Acessórios é firula?

Recentemente comprei um jogo com mais tokens que o necessário, e me vi “precisando” de um daqueles potinhos pra por tokens. Claro que no fim nada me impediu de simplesmente deixar separadinho na mesa, mas com certeza seria mais fácil se tivesse o potinho.

Aí eu pergunto pra vcs, veteranos do Hobby, quais acessórios são realmente necessários e quais são pura firula?

4 curtidas

Pessoalmente, acho tudo firula, mas adoro miniaturas em vez de token de papelao ou cubinhos, mesmo sabendo que o valor agregado e pequeno.

Acho q a unica coisa q nao abro mao sao os ziplocks para organizar a caixa (nao adianta, nao consigo curtir os inserts - ainda mais q eu me livro dos inserts q vem no jogo por raramente achar pratico).

3 curtidas

O que acho de mais útil, além dos sleeves, é a toalha de neoprene. Não é cara, geralmente tem duas faces: a minha, por exemplo, tem uma face preta e a outra verde. Faz toda diferença na jogatina. É outra visão.

Para colocar os componentes do jogo, eu uso pequenos potes que comprei em supermercado, que são bem mais baratos do que os porta-tokens.

Também tenho hold card, que comprei da Bucaneiros. Serve para jogos que utilizam cartas. Auxilia a ter uma visão melhor durante o jogo.

Acho miniaturas interessantes, mas eu sugeriria em jogos que vêem muita mesa. Caso contrário, acho firula.

Eu gosto dos ziplock. São indispensáveis. Um bom insert também faz diferença. Deixa o jogo mais organizado e facilita o setup. Contudo, há inserts muito caros, que custam quase a metade do jogo. Aí, não vejo vantagem.

3 curtidas

Acho q o q vale é o q deixa a sua jogatina mais divertida, gostosa ou satisfatória pra vc. Não acho q importe muito se é classificado como firula ou não. Acho q isso é uma qualificação que cabe a cada um. O essencial de uns pode ser a firula de outros, e vice-versa.

O importante mesmo é se divertir da maneira mais adequada para vc e seu grupo.

3 curtidas

Pra mim, se melhora a experiência pessoal de cada um, não é firula. Eu não ligo pra mini e acho que, às vezes, até piora a experiência de jogo (visibilidade, principalmente), mas se a galera curte e vai apreciar mais o jogo por causa disso, tá ok.

2 curtidas

Eu tinha pensado mais nesses potinhos de por tokens, torre de dados, pote pra jogar os dados… Miniatura pra mim não é acessório, é sei lá, pimpar um jogo? Kkkkk

4 curtidas

Acho que a prática é toda a validação necessária. Se dá para perceber a vantagem, sem precisar de testes complexos, então é sem dúvida.

Claro que vai existir o que é essencial para um, e o que é irrelevante para outro. Você precisa ver na sua mesa.

Eu uso essa torre de dados que imprimi:

Sleeve, sim pode grudar suor da mão no sleeve e agarrar. Mas eu quero jogar sem o sleeve e esse suor ir sempre que para o papel? Não é água pura e destilada. Aí cada um sabe o que tem seu próprio limite.
É um gasto extra, certamente, mas para mim o trabalho e o gasto se pagam, então estou feliz.

2 curtidas

Existe um organizador 6 divisórias que o formato curvo do fundo é a “meca” dos tabuleireiros.

Por conta disso as peças apenas saem dele com muita fluidez, além de ser bem liso.

Tem quem use um para tudo, tem quem remova a tampa, eu fiz um corte de um lado para a tampa sair dele facilmente, tem quem coloque um ou dois dentro de caixa do jogo em definitivo.

Ele era da marca Waleu, hoje é Maxcril

3 curtidas

O hobby em si é pura firula. Ninguém vai definhar se não tiver a 34a expansão do Munchkin ou o novíssimo lançamento “X-Men United” com os mutantes mais obscuros da Marvel kkk

Mas deixando a canalhice de lado, eu geralmente uso potinhos velhos de plástico ou deixo nos próprios ziplocks. Pra mim funciona e me divirto igual. Claro que depende da pessoa e do quanto de dinheiro cada um tem pra gastar com isso.

O importante é jogar e se divertir! :slight_smile:

5 curtidas

Acessório é tudo que não é necessário. Anachrony, mesmo, tem uma “expansão” que só vem as minis. Completamente desnecessário, acessório, mas que fica lindão e melhora a experiência (pra mim, pelo menos).

2 curtidas

Essa foi um rolo q nao entendi. Lembro da 1a edicao q so tinha uma versao com miniatura (que apesar de bonitona, nunca achei muito necessaria no jogo).

Do nada, comecou a vir sem as minis, e venderem como expansao. Alguem sabe o pq fizeram isso? Foi realmente uma problema de custo que impactou a venda do jogo? Foi politica ambientalista para agradar quem nao queria exagero no jogo? Curiosidade mesmo.

1 curtida

A versão que veio com mini foi a versão de Kickstarter. Não é incomum jogos de financiamento coletivo virem com componentes melhores e depois sair uma versão piorada como retail.

1 curtida

O que eu uso aqui como porta tiles durante as sessões são aqueles potinhos descartáveis pra shoyu, comprei 50 uns anos atrás por menos de 10 reais e ainda tem uns 30 por aqui.

3 curtidas

Eu tinha entendido que a 1a edicao toda era com minuatura. Nao so a versao KS.

Apesar de nao achar que a versao sem mini e necessariamente piorada. Alguns exemplos: Cyclades, Great Wall, Age of Rails sao 3 q eu recentemente peguei que optei pela versao normal por achar que as minis nao agregavam muito nao.

1 curtida

Pra organização e facilidade eu costumo fazer algumas coisas em impressão 3D. A vantagem é q muitas vezes consigo fazer peças customizadas para o tipo de time, etc. com encaixes ajustados. No fim, funciona quase como um insert e facilita bastante o setup.

1 curtida