Calendário de jogatina. Quando você joga?

Sabemos que o momento ainda não é propício para as jogatinas, mas em breve, poderemos voltar ao normal. O amigo Ricardo Magana do grupo do Telegram, Board Game Brasil, compartilhou uma lista com sugestões de joga. É uma espécie de calendário, com momentos para enriquecer a sua jogatina.

image

Corujão
Esse é um momento especial de virar a noite com os amigos e familiares. Uma joga iniciando por volta das 20h sem hora para acabar. A sugestão é acontecer na sexta-feira ou no sábado à noite, por voltas das 20h. O limite é o raiar do sol!

Joga da Madruga (ou maratona)
Se a sessão corujão é um momento especial, a joga da madruga é uma experiência “uaaauuuu”! Normalmente o encontro é feito no sábado e a jogatina começa às 7h da manhã e vai até as 3h – 4h da manhã do dia seguinte. São 20-21 horas de jogatina consecutivas!

Dia da Campanha
Tem aquele jogo de campanha (e/ou legacy) e não consegue fechar mesa para jogar? Te damos uma sugestão.

Jogos de campanha são aqueles que apresentam uma história com continuidade de uma partida para outra. Você percebe uma evolução de personagens, cenários, entre outras coisas.

Marque um encontro uma vez por semana para dar sequência na história. A sugestão aqui é escolher um dia fixo de semana à noite, de forma a garantir a organização / presença de todos, além da continuidade das partidas.

Encontro em Luderia
O objetivo desse encontro é confraternizar com os amigos e familiares em uma luderia, unindo a jogatina a um super cafezão ou almoço / jantar. Você aproveita para conhecer novos jogos, um novo lugar e até fomentar os negócios locais.

Eventos
Eventos regionais, locais ou nacionais são ótimos para conhecer novos jogos e jogadores. São experiências enriquecedoras, onde você entra em contato com o mundo dos board games.

Entre os evento que podemos destacar, estão o Board Games SP, que acontece na capital paulista regularmente. No Nordeste tem o Spa de Jogos. Tem ainda o Boards & Burgers em Curitiba para a galera do Paraná. E para todo o Brasil existe o Diversão Offline que acontece anualmente, exceto esse ano que foi cancelado. Aproveite as jogatinas que acontecem na sua região.


Jogatina no evento Boards & Burgers

Encontro na casa de amigos e familiares
Nesses encontros, você se reúne com amigos e dependendo a quantidade de pessoas, pode fazer até mesmo mais de uma mesa. O horário pode variar em função da disponibilidade das pessoas e para unir o útil ao agradável, seria interessante ter um momento de pausa entre uma partida e outra.

Esse intervalo serve para um momento de confraternização, como um almoço ou um jantar. Importante que quem vai receber as pessoas pense no espaço adequado e na alimentação. De repente fazer uma vaquinha para pizza, ou até pedir algo por aplicativos de delivery.

Churrasco
A sugestão é iniciar no final da manhã e tirar um tempo para ficar focado somente no churrasco e encontro social. Após todos já terem se alimentado e colocado o papo em dia, é chegado o momento de iniciar o processo de jogatina. É uma forma de não misturar comida com o jogo e manter o convívio social. O tipo de jogo pode ser qualquer um (leve, médio ou pesado).

Para quem está na vibe de festa e confraternização, uma boa sugestão, é jogar somente party games. Para jogadores mais “hardcore” talvez não funcione, mas para novatos e enturmar a família, funciona muito bem. Você vai vivenciar de 10h a 12h consecutivas de muita diversão, com a vantagem que são jogos normalmente de tempo curto de duração, regras simples para aprendizado. Nessa dinâmica, mesmo as pessoas chegando em diferentes horários, é fácil de se encaixarem nas mesas.

Encontro de Math Trade na mesma cidade
Caso você ainda não conheça, Math Trade é um sistema de trocas indiretas gerenciado pelo BGG que qualquer pessoa pode organizar. Quando organizado para acontecer dentro da mesma cidade, existe o benefício que todas as trocas aconteçam em mãos, sem a necessidade de envio logístico, embalagem especial e tudo mais.

Unindo o útil ao agradável, nada melhor do que ter um dia especial para encontrar em um local específico para fazer as trocas entre os participantes em um evento. Como sugestão, uma parceria com uma luderia é “uaaaauuu”, pois o ambiente já é preparado para receber muitas pessoas.

A ideia é aproveitar não somente para fazer a troca, mas também ter um momento social para uma jogatina. É uma ótima oportunidade para fazer novas amizades.


Saudades de uma pilhagem, né, minha filha?

Todos juntos e misturados com um único objetivo: D.I.V.E.R.T.I.R.

E aí como são as jogatinas na sua cidade? Conte pra gente nos comentários quais dessas atividades o seu grupo faz ou outros diferentes.

Fonte: texto publicado no blog Tábula Quadrada:

3 Curtidas