Ticket to Ride: New York, uma versão compacta e disputada

Quem já experimentou um pouco dos jogos de tabuleiro modernos deve ter ouvido falar da franquia Ticket to Ride. O clássico board game de unir estações de trem possui dezenas de mapas e expansões. Então, por que experimentar uma versão para menos jogadores e com um mapa menor? Spoiler: porque é uma ótima reimplementação da franquia.

Ficha do Jogo
Número de jogadores: 2 a 4
Idade recomendada: 8+
Duração da partida: 30 minutos
Fabricante/Editora: Days of Wonder/Galápagos Jogos

As Regras
Os jogadores competem entre si pelas ruas da cidade de Nova York para visitar as mais prestigiosas atrações turísticas e completar seus bilhetes de destino. Assim como nos outros Ticket to Ride, ganha-se pontos conectando dois locais do mapa com as cartas corretas.

Os bilhetes de destino rendem pontuação extra, mas viram pontos negativos no fim do jogo se não forem completados. Começando com apenas 15 táxis, os jogadores terminarão muito mais cedo do que em um jogo tradicional.

A Jogatina
Mexer em um board game clássico torce alguns narizes. Em uma franquia de sucesso, então, melhor evitar a fadiga. Mas é justamente em reduzir o cansaço de uma jogatina longa que TtR:NY mostra para o que veio.

As partidas rápidas diminuem a sensação encontrada em algumas partidas do tabuleiro mãe onde, da metade para o final, um jogador sem chance de ganhar ainda tinha que ficar 15, 20 minutos na mesa para marcar presença. Em New York, os pontos são disputados e o placar, apertado.

O board game se apega ao básico da franquia: ligar locações e completar bilhetes de destino. No tabuleiro, até a ausência de marcador de pontos beneficia a jogatina, todos só vão ter uma noção melhor da disputa no fim da partida. Ticket to Ride: New York mantém a qualidade dos componentes e artes, ao mesmo tempo em que entrega confrontos rápidos e divertidos.

+ Pontos positivos
Partidas disputadas e rápidas
Componentes e materiais de qualidade
Ótimo jogo de entrada para o hobby

- Pontos negativos
Rejogabilidade diminui sem expansões previstas

Veredito: 8/10
Arte: 9
Componentes: 9
Tema: 8
Mecânica: 7
Rejogabilidade: 7

2 curtidas