Uma alternativa barata em relação ao everdell

uma alternativa barata em relação ao everdell…

joguei 2 partidas de everdell na luderia e ontem joguei 1 de the manhattan project que comprei…

tirando a parte de componentes, beleza e tema, olhando somente pras mecânicas dos jogos, gostei bem mais do manhattan…

os 2 tem praticamente o mesmo peso no bgg (sendo 0.15 mais pesado o manhattan), tableau building (ou engine building ou “jogo de combinhos”), manhattan comporta o 5o jogador e uma variante solo e expansão, que acrescenta 14 nações, encontrada na comunidade (ludopedia) para impressão…

a sensação de combos que tive é que no manhattan parece ser 2 ou 3x maior que do everdell…

é claro que o everdell é mais bonito, tem componentes melhores, mais expansões que poderão chegar aqui…

mas quem não quer ou não pode pagar mais de $400 no everdell, existe o the manhattan project custando em torno de $150…:wink:

15 curtidas

Excelente Flávio! Já joguei The Manhattan Project e apesar das dificuldades de produção (nacional) da época, o jogo é realmente muito bom. Cria-se uma engine que pode ser usada pelos outros (e vc usar a deles) e o jogo vai crescendo até a hora que KABUM… alguém constrói a maior bomba. Tem que estar ligado 200% do tempo, muito bom mesmo.

5 curtidas

Eu gostei mesmo de MP (mesmo com o take that). Alocação de trabalhadores bem divertida e bem subestimada aqui no Brasil.

3 curtidas

A comparação é bem confusa, maças com bananas, já que EVERDELL é um jogo de cartas e combinações e Manhattan Project um jogo de alocação de trabalhadores, com temática e mecânicas totalmente diferentes. Vai entender…