Insert em TPU com Impressora 3D de filamento?

Me dei de presente de natal uma impressora 3D Sovol SV06, já pensando em fazer uns inserts e outras coisas pra mim. O primeiro insert que fiz foi um completinho pro duna-imperium que peguei no Printables, que ficou muito massa.

Mas, como o PLA é um material muito rígido, fiquei pensando se seria viável fazer inserts em TPU, que é aquele material mais mole usado em capinha de celular.

Alguém aí já experimentou/viu algum insert impresso em TPU?

8 curtidas

Salve Renato,

Fiquei curioso, porque você não quer usar o PLA? Me parece contra-intuitivo usar O TPU flexível para organizar e proteger as peças do jogo (fora o trabalho que dá imprimir em TPU, rsrsrs).
Eu já imprimi vários inserts em PLA, e nunca tive nenhum problema com eles, por isso fiquei curioso!

Abs,

1 curtida

Fala @mitconnedonia! Valeu pela resposta.

Então, eu imprimi em PLA silk, o que eu achei é que ele é bem rígido e eu não me surpreenderia se com vai-e-vem de caixa com alguns transportes, com tokens/tabuleiro/etc atritando com o PLA, estes não poderiam acabar esbranquiçando um pouco. Pode não ser um problema no geral, mas o insert que eu imprimi, nos parâmetros recomendados pelo autor, ficou com alguns cantos bem finos.

E eu sei, eu sei que é paranoia! :laughing:

Mas fiquei com essa impressão. E, embora imprimir em TPU pareça mesmo ser bem complicado, pelo que vi em alguns vídeos o pessoal imprimindo bandejas, imaginei que o resultado ainda seria rígido o suficiente para servir o propósito de um insert.

Você imprime os seus em PLA no geral? Já testou algum outro material?


Não sei se já viu também, mas existe uma biblioteca para o OpenSCAD especificamente pra projetar inserts de jogos de tabuleiro:

Claro que tem alguns já prontos disponíveis por aí que são tão bem pensados que nem vale tentar uma alternativa, mas deixei esse cara no “radar” para algum caso que eu não encontre e precise fazer eu mesmo! :wink:

Opa Renato!

Então, eu costumo imprimir só em PLA pela praticidade e preço, mas já tentei ABS e me dei mal (temperatura não se manteve alta o suficiente, ficou uma porcaria, kk).

A minha impressora não imprime em TPU por não ter o Direct Drive, mas a do meu irmão tem, e acompanhei ele com uns 5 ou 6 testes em TPU até ele perceber que não vale muito o esforço, a não ser que você queira algo realmente flexível.

Sobre os inserts em PLA, acho que depende muito do design deles. A maioria dos que eu imprimi ou têm um encaixe específico pros tabuleiros, ou não chegam a encostar muito, mas nunca tive nenhum problema.

Já desenhei alguns básicos, por exemplo um organizador de cartas pro Flamme Rouge (Flamme Rouge Cards Organizer by MarcelloDelai - Thingiverse). O OpenSCad é muito bom pra isso, mas pode ser um pouco difícil de mexer se não tiver muita prática. Eu usava o SketchUp, que é bem fácil e tinha um plugin pra exportar pra .STL, mas desde que saí da empresa que tinha a licença, não mexi mais com ele.

Na grande maioria, eu pego do Thingiverse ou do Printables também, e se necessário só dou uns retoques no modelo!

2 curtidas

É, eu acho que é um pouco de paranoia, aliada à ideia de que “seria legal” algo mais flexível porém ainda resistente, mas não é bem uma necessidade hehehe, mais uma curiosidade. Eu ainda vou pegar um rolo de TPU para arriscar, mas já prevejo muita dificuldade :lolsob:

É, eu tenho feito isso também, mas estou aprendendo ainda. O Fusion 360 foi o que eu mais achei intuitivo para isso, e tem uma licença para uso pessoal.

No caso da biblioteca para o OpenSCAD que mencionei, a ideia dela é você não precisar saber programação, apenas inserir os parâmetros de como quer as caixinhas e tal – na teoria simplificaria bastante coisa, mas eu não cheguei a usar.

1 curtida

Bom Dia!
Também não achou que seja muita vantagem imprimir em TPU, eu gosto da rigidez, que deixa o insert mais ajustado as caixas, mas é sempre bom lixar as quinas muito vivas.
Com relação ao material eu ja trabalhei com um material flexivel, PLA Flex da 3dLab, é uma mistura de TPU com PLA, consegui imprimir algumas peças com a minha impressora que é Bowden (não é Direct Drive) talvez nao é tão flexivel quanto TPU, mas deve servir ao seu propósito.
Eu sugeriria testar PETG também, é mais dificil de trabalhar que o PLA, mas mais fácil que ABS, e tem umas propriedades legais. Tem mais memória, aguenta temperaturas maiores, e é mais “duravel”, o PLA com tempo e sol fica ressecado e quebradiço.

1 curtida

O tinkercad é gratuito para usar direto no navegador e exporta stl

Para coisa menos orgânicas, para importar SVG(2d) e fazer meeples e inserts ele roda bem.

Valeu @sarcinellirenan!

É, eu imprimi um punhado de coisa em PETG também, mas essa ideia do PLA flex pode ser bem interessante, um meio termo.

Eu acredito que o PLA silk que usei seja um pouco mais rígido do que o outro PLA que tenho por aqui, e realmente os cantos mais vivos precisaram de uma lixada.