Confira nossas aventuras minutos antes da feira e o dia 0 (imprensa)
Pré-feira
Nos nossos primeiros dias na Holanda, não fomos muito atrás de jogo, mas fomos ajudar a jogar fora o lixo da reforma do Israel. Como agradecimento, ele nos apresentou para mim e Bob o Zero to Hero, do Martinho Wallace.
Press enter or click to view image in full size
Uma boa vaza com madeirinha da Xalingo em vez de cartas. Nota 7 sólidissima como uma peça de madeira chinesa, talvez subindo mais com mais jogatinas. Até procurei cópia por lá, mas o bicho tá caro e raro. Não sei se fazia parte da mecânica, mas pra gente foi um jogo de pura negociação.
Depois conhecemos Panda Spin (1x, Novidade). Longe de ser um Tichu-Killer como Israel sempre fala, mas entendo o sentimento. É uma escalada onde você quer esvaziar a mão o quanto antes para ganhar mais pontos. Mas é muito mais objetivo e menos opaco que o clássico “chinês”. A decisão de jogar para perder e melhorar sua mão, ou tentar baixar as cartas primeiro; é muito bacana. Nota 8, cade a edição Pt-BR?
Nota: estava anunciada edição German/Portuguese em Essen pela MM Spiele. Durante a feira fui até eles e eles não conseguiram trazer cópias, mas ninguém soube explicar porque diabos seria lançado em português.
Depois veio Cat Blues: The Big Gig (1x, Novidade) do Knizia. Esse jogo veio como “brinde” no KS de outro jogo maior, e parecia ser até melhor que o jogo principal.
Nota 7 Empolgado (porque venci). Estranho na explicação, mas com aquela genialidade Kniziana durante a partida. Jogaria mais facilmente, só teria que trazer o Israel junto para explicar. Fiquei interessado na partida longa, pois jogarmos apenas a introdutória, parece que vira uma guerra sanguinária e lenta em busca da batida perfeita. Produção muito massa!
Na piada de que “na Europa, todo lugar tem jogo”, entramos em uma livraria qualquer e lá estava Druids of Evora do Feld, lançamento da Feira que por um motivo qualquer já estava a venda. Israel não perdeu tempo e arremessou seus euros no caixa.
Para desespero da nossa lombar, abrimos, aprendemos e jogamos no chão do AirBnB do Bob. Druids of Edora (1x, Novidade) é bem produzido se comparado com tudo que já vimos da Alexa/Ravensburg. Papel e papelão mais mais robustos, arte muito bem trabalhada e madeirinhas que parecem miniatura. O jogo é um Feld como todo Feld, encare isso como quiser.
Dia 0
Com nosso passe de imprensa tivemos acesso ao dia 0, onde são feitas apresentações sobre a feira e os joguinhos, o seu tamanho (aumentou!), o crescimento e alcance do hobby, a quantidade de lançamentos e países participantes.
Depois de beber toda a Coca, água com gás, suco e café disponíveis na faixa, acompanhamos a premiação do Deutscher Spiele Preis (German Game Award) 2025. Prêmio dado aos 3 primeiros colocados em uma votação da comunidade alemã de jogadores jogos de tabuleiro lançados na Alemanha. Os vencedores foram 1) SETI 2) Endeavor 3) Bomb Busters (lista completa aqui). Vários discursos depois, foi muito legal ver como os caras que admiramos são só nerds nervosos em outros idiomas.
Press enter or click to view image in full size
Em seguida a feira abre com uma área menor e específica para mostrar as Novidades, com área de tietagem aos vencedores do GGA e claro que tiramos fotos com os premiados favoritos.
Hisashi-san thumbs up!
E rolou uma conversa do Israel com o Tomas do SETI sobre o equílibrio do jogo em 2P. 100% ataque e 110% defesa.
Nota do isR34L: Em resumo ele disse que o pessoal tem que parar de chorar e aprender a jogar o jogo (risos).
Essa área fica no que seria o Hall de Entrada da feira nos dias seguintes. Não é enorme, mas longe de ser pequeno. Caminhamos por horas, conteúdo infinito. Conversamos com David da CMON (e Man VS Meeple), que se tornaria nosso amigão na feira nos próximos dias. Jogou pra baixo avaza do Snoop, e fez uma boa propaganda para o Collect. Segundo ele, colocar uma IP no jogo do Snoop acaba atrapalhando, fazendo parecer que é um jogo infantil, enquanto Collect tinha uma arte de animais zoados mais ampla.
Conversamos por muito tempo sobre “o jogo das batatas”, que depois nos foi propriamente apresentado como Yotei. O estante estava cheio, então o Israel recebeu a explicação de uns 2 metros de distância do jogo kkkk
Na conversa com Friedemann Friese, tentamos fazer uma piada com algum componente do Power Grid ali no meio de um jogo de Mafia, e ele ficou viajando… acho que ele não v6e uma cópia de PG há alguns anos. O que surpreendeu foi a quantidade de lançamentos dele (além do próprio jogo tema da feira, Fair Enough). Confesso que comecei a dar mais moral para os outros jogos não-PG dele. Soubemos também que ia rolar um teste secreto de alguma vaza nova. Gente boníssima!
Encontramos e tietamos o casal do Board Game Rambling. Ele é gigante e ela, minúscula. Simpatia e malas cheias de jogos ganhos das editoras.
Falar em ganhar jogos, tivemos contato com a editora BGNations, que prontamente nos ofereceu uma copia de 12 Rivers. Em um futuro, review do Barrage Family. A camiseta do Spiel des Djows se pagou, pois foi ela que fez o cara perguntar o que fazíamos, de onde éramos e como nos alimentávamos.
Também foi a primeira interação com o casal Jogos, Café e ETC, únicos BR que vimos nesse dia. Bem burros, nós não tiramos foto na hora.
Foi um dia saudável, com várias mudanças de ambiente, boa interação com os expositores e sobrecarga de tanto jogo novo. Dentro os destaques visuais: Cascadia Junior, Botswana, Lovecraft Letter Arkham Horror, Novo Forest Shuffle, Barbecubes, Nova Era, Garden Lake, KOI, Jisogi, Railway Boom, Berlin 1945, Pulitzer, Rise of the Wasteland, Tundra, Artistry, Tax the Riches, El Pantano de Feya, Recall, Covenant. Isso tudo só de olhar e achar bonito, e não era nem 1% do que tinha lá.
Final do dia, mais um Druids of Evora, no mesmo local, no mesmo tapete. Esse fiquei de fora, mas a turma jogou em 4p e só acompanhando já pude ver eles explorarem novas partes como as poções e as gemas.
Nosso video sobre esse dia você confere aqui.
Conteúdo oferecido por Leão Livros. Use o cupom DJOW5 para receber 5% de desconto em toda a loja.
3D Zimba para deixar seus jogos com os organizadores definitivos. @3DZimba no instagram para orçamentos.
-
Blog independente no Medium
-
Blog no BoardGameGeek
-
Canal da Ludopedia
-
E até Youtube!
-
Podcast Sólido 7 (Spotify / Amazon / Apple / Pocket Casts / YouTube)





















