Alhambra - A Cidade Por trás Dos Muros

E aí pessoal, como estão? Jogando muito? Espero que sim. Alguns avisos antes do Post: O Canal Tabulando foi criado com o intuito de falar sobre boardgames e ajudar, principalmente os iniciantes no mundo dos BGs. Vamos para o jogo de hoje: Alhambra.

image

Tema
Em Alhambra, os jogadores tem que construir a melhor cidade e como o próprio nome diz, é a cidade de Alhambra na Espanha.

Ficha Técnica

Lançado fora do Brasil em 2003, por diversas editoras, entre elas Queen Games, Asterion Press e G3. Aqui no Brasil foi lançado em 2017 pela Flick Game Studio e é do designer Dirk Henn. É um jogo de 2 a 6 jogadores, para 8 anos ou mais com duração de 45 a 60 minutos e as mecânicas são: Colecionar Componentes,Selecionar Cartas, Gestão de Mão e Colocação de Peças.

Na Ludopedia ocupa a posição de número 205 com uma nota média de 8.0. Na boardgamegeek ocupa a posição 425. É considerado um jogo de construção de cidade. O peso do jogo é de 2.11. O Jogo não tem nenhuma dependência de idioma e necessita de 110 sleeves no tamanho 57,5x89mm.

image

Objetivos Gerais

Em Alhambra cada jogador tem o objetivo principal de montar o seu complexo através de uma mecânica bem famosa e agradável, conhecida como Tile Placement. Com 3 ações principais: comprar tiles, pegar dinheiro e montar sua Alhambra, o jogo se desenrola sempre abordando essas ações e se revezando entre os jogadores da mesa.

Vencendo o Jogo

O Jogo em Alhambra termina quando todos os tiles da sacola forem comprados e colocados no mercado. Vence no final que tiver marcado mais pontos de Vitória. Esse pontos de Vitória são ganhos mediante o jogador ter mais prédios construídos de uma determinada cor em 3 etapas: primeiro nos dois quintos do jogo, segundo no quarto quinto do jogo e terceiro e último, no final do jogo.

Eu gostei do jogo, achei bem estratégico e fácil de jogar e aprender. Talvez o único porém dele pra mim, é que o fator sorte é muito alto. É um jogo de colocação de peças e logo nos vem à mente: Carcassone. Mas em Alhambra, há algumas regrinhas bem interessantes, que deixam o jogo com um certo nível estratégico, como por exemplo, a regra dos muros. Outro ponto fraco do jogo, é a duração. O jogo é bem demorado e dependendo do seu gosto, você não queira jogar outra partida logo em seguida. De uma forma geral, eu gostei do jogo mas eu não teria na coleção.

Considero a curva de aprendizagem mediana tendo em vista que leva -se poucas rodadas até que se pegue o jeito do jogo. A sua originalidade é maia alta pelo fato inovador das peças do mercado serem compradas com dinheiro específico, além da colocação dos tiles na Alhambra. A rejogabilidade é alta pois nenhuma partida tem como ser igual a outra já que o número de tiles e dinheiro é bem grande.

Considerando que é um tile placement , uma mecânica já presente em muitos jogos; talvez o principal e clássico seja Carcassone; e bem conhecida, a curva de aprendizagem é baixa na minha opinião. Em poucas rodadas se pega o jeito do jogo. A originalidade também é baixa, tendo poucas coisas diferentes em relação a outros jogos com a mesma mecânica.

Em relação à rejogabilidade, eu diria que é média, pois não sabemos quais tiles e cartas estarão disponíveis ali na mesa para os jogadores. A dificuldade do jogo eu diria que está em como o jogador vai administrar a colocação do tile no jogo, nunca esquecendo jamais, a regra dos muros. Além disso, o jogador tem que saber a hora certa de comprar um tile e gerir muito bem as cartas na mão.

A arte do jogo é bem feita e os detalhes em cada tile chamam a atenção e depois que termina, o jogo merece uma foto. Não chega a encher os olhos, mas é uma arte muito bem feita. Podemos dizer que o jogo é dependente da sorte. O jogador depende das cartas e dos tiles no mercado para construir. E se outro jogador pega aquele tile e a carta que eu queria antes da minha vez, tenho que mudar minha estratégia, então fator sorte alto para Alhambra.

Não deixem de compartilhar, criticar e sugerir. Até o próximo post pessoal !!! Desejamos a todos uma boa semana.

1 curtida