Keyforge: Mar de Trevas - Novidades da coleção e REVIEW

Este texto é parte do roteiro do video acima. Recomendo assisti-lo :slight_smile:

O que é Keyforge?

Keyforge é um cardgame competitivo, no estilo Magic, Pokémon, Yu-Gi-oh… são batalhas 1 contra 1 em que os jogadores irão convocar criaturas pra se enfrentarem, usar itens e cartas de efeito, e sair combando loucamente.


O objetivo é juntar 6 Aember pra forja uma chave, daí o nome Keyforge. Quem forjar 3 chaves primeiro é o vencedor.

O jogo foi criado por ninguém menos que Richard Garfield, o mesmo criador de Magic The Gathering, o que chamou bastante atenção pro jogo. Ou seja, não satisfeito em ter criado um dos card games de maior sucesso em todo o mundo, o cara quer tentar repetir o feito!

Foi lançado originalmente em 2018, chegou ao Brasil em 2019, e de tempos em tempos é lançada uma nova coleção com novas cartas, e mais novidades. A “Mar de Trevas” é a 5ª e mais nova coleção. E não é preciso ter as outras coleções pra jogar. Vc já pode começar por esse aqui mesmo.

Bom, legal, e o que o Keyforge tem de diferente de outros card games?

A primeira diferença está nos decks. Ao contrário do que vc deve estar acostumado, este não é um jogo colecionável, ou seja vc não compra cartas avulsas. Você compra pacotinhos com decks prontos. É só abrir e jogar. E são todos únicos. Não existe esse conceito de comprar boosters e cartas avulsas.


Cada deck tem um nome próprio, e todas as 36 cartas tem esse nome impresso.

Mas claro, não são cartas aleatórias. O algoritmo que gera os decks já coloca cartas que possuem uma certa sinergia entre si, permitindo combos e jogadas estratégicas. O trabalho do jogador é entender as possibilidades daquele deck e saber utilizá-lo da melhor forma possível.

Todos os decks vem com uma combinação de 3 casas diferentes. Umas mais focadas em ataque, outra em controlar o jogo do adversário, cura… enfim, cada uma com seu próprio estilo, e essa combinação das 3 casas permite uma grande variedade de jogo.

Como começar a jogar?

Pra começar a jogar, vc pode comprar essa caixa de iniciante ou só o deck fechado.

O legal da caixa de iniciante é q ele já vem com 2 decks fechados, o manual, e todos os marcadores que vc usará durante a partida. Ah, e vem tbm com 2 playmats de papel.

Vc precisa disso tudo? Não… mas é uma ótima forma de começar.

Novidades da coleção Mar de Trevas

Bom, são cerca de 280 novas cartas, e junto delas temos uma nova casa, a Abissais, com criaturas marinhas das profundezas do oceano. Os Abissais são especializados em controlar o jogo do oponente exaurindo suas criaturas, atrasando seu jogo e prevenindo que ele baixe ou use cartas. Ou seja, deve ser bem chato enfrenta-los.

E essa nova casa introduz um novo mecanismo no jogo: as MARÉS.

A Maré é uma carta nova que fica entre os oponentes dizendo pra que lado está a maré alta ou baixa. Se a maré alta tá pro meu lado, então a baixa está pro eu oponente.

Essa maré vai mudando ao longo da partida e ativando alguns efeitos de algumas cartas. Os efeitos da maré não são restridos à casa ABISSAIS. Cartas de outras casas tbm são afetadas e podem se beneficiar.

Outra novidade interessante são os baralhos GÊMEOS DO MAL. São baralhos iguais a outros existentes, mas com cartas GÊMEOS DO MAL, versões malignas de cartas existentes, com arte, e habilidades diferentes! E são decks bem raros de se encontrar! Imagina que doidera você enfrentando a versão maligna de seu próprio deck, hehe.

E claro, diversas novidades já introduzidas nas outras coleções tbm estão aqui presentes!

Opiniões

Eu já participei por um tempo da cena de card games, principalmente no Pokémon, há us 15 anos atrás. Adorava! Mas era bem claro que pra vencer torneios e se destacar vc tinha que gastar uma boa grana pra montar seu deck, comprando as melhores cartas e montando decks já manjados…

E eu achava isso um saco. Eu gostava de tentar montar meu próprio deck e tentar coisas novas usando cartas q ninguém dava bola. Eu perdia bastante, mas adorava… Mas com o tempo larguei mão desse tipo de jogo.

E quando fiquei sabendo do Keyforge e dessa coisa de decks prontos, putz… isso reacendeu a chama do card game em meu ser! Po, agora acabou esse palhaçada de montar deck com estratégia copiada!

Em teoria, eu não preciso gastar rios de dinheiro comprando cartas. Só preciso de um deck, e aí depende de mim aprender a jogar com ele, saber PILOTAR o deck, pra extrair o máximo de seu potencial!

Mas na prática não é bem assim… pq vc vai comprar vários decks, e experimenta-los pra ver qual se adapta melhor ao seu estilo de jogo. Mas ainda assim é mais barato q um Magic da vida…

Bom, o jogo em si é bem divertido! Fácil de entender os conceitos básicos, e bem desafiador durante a partida. Pra quem tá acostumado com outros jogos, pode estranhar que não há um custo pra baixar cartas. Não tem energia, mana, terreno… nada disso. É só baixar e pronto. Ao invés disso há esse conceito de escolher a casa ativa todo turno, e eu acho bem legal!

Às vezes vc tá com uma carta bem forte pra baixar, mas não tem nenhuma outra carta da mesma casa. Aí vc fica naquela dúvida: será q vale a pena gastar meu turno inteiro pra baixar só essa carta? Ou então vc tá com diversas criaturas em jogo, mas não tem nenhuma outra carta pra baixar daquela casa. E aí, vale a pena?

São decisões importantes q vc deve tomar durante toda a partida. O cenário ideal é vc ter um monte de carta da mesma casa pra usar tudo de uma vez e encher a mão no fim do turno. E quando isso ocorre é bem satisfatório.

A quantidade de efeitos de palavras-chave é bem grande, principalmente agora na 5º coleção, então quando fui jogar pela primeira vez me senti meio perdido. Mas uma coisa interessante é que as cartas de maré tem em seu verso um resumo de alguns efeitos presentes naquele baralho. Muito útil!

Essa nova mecânica de maré, é OK, fácil de entender e aplicar. É uma nova camada estratégica no jogo, mas tbm é mais uma coisa pra vc ficar de olho durante a partida. Junto dessas novas palavras-chave, fiquei com a sensação de ser muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, mas pode ser só impressão minha, de quem voltou a jogar 4 coleções depois.

A nova casa Abissais, funciona de um jeito parecido com a casa DIS, das outras coleções. A DIS não está presente nessa Mar de Trevas, então é como se fosse uma substituta.

Por ser um jogo com forte apelo competitivo, agora durante a pandemia sofreu bastante por não estar ocorrendo torneios que movimentem a comunidade. Por outro lado é um jogo pra dois, então com 2 a 4 baralhos já dá pra brincar bastante em casa. Vc podem jogar trocando os baralhos e experimentar novas possibilidades de jogo.

E com isso veio tbm outra novidade fresquinha: o lançamento do Keyforge Adventures! São cenários pra se jogar sozinho ou em grupos, pra enfrentar um baralho automato. Pra isso basta baixar os arquivos e imprimir em sua própria casa! Ainda não experimentei, mas achei interessantíssimo. A promessa é de lançar cenários diferentes de tempos em tempos, todos gratuitos. Por enquanto só tem em inglês, mas a Galápagos já está trabalhando nas traduções. A promessa é de sair ainda em Maio de 2021.
Keyforge Adventures - Site oficial

Ainda sobre os torneios, tem um modo q eu achava genial: os torneios selados. Nesse formato todo os jogadores abriam um baralho na hora e já jogava! Ou seja, nada de trazer baralho de casa e vir com estratégia pronta!

Outro formato interessante era um em que os jogadores trocavam o deck entre si. Enfim, como deu pra perceber é um jogo que privilegia o jogador e sua forma de pilotar o deck, ao invés de um “deck mais forte”

Enfim, Keyforge, gosto bastante, mas jogo menos do que gostaria. Recomendo bastante pra vc que gosta de card games, mas não curte a parte da montagem dos decks, e sim jogar e se adaptar com as diferentes situações que vão aparecendo durante a partida.

Certamente vou experimentar esse modo solo.


Curtiu?

Então siga a Mesa Secreta nas redes sociais e acompanhe mais do nosso conteúdo:

Instagram: https://www.instagram.com/mesasecreta
Youtube: Mesa Secreta - YouTube

Conheça nosso Clube de Secreteiros:

Com apenas R$5 no Picpay, vc ajuda bastante o canal e ainda participa de sorteios e um grupo exclusivo com a equipe Mesa Secreta.

Seja um Secreteiro: PicPay

4 curtidas