Innovation: A Nova Moeda

Quantos Innovation se compra com um Gloomhavem?

O Contexto

The First Contact

Meu primeiro contato com Innovation foi muito ruim. Explico:

Era nossa ultima jogatina pré-pandemia. O sol brilhava na Cidade-Azul, e uma tarde quente castigava o apartamento recém-mobiliado do Xupim. A cerveja gelava descia fácil enquanto o zumbido um campeonato de Age of Empires II emanava da TV Smart. As pilhas de jogos se acumulavam a medida que cada novo jogador chegava, enquanto a tarde e o álcool consumiam o narrador.

Democraticamente fomos selecionado um jogo de cada um dos presentes. O jogo do Israel Fonseca escolhido foi Innovation (olha o review dele aqui). Talvez ele estivesse na fissura do jogo, por ter encontrado o Santo Graal dos jogos de carta com recheio, e ai cometeu o erro de apresentar o jogo logo numa partida em 4 (2 duplas). Não apenas eu, mas os outros 2 novos jogadores não entenderam direito o que aconteceu.

Isso foi foi a última gota, tudo estava acabado…

Jogo aleatório do caraí! Take that de roubar pontinho? Estão brincando com a minha CARA?

Com a experiência foi traumática, não se ouviu falar do jogo por 1 ano.

A Virada de Mesa (não literal)

Durante o Período Renascentista do Jow (final de 2020-início 2021), adquiri Red7, de Chuck Chudyk, mesmo autor de Innovation. O jogo me conquistou pela genialidade e simplicidade. Isso me trouxe interesse aos jogos “só de cartinha”. Por influencia do Marcius Fabiani e do Israel, e as restrições financeiras do Jow, Innovation voltou a figurar nas possíveis aquisições.

Fui jogando no BGA para ver se era tudo aquilo e a cada partida ele crescia mais no meu falido coração gamer. Mandei vir a cópia e foi só felicidade jogando em 2 com A Noiva.

O Bom

  • Preço imbatível. Como o Israel Fonseca comentou no review dele sobre ROI, na base dos 50–70 pilas não há nenhum outro jogo no mercado brasileiro que traga tanta profundidade com tão pouco.
  • Produção nacional boa. Gosto da textura lisa das cartas, parecem aqueles baralhos imortais da Copag (será que foi feito com eles?). Eu jogo sem sleeves e sem medo, com o máximo de prazer (!).
  • Regras simples. A complexidade está nas escolhas, não nas regras.
  • Foge do lugar comum dos card games. Não tem efeitos estáticos, gatilhos, custos, armadilhas, pilha, layouts diferentes de cartas, janelas de eventos, micro-sub-fases, barra de vida, modificador de dano e defesa.
  • Manual muito bom. Só seguir 100% a regra e você não se perde.
  • Interação indireta. Comentei de Take That ali em cima, mas não bem isso, pois você nunca mira em um jogador específico. Outro detalhe é que você consegue ver O Bicho Vindo, ou seja, da para preparar uma defesa contra uma carta chata que teu oponente baixou e está louco pra usar e te arregaçar.

O Ruim

  • Não joga igual em todas quantidades de jogadores. Nem todo jogo escala bem, mas esse aqui muda bastante na questão da aleatoriedade. Jogo em 3 no BGA e percebo o aumento da aleatoriedade e da dificuldade de leitura de mesa, mas principalmente, da dificuldade em obter as cartas de símbolos necessários (seja para atacar ou defender). Em 4 nem quero imaginar o caos.
  • Nunca introduza ele em 4 player (nem em duplas). Acho que o próprio manual fala sobre isso. Em duplas pode até ficar legal com pró-players que adotaram o jogo como religião, mas descartaria apresenta-lo a novos jogadores assim.
  • Não é jogo Civ. Muita gente chega a ele por ouvir falar tanto no BGG como Ludopedia que é um jogo de Civilização. O cara já imagina que vai jogar Civilization VI com cartinhas, mas não é bem por ai. Ele tem tema de tema de civilização, mas passa longe de ter um feeling Civ. Algumas cartas e combinações evocam bastante tema, mas outras exigiriam um exercício de abstração enorme. Cuidado com as expectativas!
  • Interação pode ser pesada. Mesmo não sendo ofensiva nem direta, tem cartas que em determinadas condições vão dar uma cagada boa no seu jogo.

O Neutro

  • Nunca veremos expansões. No começo a Ludofy (pré-Grok) falou na edição Deluxe (todas as expansões), mas deram para trás e trouxeram a versão basicona. Também não sei se as expansões agregam tanto assim… o jogo base me diverte bastante!
  • A arte é simples. Para alguns, simples demais. O design foi feito para facilitar a jogabilidade, não para brilhar os olhos, e ele cumpre o que promete.
  • Aleatoriedade. Jogo com cartas únicas, é claro que vai haver uma boa dose de sorte envolvida nas compras. Principalmente com 3–4 players é mais difícil conseguir o que você precisa baralho para se defender ou montar aquele combo massa. A solução disso é jogar e jogar, para conhecer bem o baralho e as cartas de cara era. Quem gosta gosta, quem não gosta curte.

Veredito

Nunca imaginei que me tornaria um fanático por um jogo de 50 pilas, mas é isso: Jogaço para 2! Talvez seja bom em 3 e 4 (duplas) como alguns reviews falam, mas só vou saber disso após a pandemia. Por enquanto, recomendo esse jogo para casais ou quem tem um parceiro de jogo bem fixo.

Nas nossas conversas aqui com o grupo o jogo virou padrão para avaliar se um jogo mais caro vale a pena. Sempre é perguntando “Quantos Innovation daria para comprar, hein jow?” e ai refletimos um pouco antes de seguir com a gastança desenfreada.

Selo Spiel des Djows™ DUPLO de “Custo Benefício Nacional para jogo de cartas que virou referencia monetária na precificação de Jogos de Tabuleiro Modernos”.

Nota 10 (para 2p), deixaria qualquer coisa de lado para jogar uma partidinha (Sistema de Avaliação Spiel des Djows)

Até o próximo review rápido (mas nem tanto)!

10 curtidas

Muito bom o texto!

Comprei o Innovation no domingo, chegou ontem e para garantir que não iria ser mais um integrante da estante da vergonha estreamos ainda ontem.

Mesmo tendo só uma partida na bagagem concordo com os pontos que colocou, paguei R$ 54,90 com frete grátis, já até fiz outras compras igualmente boas antes da pandemia, mas com os preços crescentes como estão sobraram pouquíssimas pérolas nessa faixa de preço – principalmente com jogos já chegando a 25 Innovation :grin:

Gostaria de experimentar em duplas, mas não me vejo tão cedo conseguindo 4 jogadores já fluentes no jogo para essa façanha (melhor evitar apresentar a novos jogadores nessa configuração, pra não repetir sua péssima experiência de 1ª partida! :sweat_smile:).

3 curtidas

Excelente compra Renato, aposto que usou uma ótima ferramenta de comparação de preços de jogos que um pessoalzinho bom andou botando no ar né :wink:

Também quero jogar mais em duplas, mas agora não da mesmo. A idéia é divulgar a qualidade do jogo para que os amigos também tenham uma cópia em casa, assim quando se encontrar já estão todos redondinhos nas regras.

1 curtida

Fala Djow! kkkk muito engraçado o texto fiquei rindo o tempo todo!
Comprei o jogo mas está na prateleira da vergonha junto com Mottainai!
Tá difícil achar pessoas pra jogar algo mais denso!
Grande abraço! ótimo review!

1 curtida

Fala João. Obrigado pela leitura!

Te entendo… qualquer jogo de 3 players ta com pouca saída aqui. Mas bora botar um filho/irmão/esposa/pet pra jogar em 2p ai ahaehahae

Mottainai ta aqui na lista pra ir pra mesa em breve, não foi fácil achar cópia hein.

Se quiser jogar Innovation no BGA podemos jogar lá, só me adicionar. "red_djow"o usuário

Conseguiu achar Mottainnai? No ano passado ainda tinha alguma coisa por aí. Meus jogos de cartas estão tudo no 0x0, pois minha esposa só quer tabuleiro. Fico doido pra estrear o Innovation, que chegou a pouco tempo, o Mottainnai, q já nem me lembro das regras e nem joguei e o Race for The Galaxy, q só verifiquei.

1 curtida

@napocoelho achei sim cara, usadinho, sleevado em perfeito estado, o cara fez um preço camarada, mas foram semanas pra aparecer a oportunidade.

Para convencer a esposa aqui a jogar esses jogos menores de cartinha eu expliquei que eram mais rapidos de montar, guardar, e claro, jogar. Ai conseguimos encaixar em janelas de tempo menores. Assim passamos Brass/GWT pra Innovation/Claim/Valknut kkk

Esse lance de convencer a esposa é complicado. Tem que ter muita paciência, já que no meu caso, não tenho muita escolha. Meu filho ainda está com 4 anos e até ele pegar o jeito dos joguinhos, vai demorar, hehehehe.

Tenho muitas expectativas pelo Mottainai. Só que, apesar das regras simples, é complexo pô-la em prática, quem dirá ensinar alguém q prefere a simplicidade. Nisso, prorroguei a estreia por medo de assustar a única pessoa com quem costumo jogar frequentemente, que é a dona maria. Ela não tem perfil “gamer”, então tenho q ir devagar. Acabei pegando o Innovation por falarem tão bem e por manter o conceito de múltiplos efeitos em uma carta, com o intuito de suavizar a experiência para quando eu for apresentar o Mottainai.

1 curtida

Show! Começa com esse Innovation que vai ser sucesso sim. Mottainai ainda tô com medo de apresentar pra esposa kkk

É, eu entendo bem desse “medo”. Tipo, achei tranquilo ensinar Brass ou Spirit Island, mas o processo de jogo do Mottainai me pareceu muito confuso inicialmente. O curioso é q as regras são até simples. Enfim, estou falando demais do Mottainai num posto do Innovation, malz aí.

1 curtida

Estamos abertos a conversa, sem problema de falar de outros jogos. Pra vc ver, já tivemos Mottainai aqui no grupo, lá na época do lançamento. Tentamos jogar 2 vezes não saiu nada, muito confuso, um dia tiramos para fazer uma força e jogamos 3 partidas “completas”. Até hoje me lembro delas terminando super rapido sem ninguém entender nada kkk O dono do jogo vendeu a copia.

Dessa vez, já tendo jogado Red7 e Innovation, agora entendendo “a cabeça do designer”, espero entender mottainai de vez kk

Hahahah, ô lôco! Quer dizer então q o Mottainai já deu muito coro por aí. Será q eu deveria comprar tb o Red7? hahahaha. O Red7 está equivalendo quase 7 UNOs ou 1,6 Innovations (já me contagiou com esse lance de “escambo comparativo”).

1 curtida

Kkkkk

Red7 que começou a fagulha do Innovation aqui. Faz tempo que tinha desacreditado de jogos de cartinha e o Red7 (principalmente no modo avançado) que trouxe a vontade de estudar mais sobre jogos baratos, pequenos, e tb sobre o autor De ambos jogos. Mottainai voltou pro “colecionismo” mas realmente espero algo melhor dele dessa vez kkk

1 curtida