[Análise] Porradaria Card Game

Análise do jogo Porradaria


Título: Porradaria Card Game (2020)
Idade Recomendada: 10 +
Duração média da partida: 40 min
Número de jogadores: 2 a 5 jogadores (até 10 com expansão)
Designer: João Toledo, Jorgson Smith Jr, Thiago Hara
Artista: Estação Q
Editora: Estação Q

" Trace sua estratégia, escolha seu adversário e dê início aos combates. Permaneça vivo na parada! O jogador que perder todas as cartas está fora. Tudo termina quando os seus adversários forem derrotados."

Financiado em março de 2020 no Catarse, Porradaria foi lançado em outubro do mesmo ano, sendo criado e elaborado de forma independente.

Um jogo de cartas com cores intensas e chamativas, artes extremamente bem feitas, num estilo fortemente inspirado nos jogos de luta clássicos, tais como Street Fighter e Mortal Kombat (sou da galera do King of Fighters 97, me julguem).

Tem um nome muito legal, que chama atenção, já falei das artes incríveis? E ainda cabe no bolso!

Porradaria é um jogo que tem tudo para dar certo e ganhar destaque em todos os eventos!

Então, vamos à análise!

Resumo do jogo:

Cada jogador escolhe uma personagem, cria-se uma pilha central com o conjunto de cartas dos personagens escolhidos. Então, cada jogador começa com 6 cartas na mão e pronto! Estão todos prontos para o combate.

Ou quase isso…

Ao longo dos turnos, os jogadores compram uma carta do centro da mesa (ocultas) e decidem: passar a vez ou atacar alguém.

Para realizar um ataque, os jogadores precisam atender a alguns pré-requisitos:

  • Carta de Arma

  • Carta de Lugar

  • Carta de Porrada (no mínimo uma)

Ou seja, se quer dar porrada em alguém, você precisa ter condições primeiro.

Se vai brigar, briga direito!

Então, o atacante define com quantas cartas ele quer atacar (no máximo 6) e, o defensor, se defende com a mesma quantia de cartas. Depois disso, basta somar os pontos das cartas e ver quem ganhou a briga!

Quem perde o combate, descarta todas as cartas utilizadas (sai com uma mão na frente e outra atrás). O ganhador descarta “somente” as cartas de arma, lugar, coringas e especiais (só ficam as cartas de porrada).

Ficou sem cartas na mão? Está fora do jogo!

Para manter o equilíbrio e lógica do jogo, as cartas de campo de batalha e armas não podem ser utilizadas mais de uma vez em cada combate. Ou seja, não é possível atacar alguém com 4 cartas de campo de batalha.

E para evitar que a galera faça montinho em alguém (eliminando alguém muito cedo da partida) ninguém pode ser atacado duas vezes na mesma rodada.

Onde o jogo fica interessante:

Porradaria não é somente acumular um monte de números, ele possui diversas outras formas de alterar o rumo dos combates. Não basta os jogadores atenderem os requisitos de briga e saírem se digladiando, existe todo um blefe por trás destas cartas.


Quando falam que é só encher a mão pra ganhar.

Lembram das personagens que cada jogador escolheu?

Cada um deles possui um “combo”. Um efeito que é disparado assim que o jogador ataca ou se defende com uma determinada combinação de cartas. A combinação necessária é exclusiva de acordo com cada personagem:


Cada personagem tem seu próprio campo de batalha e arma

Nunca se sabe quando um jogador irá combar na sua cara, transformando aquela sua estratégia incrível em algo não-tão-incrível-assim.

Além disso, temos as cartas:

  • especiais, que possuem vários modificadores de combate e surpreendem os adversários.

  • cartas coringa, que podem auxiliar o jogador a juntar alguns pontos ou combos.

  • cartas de fuga, que dão um turno a mais de vida para o defensor.

Descrição física do jogo:

Peso: 0.30kg(64 mm X 89.0 mm) - cada deck

A caixa é bem pequena e leve, igual a baralhos convencionais.

Cartas: 55 cartas (63.5 mm X 88.0 mm)

Além de uma textura e gramatura super adequada para serem embaralhadas, as cartas possuem aquele tamanho padrão de Magic, que todo mundo adora!

Quanto à arte, as cartas são muito, muito, muito bem desenhadas! Mesmo nas cartas mais simples (as de porrada), capricharam MUITO no traço! Além disso, Porradaria trabalha com uma paleta de cores tritone super interessante:

Uma cor forte + 2 cores semelhantes (mesma matiz) + preto + branco


Isso deu um efeito visual incrível no jogo, além de agilizar o reconhecimento das cartas.

Box promocional 23cm x 16cm x 5,5cm

Caixa com insert, 2 decks e tabuleiro

Além dos decks normais (para até 5 jogadores cada um), é possível adquirir uma box promocional, que já contém dois decks (10 jogadores) e um tabuleiro para auxiliar o entendimento das brigas.

Prós:

  • Ótimo Party Game!

  • Jogo muito rápido, com setup bem fácil e com interação entre jogadores altíssima e constante.

  • O manual é muito claro, mesmo resumido em apenas uma única carta frente verso.

  • O site do jogo nos surpreendeu! É um complemento impressionante na explicação das regras! Extremamente bem explicado e cheio de exemplos práticos.

Regras do Jogo (porradaria.com.br)

  • Cabe no bolso e nem precisa de uma mesa muito grande para ser jogado- cabe na mesa do bar!

9 entre 10 boardgamers recomendam esta mesa para jogos!

  • Dependência de idioma médio /baixo. O jogo em si não tem nada escrito (somente números), apenas as cartas especiais possuem.

  • O jogo é expansível até 10 jogadores, perfeito para eventos!

  • Rejogabilidade bem alta, pois depende da sorte, da interação dos jogadores (e até de um blefe) e de qual personagem o jogador quer utilizar (já que possuem 10 bem diferentes!)

  • Preço em conta e bem “modular”: R$ 40,00 uma caixa com 55 cartas

Contras:

  • O jogo é bem divertido em 2 jogadores, mas perde 90% do seu brilho. 1x1 é muito legal, mas um free for all de 10 pessoas, vencendo o último jogador de pé é muito melhor!


Se você conhece este jogo, entende muito bem do que estou falando.

  • Apesar do manual explicar muito bem a mecânica geral, ele não se aprofunda sobre as cartas especiais, que são a única parte textual do jogo. Diferente de 7 Wonders ou Kingdom Builder, que mesmo sem possuírem textos complexos (não dependentes de idioma), descrevem carta por carta, efeito por efeito em seus manuais.

  • Enfrentamos um pequeno revés em relação a jogadores com “medo de atacar”, tornando o jogo muito parado no começo. Isso se repetiu em mais alguns momentos do jogo, criando um clima de guerra fria.

  • Os Sleeves são fáceis de achar, mas não cabem na caixinha normal, nem na promocional.


Tem espaço, mas não dá pra guardar

Opinião pessoal:

Porradaria é um Family/Party game incrível, com uma arte impecável e com personagens muito bem escolhidos!

São poucas as oportunidades em que conseguiremos colocar um cangaceiro, um monge, um pirata e um alien, todos descendo a porrada um no outro!

É interessante percebermos que, por trás de todo um visual deslumbrante, Porradaria trabalha muito com contagem de cartas, blefe, alianças e traições. É muito importante prestar atenção nas cartas já utilizadas, para saber quais cartas seus oponentes podem ter, ou não.

O clima “guerra fria”, que se instaura na mesa de tempos em tempos, é um pouco contraditório, levando em consideração a ideia do jogo. No entanto, Porradaria possui muita abertura para alterações e variantes. Por exemplo: impor algum limite de cartas na mão ou bônus para aqueles que não param de perder combates.


Além disso, já temos a box promocional bem grande, que cabe várias expansões! Seja com novos personagens, novos combos (especiais) e até eventos aleatórios, que estimulem a luta em determinado momento.

Por enquanto é só!

Se gostaram ou viram algum erro, só comentar abaixo!

A Itabuleiros trabalha com locação de jogos, card games e RPG, além da organização e decoração de diversas festas e eventos com jogos de tabuleiros.

Confiram também redes:
Instagram: @ITABULEIROS
Facebook: https://m.facebook.com/itabuleiros/
Site: https://www.itabuleiros.com.br/

1 curtida