Cosmic Encounter Duel propõe caos galáctico para dois jogadores

Cosmic Encounter Duel é o tipo de jogo que em um primeiro momento você acha esquisitão, mas quando se deixa envolver, é impulsionado — assim como talvez seria se caísse em uma dobra espacial — para dentro desse “universo” doidão de alienígenas inusitados.

Pensado para dois jogadores, Cosmic Encounter Duel entrelaça suas mecânicas em uma temática galáctica muito louca. Os jogadores são figuras alienígenas bizarras com habilidades únicas, cujo propósito é se inscrever no Conselho de Cidadania Cósmica, mas como a galera das Relações Alienígenas (RA vulgo RH para nós, humanos normais) galáctica esqueceram de fazer duas cópia do documento de inscrição, um duelo será necessário para garantir a cidadania cósmica.


Pilote suas naves e proteja seus interesses! Viva ao melhor meio transporte da galáxia!

Em Cosmic Encounter Duel você deve travar um duelo com seu amigo-inimigo, portanto considere os seguintes conceitos básicos para fins de contextualização:

  • Alienígenas — os alienígenas são os personagens disponíveis para vocês escolherem, e trazem para o jogo habilidades únicas e distintas dependendo da espécia;
  • Naves — as naves são utilizadas tanto para atacar seu adversário quanto garantir territórios (planetas);
  • Planetas — os planetas são lugares não colonizados onde vocês poderão colocar batalhar com suas naves para colonizar;
  • Dobra — a dobra é um tipo de limbo onde suas naves poderão ser enviadas para lá.

Através das chamadas cartas de destino, é desenrolado as principais ações do jogo. As cartas de destino, quando reveladas, determinam uma descoberta, evento ou renovação. Quando é uma ação de descoberta, geralmente você deve revelar um novo planeta e em seguida travar um duelo para garantir o controle do mesmo. Em caso de evento, ocorrem desafios mirabolantes, enquanto renovação traz alguns benefícios.

O jogo termina quando um jogador dominar cinco planetas ou perde utiliza todas as suas naves, porém há exceções dependendo da habilidade de algum alienígena. Os tão clamados duelos ocorrem quando jogadores são instruídos a enviar naves para dominar algum planeta, nessa fase os jogadores antes precisam escolher um número X de naves para serem enviadas, feito isso colocam suas naves no planeta em questão. Agora devem decidir secretamente seus planos através de cartas que variam entre -2 e 42, decidido qual carta usar, decidem sua investida tática, podendo ser de ataque, defesa ou recuperação. Após tomarem suas decisões estratégicas, é revelado primeiro as táticas, caso ainda restem naves de ambos jogadores, será então revelado os planos. Vence o duelo o jogador cujas táticas removeram todas as naves do adversário ou o número do plano é superior.

42: A resposta sobre a Vida, o Universo e tudo o mais.

O fator estratégico maior do jogo está justamente nos duelos, sua sobrevivência de primeiro contato com o adversário depende de algumas ações de caso pensado como: quantas naves você tem disponível para enviar para aquele duelo; como gerencia o uso das suas melhores táticas, e também observa as táticas já utilizadas do adversário, pois só assim poderá ter investidas inteligentes, afinal há somente 5 fichas de tática, e depois de exaustadas, se não aparecer algum tipo de evento que você possa tirar vantagem, será necessário recuo para serem recuperadas; se nada ainda foi o suficiente para derrotar seu adversário, o duelo será decidido nos planos, então se faz necessário entender a probabilidade de algum número alto aparecer, assim como se atentar aos números que já foram revelados. Ainda tem mais situações estratégia, já dizia nosso amigão Buzz Lightyear: “Ao Infinito e além”. Cartas de emissário e/ou alienígena também possuem habilidades que podem ser um grande trunfo (ou não) para você.

Cada partida de Cosmic Encounter Duel requer algum tipo de estratégia diferenciada, além da nova disposição de cartas de descoberta, dependendo dos alienígenas e emissários em jogo, cada adversário terá algum ponto forte e fraco para explorar e ser explorado. Devido tamanhas mudanças a rejogabilidade do jogo é alta, porém vale salientar que depois de algumas partidas é perceptível uma sensação de mais do mesmo devido a estrutura baseada em etapas, talvez um reflexo da repetição de etapas comuns em um curto espaço de tempo. Outro probleminha seria as nuances de linguagem dos textos, não chegam a comprometer a experiência, e no próprio manual há alguns esclarecimentos, mas vez ou outra as mesmas podem deixar alguns questionamentos.

Bem-vindo ao caos galáctico!

Sempre que olho a caixa de Cosmic Encounter Duel na minha prateleira, penso no quanto gostaria de pegá-lo e colocá-lo na mesa imediatamente. É um jogo bem convidativo por ser rápido de montar e jogar. Desde a minha primeira partida, fico querendo jogar mais e mais… admito ter sido abduzido pelos alienígenas desse universo bizarro… Características assim fazem a gente gostar mais de um determinado jogo de tabuleiro do que de outro, independente do quão bem produzido seja. As vezes a gente é pego por algo que nos pega de jeito, e é isso. Cosmic Encounter Duel está longe de ser uma experiência do gênero perfeita, e pode sim não ser o seu jogo, mas posso dizer que se você se deixar abduzir, esses alienígenas podem acabar ganhando seu coração, e a gente que ama esse hobby, gosta desse risco.

Fonte: pecaempilha.com.br/cosmic-encounter-duel-opiniao


Gostou do conteúdo? Dê uma força! :wink: