Fazer a busca encontrar resultados com o nome do jogo em inglês (e não apenas português)

Eu usei a função de busca aqui do ComparaJogos, buscando por “terraforming dice” para achar a nova versão baseada em dados do aclamado jogo Terraforming Mars. O único resultado encontrado foi “Terraforming Mars: The Dice Game – Promos”, relativo a cartas promocionais para o jogo. Eu assumi que o jogo (sendo de lançamento super recente) ainda não estava registrado no site, e quase fechei a aba. Mas daí notei um discreto link em cima da imagem das Promos dizendo que esse item é uma expansão para o jogo… “Terraforming Mars O Jogo de Dados”.

Ou seja, buscar o nome de um jogo em inglês não irá encontrar nada, e o usuário é obrigado a saber o nome do jogo em português para conseguir encontrar. Considero isto uma tremenda falha do sistema do site. O mesmo deveria incluir no mínimo o nome de cada jogo na língua inglesa, e de preferência em outros idiomas também. Esta informação não é difícil de se obter automaticamente, é só puxar da página correspondente do jogo no BoardGameGeek, pois lá eles listam o nome dos jogos em muitos idiomas.

1 curtida

Fala Érico, tudo bem?

Realmente apenas o nome principal é pesquisado, no momento.

“Tremenda falha” eu acho um pouco exagero :laughing: mas vamos considerar essa possibilidade sim, pelo menos nos nomes mais conhecidos. Nesta mesma atividade também faremos a busca ser menos sensível, permitindo erros de digitação.

Nós já temos os nomes localizados de todas as edições, mas vale ressaltar que a API oficial do BGG não disponibiliza essa informação, infelizmente, e usamos uma estratégia diferente para obtê-la.

Outro fato importante a mencionar é que a API do BGG não é pública, tampouco gratuita, eles exigem uma negociação comercial caso haja qualquer mecanismo de rentabilização por quem for consumir a API.

Obrigado!

2 curtidas