com higrõmetro verá que mesmo tirando 300ml o ambiente muda muito pouco se for grande. Dimensionar errado só tem efeito psicológico. Você precisa olhar quantos litros ele remove por dia(mais importante), e também o tamanho do tanque de armazenamento.
Com compressor
Esse aqui realmente é o bicho, ele remove MUITO, tenho um que remove quase 3 LITROS por noite. Programo ele com plug inteligente e alexa pois o aparelho se “lembra” se estava ligado ou desligado ao cortar a força(importante, o smart plug apenas corta a força). E vou dizer que ele abaixa só uns 15-25% da umidade da minha sala (fechada). Não consomem tanto pois só desumidificam sem resfriar ambiente. Eu coloquei mangueira para jogar fora da sala e não precisar esvaziar o pote, o meu suporta isso. Desvantagem: preço de um ar-condicionado essa desgraça.
Ar-condicionado com função desumidificar
Nunca usei, mas citei aqui para vc saber que é uma opção sim. Com tecnologia “inverter” ele pode ser MUITO econômico para sua conta de energia, mas veja cálculos por si que eu não tenho um para dizer.
A importância da medição
Estes procedimentos, sem mensurar, podem ser apenas ilusão. É importante adquirir higrômetroS. Digo mais de um, pois uma medida é acompanhar o quanto a umidade abaixa e outra importante é monitorar um ambiente onde você não controlou, para acompanhar a diferença entre o ambiente aberto e o ambiente fechado e controlado, para saber se suas medidas são funcionais na prática.