Diversão Offline (em casa mesmo)— Junho/2022

Acervo

- Silk + Welcome To + Rock And Roll Manager (Troca)

  • Silk era para ser um Tigris and Euphrates fofinho para jogar em 2p. O problema é que ele tem um “defeito” maluco na pontuação que triggera o fim de jogo, o que torna ele muito curto para 2p, e com 3 ou 4 eu vou preferir o Tigrão.
  • Welcome To cansou um pouquinho, nada contra, só acho que posso jogar outras coisas mais legais com civis.
  • Rock and Roll Manager era do meu ex-concunhado (!) que largou o jogo aqui depois da separação. Como tem lembranças associadas ele acabou nunca vendo mesa.

+ Flick 'em Up! + Indian Summer (Troca)

  • Flick ’em Up! foi único jogo de “jogar em pé” que já brinquei, na finada Player 4 Luderia. Foi só uma partidinha, mas ficou uma lembrança tão boa!
  • Indian Summer veio para virar presente de aniversário para A Sobrinha. Bem bonito, tem uns animais fofos e parece sussa nas regras.

- Muitos jogos pequenos (Venda)

  • Os Pilares da Terra: Joguinho de Cartas: não curti o desenrolar da partida. Provável que melhorasse com mais partidas. Nota 5.
  • High Society: jogamos só um dia e foram várias partidas seguidas. Foi divertido, mas enjoou. Nota 7.
  • Valknut: arte e produção muito boas, regras fáceis. Só faltou vontade de jogar, pois era mais um para jogar e 2p, e A Noiva já mostrou que gosta é de jogo com mais sustância e sem conflito tão direto. Nota 7.
  • Claim (e família): mais um que foi legal levar em pequenas viagens para joga em 2. Acho que a aleatoriedade desfavorece o jogador vazeiro profissional, e equilibra o jogo para o asno (como eu) que não sabem contar cartas. Nota 7.
  • Entre Linhas: jogamos em 2p uma vez só para testar o conceito. Não temos público nem e nem vontade de jogar esse estilo de jogo. Nota 6.
  • Sirvam o Rei: duas partidas rápidas foram suficientes para eu entender que duas mecânicas que eu não gosto ficam bem ruins juntas: memória e agilidade. Nota 5.
  • Drakkar Tum Tum: idéia muito legal, mas não funcionou em 2, e fiquei com VERGONHA de propor pra jogar com mais gente lol. Talvez se coubesse mais players para gerar um tom mais festivo, sei lá. Nota 6.

- Diamant (vendido para LeoDoraJu)

Também conhecido por Tesouro Inca, era o único party game ao qual eu tinha algum apreço, pois as vezes que jogamos foram épicas (versão Grow). Importe essa versão linda da Iello que poucas vezes viu mesa.

Ao emprestar para Leo e família, percebi quanto alegria estava presa ali dentro da caixinha. Jogo bom tem quer ser jogado (mesmo que por outras pessoas kkk). Nota 8, e Selo Spiel des Djows de “Melhor Jogo Festivo que simula a ganancia do Gollum”.

- Emboscados (presente a pra Dora)

Outro que foi emprestado para Leo e família. Dessa vez foi a pequena Dora que gostou do joguinho. O tio Djow aproveitou o aniversário dela e já deixou de presentinho a própria cópia. Nota 7, um ótimo jogo leve, com um twist dos “papéis” secretos que deixa ele mais apetitoso ao gamer.

+ Hansa Teutonica: Big Box (Playeasy)

Com a vendas dos jogos pequenos e uma ida forte ao sebo, consegui levantar um dinheiro para pegar dois itens da minha wishlist.

Hansa paixão a primeira partida no TTS. Jogamos a cópia do Diego e foi ótimo (mesmo com regra bem torta). Como ele não me convida mais para jogar porque não gosta de mim, tive que pegar uma cópia para poder brincar.

Esse veio para a sessão “Grandes Clássicos”do Acervo do Djow. Puxei o gatilho na compra pois, como já comentei algumas vezes, a preferencia da Noiva é sempre por jogos com mais peso, mesmo com civis na mesa. Hansa me parece uma boa pedida para essas situações de público misto: pela facilidade das regras, ações rápidas e um jogo que se passa no mesmo board com todo mundo visualizando o que está acontecendo.

+ Res Arcana (Playeasy)

Estou de olho nele desde que pedi ajuda dos amigos da Ludopedia. Depois de percorrer todo aquele caminho que vocês conhecem (muuuita leitura, reviews, videos) cheguei a conclusão de que valia o tiro: um novo jogo rápido e com sustância, para jogar em 2p com A Noiva, mas que também funciona com mais jogadores.

+ Arboretum (MasmorraBG)

  • Só cartas: check
  • Setup rápido: check
  • Dureza: check

Jogo que já estava de olho faz tempo, agora que a Conclave fez o favor de lançar, não tem desculpa. Bora sofrer criando um jardim botânico ou uma área destinada para o cultivo de uma coleção de árvores, arbustos, plantas herbáceas, medicinais, ornamentais ou outras.

+ (segunda cópia) Arkham Horror: The Card Game (rolo)

Fui montar uns decks para jogar a campanha de Carcosa e fiquei PUTO com a falta de cartas básicas. Relutei por anos, mas uma boa oferta e adicionei a segunda cópia da caixa base desse grande LCG.

Jogatinas!

Res Arcana (11x): depois de muita insistência, a primeira vitória online!

Foram 3 partidas ao vivo com A Noiva. Ela curtiu, mas não foi aqueeeela explosão de alegria. Ela acho meio “dificinho e tals”. Como joguei muito online, faço as jogadas automáticas, e ela ainda tem que pensar nos caminhos e ações. Acho que ela curtiu um pouco mais do que do RFTG.

Nota 8: jogo redondo, rápido, mas quero ver MAIS dele na mesa.

Teotihuacan (6x): Novo jogo do Marcel, viu mesa 3 vezes já. A primeira partida aprendendo em 4p foi meio demorada, mas faz parte. Me lembrou um pouco Trajan, no sentido de que deve-se aprender a manipular o mecanismo de ações para executar o que você quer, e depois chegar em alguma estratégia. Jogando no BGA para tentar aprender e acompanhar o resto do grupo que está VOANDO. Nota 8 (era 7 quando tentei aprender e não fui capaz kkk), e subindo a cada partida (só vamos rodar mais rápido ai ow pessoalzinho do AP, quero jogar mais vezes kkk).

Nota isR34l: A única coisa boa desse jogo é o miolo (construir a pirâmide), o resto para mim é Chuchu Feelings™. Nota 6.

Innovation (4x): todas partidas online, daquelas sorrateiras, no final da noite, quase jogando realtime. Impressionante como jogar com a turma de nível maior traz outra visão do jogo, com novas formas de exploitar as cartas mais inúteis. NOTA DEEEEZ.

Yokohama (3x): uma partida presencial, e depois fui para a péssima implementação do BGA para tentar entender melhor o jogo. Nem pense em tentar jogar na tela do celular. Nota 9, jogão sem caminhos definidos para vitória.

Hallertau (2x): com A Noiva trabalhando bastante (alguém tem que pagar as contas enquanto o jow gasta com joguinhos), não sobrou muito tempo para nossas partidas do melhor jogo de fazendinhas com rotação de culturas na Alemanha. Uma das partidas foi com Nael e Marcel, onde amargamos todos pontuações abaixo dos 80 pontos (medíocres!). Nota 9: jogo essa carta que me permite jogar essa e zaaaazz e zazzz!!!

Hansa Teutonica (2x): foram somente duas partidas de Hansinha, mas é daqueles jogões de ficar comentando dias depois sobre estratégias, aberturas e filhataputagens. A segunda partida foi só sentar e jogar, sem regras, melhor experiência é impossível! Nota 9, se um dia eu aprender como joga, vai ser 10 kkk!

Troyes (1x): partida online, agora com as regras quase aprendidas, mas em termos estratégicos ainda sou um bêbezinho.

Race for the Galaxy (1x): uma partidinha do jogo base no BGA, só para lembrar que eu nunca vou conseguir vencer a turma com XP lá nos 400.

As Viagens de Marco Polo (1x): aquela uma partida de sábado de manhã. Delícia de jogo onde você tem que ir ajustando sua estratégia a cada dado colocado pelo oponente.

Pax Pamir (1x): partida online pelo Rally The Troops, com Israel e Marcius Fabiani. Implementação perfeita, permite uma visão ampla do status atual do jogo, o que favorece os viciadinhos tipo Israel a vencerem de forma abrupta. JOGAÇO (mas acho que gosto com mais gentes).

Nota do isR34L: Tenho que enfatizar, a implementação ai do site é muito boa mesmo. Perfeito pra quem se mudou pra Holanda e deixou os miguxos pra trás. Que venham mais jogos!

Shinkansen: Zero Kai (1x): futuro lançamento pela Meeple BR (É isso mesmo direção?), fomos de partida de aprendizado com cópia importada do Felipe.

Começou meio travado mas depois liberou geral (!), e se solidificou como o Melhor Jogo de “construção de linhas férreas para as olimpíadas de 1964 no Japão”.

Ele um espécie de stockholding, onde você investe nas estações que estão sendo construídas, e dependendo do que os jogadores fazem, elas vão valorizando ou virando lixo. O plot twist é que existe um fator semi-coop, onde todos os jogadores podem influenciar diretamente os valores dos tipos de estações, além de impedir que trechos sejam completados, o que afeta o a pontuação de turma toda. Me lembrou um pouco Mombasa, mas com mais sangue-no-zóio. QUERO MAIS!

Outros

Olha que curioso: o cara contratou um artista para fazer a arte, printou a carta e colocou no topo do deck, dando essa primeira carta pra namorada. Ela disse sim!

Mês do DOFF, e não foi dessa vez que fomos lá participar com a turma, mas acompanhamos tudo por aqui. Feliz demais de ver o evento ganhando a força que foi demonstrada pelo tamanho, lançamentos, movimento e repercussão. Acompanhei pelo insta do DuqueBG (melhor cobertura), e depois nos youtubes do Covil e Mesa Secreta, e cobertura privada no grupo secreto do É Tipo War.

Fiz um upgrade (comprei) do galinho de marcador de primeiro jogador do Hallertau. Fora a beleza desse galo (!), fiquei surpreso com a chegada em menos de 24 horas entre compra e entrega via Mercado Livre.

Lançamentos

Um jogo que nunca me chamou taaaanta atenção, mas ter acesso a ele aqui facinho no Brasil fez rever seus potenciais. Será que roda bem em 2 jogadores?

Do mesmo autor do grande Hansa Teutonica. Será que está no mesmo nível? Cada jogo do cara é bem diferente do outro!

Só joguei no BGA na época do KS, agora fico na dúvida se o bicho roda bem ao vivo mesmo, ou foi só a implementação perfeita do BGA que fez ele ser legal.

Nota do isR34L: Se ainda não conferiu, pode ver meu veredito aqui: https://www.ludopedia.com.br/topico/58756/carnegie-mediocridade-bem-acima-da-media. Lembrando que sou excessivamente amargurado (risos).


3 curtidas

Welcome to não me agradou sequer na primeira vez que joguei, diferente do Cartógrafos que até hoje é sucesso.

A implementação do Pax Pamir no Rally the Troops ficou excelente mesmo.

Acho que demoraste para ter 2 decks base do Arkham Horror LCG.

E Innovation eu deliberadamente me afastei pois estávamos jogando SÓ ISSO.

1 curtida

Fala Roberto. Pois é, tb acho que demorei pra pegar a segunda cópia. Era muito triste montar decks sem ela.

Abraço, obrigado pelos comentários!

1 curtida

Tá vendendo o Valknut por quanto?

Fala Júlio, já foi embora esse.