Jogando Dominant Species

Um dos meus jogos favoritos da GMT e o Dominant Species (DS). Gosto tanto que ate peguei a versao mais nova (o Marines), e nao e que foi uma agradevel surpresa.

Mas, como nem tudo e perfeito, infelizmente, IMHO, o DS sofre de um problema enorme. Devido a como ele e feito voce tem uma combinacao limitada do numero de jogadores que funciona. Especificamente, os problemas que temos:

  • 2 jogadores → Cada jogar precisa jogar com 3 especies, o que fica muito, mas muito pesado. Ainda mais que o seu placar final e o menor deles (Vai La Knizia). De verdade eu prefiro o Marines nesse count.
  • 3 jogadores → E um dos numeros que funciona bem, mas o tabuleiro fica meio folgado, com varios territorios ocupados por apenas 1 jogador. O bom e que o jogo acaba sendo rapido (se bem que chamar 2h:30 de queimar a cuca e zoar o amiguinho rapido, pode nao ser muito correta para alguns).
  • 4 Jogadores → Ate da p jogar, mas o mapa fica esquisito. Na secura vai, mas confesso que eu evito, e jogo o Marines.
  • 5 Jogadores → Esse eu simplesmente nao jogo. Fica longo, e a especie que falta, impacta o jogo.
  • 6 Jogadores → Para mim o numero perfeito. Infelizmente acaba ficando longo, 3h:30 ou mais. Mas uma experiencia excelente no jogo.

Mas vamos ao que interessa: Ontem (Marco 7), a jogatina da 5a a noite ficou apenas com 3 jogadores, e conseguimos jogar uma excelente partida de DS.

Claro que como sempre (era um grupo que em geral e bem agressivo), o caos reinoum, e na 1a rodada. so 1 jogador tinha especies no tabuleiro. Olha o estado do tabuleiro no fim do 1o turno.

O mais cruel, e que minha especie so comia Grama. Considerando isso, notemy o que esta faltando na mesa. Outro jogadore foi removido do jogo, mas pelo menos ele tinha a agua que ele precisa na mesa para voltar.

E ai que veio a grande reviravoltao. Pq saimos do 1o turno achando que o Amarelo tinha a vitoria certa, afinal o DS e um jogo de 6 turnos (como eu odeio esse 6o turno, e como o Marine melhorou nesse quesito).

Nao e que no final, conseguimos voltar, e o Amarelo ainda ficou em ultimo lugar? Ficamos muito surpresos. claro que o vermelho por ainda ter o alimento no mapa pode se recuparar mais rapido, e assim acabou levando o jogo por uns 15 a 20 pontos (numa partida de 240 pontos para o vencedor.

Note, a foto foi tiranda antes do score da domination e final. Entao o verde (eu) consegui reduzir a diferenca para o vermelho, mas nao o bastante para virar o jogo. Tudo isso pq a comida sumiu do mapa no turno 1.

Como sempre, o jogo brilha com um grupo agressivo, que adora ver o caos rolar.

PS - de bonus ainda jogamos uma partida dfe Nucleum, que para mim, e um dos melhores jogos de 2023, se nao o melhor.

2 curtidas