Meus favoritos de 2023!

Fala, galera! Tudo bem com vocês? Como foi o ano de 2023 para vocês? Jogaram muita coisa nova?
Por aqui nós conhecemos quase 100 jogos novos, mas não necessariamente que foram lançados nesse ano.

O meu perfil de jogador acabou mudando um pouco pois aproveitei muito mais os jogos leves e familiares do que os jogos pesados. Por isso você quase não verá jogos desse tipo na minha lista de favoritos.

Então decidi compartilhar um pouco da minha experiência com vocês pois isso pode ser divertido e também elucidativo!

Preparei uma pequena lista, um top 9, que reúne os jogos que mais me agradaram ou me surpreenderam em 2023. Só valendo títulos lançados no Brasil em 2023 é claro, mesmo que na gringa eles tenham sido lançados antes.

the-white-castle
Jogo da duplinha Israel e Sheila que traz todo o sentimento dos melhores jogos intalianos de alocação de dados e combinhos deliciosos! É rápido e desafiador. Entrou no meu top porque quanto mais jogo, mais gosto dele. É aquele tipo de jogo que depois da partida a gente fica matutando o que poderia ter feito para executar melhor o seu planejamento. Bom demais!

mille-fiori
Esse não poderia não entrar! Mesmo que eu não tenha certeza ase ele foi lançado em 2022 ou 2023! rs Seria injusto não colocá-lo entre os favoritos quando jogamos 10 partidas em menos de um semana da sua aquisição. Viciante! Bem abstrato e matemático, é verdade, mas justamente por isso nós o amamos! Também é um jogo elegante, de regras fáceis de pegar, e muita maldade envolvida, como só o Dr. Knizia consegue imprimir nos seus jogos.

bamboo
Para incrementar a nossa coleção de grandes jogos em caixas “pequenas” o Bamboo chegou e já se tornou uma unanimidade, como sempre gosto de comentar. Um triplo quebra-cabeças, bastante tático, de planejamento desafiador e com uma boa dose de interação! Quem curte jogos para exercitar a inteligência espacial, vai se amarrar. Para completar é lindo e na minha opinião é o melhor original da Devir.

trick-of-the-rails-baroes-das-ferrovias
Esse chegou na maciota, em uma edição renovada e muito bonita. Jogo muito carteado com a minha família e preciso confessar que o Barões não foi um jogo que agradou logo de cara. Ele é meio complicado e um tanto contra intuitivo. Foi preciso insistir um pouco e queimar um tanto a mufa para finalmente ele mostrar a que veio. É uma vazinha com uma boa dose de planejamento e que traz um sistema de flutuação de quotas de ação que nós adoramos! Não é o típico jogo para dar risada, mas quanto mais jogamos, mais dele gostamos!

fora-de-ordem
Talvez a grande surpresa do ano! Mal chegou aqui em casa e já ficamos loucos para ver todas as cartas de listas! Esse é um jogo de trivia que subverte o gênero. A gestão de cartas na mão e o sistema de pontuação negativa é tão genial que em determinados momentos nos faz querer errar as respostas para pontuar melhor! Por incrível que pareça é um jogo de galera com muita estratégia. Também tem uma boa dose de dedução e uma pitada de blefe! Que jogo, parabéns aos autores!

cafe
É outro que chegou sem muito alarde, mas que é uma delícia! Máquina de pontos muito bem implementada em um jogo de colocação de ladrilhos. Nele precisamos estruturar a nossa cadeia produtiva de café. É rapidinho, mas nem por isso deixa de fritar os seus miolos! Como eu adoro jogos assim, não teria como Café ficar de fora desse top. A produção é caprichada e só para complementar: tragam mais jogos com temáticas inusitadas como essa!

aiye
Outro nacional! Dessa vez um que mistura a mancala com a montagem de máquina de pontos! Ele pode até assutar de primeira, mas no fundo é um jogo simples, com um quê de familiar, e rápido até, do tipo bem competitivo. Tem margem para muitas abordagens estratégicas diferentes. Adorei a proposta que conversa com a nossa cultura local e tem uma arte linda afro-futurista! Acho que o jogo não recebeu a devida atenção. Merecia uma repercussão maior, especialmente por ser um jogo bem único.

savernake-forest
Mais um do Rodrigo Rego. O cara tá demais! E posso falar? Para mim esse é o jogo mais redondo que ele já lançou até hoje. É um jogo de montagem de tabuleiro individual, nos moldes de tantos outros, mas o esquema de pontuação é muito bem bolado. Faz com que seja acessível a novatos e crianças, bem como desafiador para os mais experientes. Sem contar o draft duplo que é maravilhoso! Savernake engana. Pode parecer simples, mas de todos os jogos desse gênero é o que acho mais envolvente e instigante! Tanto que foi o único do tipo a permanecer na minha coleção.

aero
Por último um queridinho. A.E.R.O. é muito simples, rápido e tem muita sorte envolvida. O jogo é quase que só sorte, para falar a verdade, mas entrega alguns bons momentos de decisão! Seu grande trunfo, na minha visão, é entregar uma tensão crescente misturada com aquele comichão por superar a sua maior pontuação. Um jogo infantil perfeito para ensinar soma e multiplicação, mas que também é capaz de entreter os mais velhos por gerar muitas risadas na mesa!

Por último e não poderia deixar de ser, só queria comentar da minha menção honrosa:

trio
Ou o jogo da memória 2.0! De regras simples e muito viciante, Trio é realmente desafiador. Um baita acerto da Papergames. E confesso que só não entrou no top 9 porque eu gosto mais dos outros jogos do que dele hahaha Mas em compensação acho que, de todos os jogos apresentados, ele é o mais acessível e que deve agradar a mais pessoas!

E você já sabe quais são os seus favoritos de 2023? Conta aí!

5 curtidas

Se puder, jogue o Fantasy Realms. Dez minutos de muita estratégia e diversão. Minha família adorou!

1 curtida

Olá, Herivelto! Tudo bem contigo?
Obrigado pela dica! Muitas pessoas me indicaram o Fantasy realms também, mas ainda não tive a oportunidade de jogá-lo. Eu tive o Red Rising que é bem semelhante até e do qual eu gostava muito. Mas acabei me desfazendo dele por não ser exatamente o tipo de jogo que a minha família curte. Então preferi colocá-lo na roda e girar a coleção. Pode deixar que, assim que puder, vou jogar o Fantasy Realms! Como ele é mais leve, provavelmente deve agradar mais por aqui. E eu gosto demais desse tipo de mecânica dele.

2 curtidas