Quem mais desistiu do jogo por causa do preço das expansões?

posso estar errado, mas acho que tudo isso tem haver também com o hype e com o nome que a marvel carrega. Porque tem gente que paga 3 ou 4x em um apple ? Sabemos com certeza que a pandemia e guerra acaba com a economia de qualquer país. Tudo fica mais caro pra produzir, falta matéria prima, mas acho que deve ter um pouco de “valor agregado” … infelizmente é desanimador …

Eu comprei o base numa promoção na Amazon (era a primeira caixa, foi bem mais barato que o nacional), peguei a expansão da Galápagos, achei muito cara, pretendo imprimir as outras expansões, no arkhamdb tem todas as cartas, vou continuar jogando assim.

Apesar de achar um excelente jogo, acabei pulando fora desse barco… rs

1 curtida

Eu ia editar minha resposta mas talvez não fosse justo pois houveram muitas abaixo.

Acabei comprando a expansão completa do dunwich (campanha e investigadores).

Arkham Horror Cardgame é o jogo mais jogado lá em casa, e isso não é apenas uma suposiçao, mas baseado em um controle bastante metódico que faço das partidas em geral de jogos de tabuleiro que disputo.

Sou completamente apaixonado por esse jogo, seja pelas narrativas dos cenários ou pelas estórias que conseguimos contar a partir dos decks que formamos, como a seguir:

"Ontem mesmo, por exemplo, éramos simples investigadores em Arkham, um detetive e uma garçonete, procurando provas contra um influente político que estava por detrás de diversos assassinatos bizarros.

No meio do percurso o detetive teve que encobrir pistas de seu passado que acabariam deixando-o ainda mais traumatizado mentalmente.

Na delegacia não conseguiu achar as armas que normalmente utiliza, apenas uma lanterna.

No final da investigação, após render e interrogar 4 cultistas, provas foram reunidas.

Conseguiu-se prender 3 cultistas. O senador, também um cultista, foi solto e as pistas, ignoradas.

Mas soubemos de um carnaval na europa aonde coisas aterrorizantes também estão ocorrendo. Aproveitando que ambos estamos em férias, não custa viajar embora os traumas dos acontecimentos envolvendo a zelote ainda nos atormentem."

Esse tipo de interação e diversão, que se renova a cada partida com novos investigadores, novos decks e diferentes maneiras que as cartas aparecem, torna esse jogo, como diz na descrição, uma agradável zona desfocada nos limites do RPG e dos jogos de cartas.

Ele me fornece tanto uma rejogabilidade de masmorra (move e atacar) quanto temática, e isso é fantástico.

Eu sei, esse não é exatamente o assunto, embora mostre o porquê que não desisti, mesmo os preços sendo realmente fora da curva se você pensa os jogos de tabuleiro tradicionais, embora não impressionem os jogadores de cardgames em geral.

2 curtidas

E eu que comecei no mundo do Bord game comprando X - Wing!!!
MUITO TRISTE ! até hoje só tenho a caixa base.

Imagina q pro próximo semestre já tem mais expansões prometidas.
Por um lado é ótimo isso, ter bastante crescimento de um LCG com tema fantástico.
Mas não paguei R$400 na primeira expansão, as outras vão vir por isso senão mais.
É algo inviável, por melhor que seja o jogo, ainda assim é só um jogo. Cada expansão não comprada é praticamente um jogo diferente.

Mas, pra quem tem dinheiro, manda a ve, pq realmente a qualidade é nota 10.
edit: nota 8, pq a tradução tem erros nada a ver, mas a arte é 100%

2 curtidas

Eu também sou jogador de X-wing e tenho bastante coisa, tá rolando muitos jogos online no tts (pra quem não quer gastar), o jogo mudou muito atualmente, edição 2.5, recomendo.

Eu provavelmente não vou comprar mais expansões, mas farei muita Proxy delas, principalmente as mini expansões que tem menos cartas, no arkhamdb tem todas as cartas do jogo, faz PNP e seja feliz.

O pior é que, passado o susto do lançamento, eu mesmo, o criador do tópico, já meio que mudei de opinião.

A expansão é cara, sim. Caríssima. Mas, sei lá, quando a gente compra um jogo, não estamos comprando papel e plástico, mas sim uma experiência. E, no caso de Arkham Horror, é uma experiência que…. mesmo que doa dizer……… vale o preço.

Sem dúvida vale.

Então a minha sugestão pra quem esbarrar nesse tópico no futuro é simplesmente a mesma que eu sempre dou pra quem me pergunta sobre Marvel Champions, e uma que provavelmente vale para qualquer LCG cooperativo: só compre se conseguir encontrar um parceiro de mesa com quem dividir os preços e a jogatina. Assim, tudo custa a metade e diverte em dobro. :slight_smile:

4 curtidas

Eu mesmo troquei um pouco de opinião também no decorrer do tópico, no início disse que ia “esgotar” o jogo base e quando vi já tinha comprado o Dunwich Legacy e hoje tô feliz com ele iniciando a campanha.

Hoje, analisando com um pouco mais de conhecimento, vejo que… é um jogo um pouco fora da curva. Se você compra tanto a caixa base quanto as expansões, se impressiona com a quantidade de “ar” (espaços vazios), que na verdade existem por causa de uma velha demanda da comunidade por armazenamento das cartas (no antigo modelo você tinha que fazer o seu próprio armazenamento pois as cartas vinham em envelopes ou numa caixa muito precária).

Eu não definiria Arkham Horror LCG como um jogo de tabuleiro, pois visualmente ele não impressiona (são só cartas afinal) e ele não te dá uma experiência sólida em apenas uma ou poucas partidas. Eu arriscaria dizer que sequer uma única campanha te dá uma experiência sólida, pois a graça do jogo está em montar os diferentes decks para os diferentes investigadores das diferentes classes e jogar as diferentes campanhas… então realmente vai ter aí muito o que jogar, muito o quê experimentar.

Em suma, você vai acabar deixando de conhecer/adquirir jogos para desfrutar a experiencia do arkham horror, e digo até que não porquê você vai se forçar a isso pelo preço que pagou mas porquê… você vai querer isso, montar os diferentes decks, jogar com diferentes investigadores, diferentes cenários.

Mas acho que a médio prazo você gasta a mesma coisa, ou até menos, do que se estivesse comprando outros jogos por mês e talvez não estivesse jogando tanto e se divertindo tanto.

1 curtida

Eu tenho o Everdell base e já comprei sabendo das expansões que dão um lustre a mais no jogo. Esse ano já saíram as 2, e vou deixar passar lindo. Extremamente caro, chegando até ser abusivo. Comprei outros jogos do mesmo valor das expansões, certeza que se tivesse comprado as expansões estaria com o gosto ruim na boca cada vez que abrisse a caixa para jogar.
E essa história de está caro o insumo, o transporte, o dólar, etc, eu não acredito pois os outros jogos que comprei são de produções até superiores, com muito mais peças, vêm do mesmo lugar e pelo mesmo preço.

2 curtidas

Então… avaliando até o momento, é realmente animador por um lado ver que o AHLCG é visto como “um jogo fora da curva”, principalmente associado a descaracterização de ser um boardgame… Aparentemente ele está mais para um cardgame tipo Magic, na qual as cartas tem um VALOR intrínseco pelo que representam, e não pelo material em si.
Por outro lado, é uma pena que isso tem dado o PREÇO ao jogo, pq é quase como monetizar (elitizar) a imaginação dos fãs de lovecraft.
Destaquei preço e valor pq realmente refleti sobre, mas ainda assim é injusto com a comunidade de jogadores esse preço. Pelas contagens do site, o estoque vai durar bastante e quem sabe surja uma promoção no ano que vem.

1 curtida

Com o dolar, o poder aquisitivo da nossa população e a taxas de importação que o Brasil tem, realmente jogos de tabuleiro em geral são complicados. E expansoes tendem a ser mais caras que os jogos base quando comparadas à conteudo…a razão principal é que a tiragem é menor e a venda ainda menor. Entao se voce fabrica 10.000 jogos base, vc dilui mto o custo do frete e fabricação (e até edição, tradução, etc). Mas a expansao já tem uma tiragem bastante inferior… e ainda vende menos… então o que acontece é que fica mais caro quando comparado ao base… (vale lembrar tambem que apesar da expansao ser mais cara, ela tem mais cartas que o jogo base, diferente de outros jogos que a expansao tem menos conteudo).

1 curtida

X-Wing chegou a ter umas promoções malucas quando a Galápagos decidiu desistir de lançar localizado. Fora isso, é caro mesmo.

Apesar de ter uma coleção enorme de naves, acredita que tenho jogado ele só no formato digital? Um sujeito fez uma conversão dele fantástica, chamada “Fly Casual”. Recomendo testar: Releases · Sandrem/FlyCasual · GitHub

1 curtida

Acho o modelo de negócios do Magic absolutamente nojento. Living Card Games (ao contrário dos colecionáveis, que tem raridade de cartas) deveriam vir para acabar com esse modelo de negócios, e não se juntarem a ele. [insira meme do Obin Wan aqui]

2 curtidas

Essa lógica de FOMO do mercado é o que tá matando o hobby aos poucos. Tou com o core 1ed até hj lacrado, abri só pra sleevar e jogar qdo der vontade. Se eu for me preocupar com exp, já vi que vou morrer comprando jogo sem jogar.

2 curtidas

A Galápagos praticamente anunciou com o último vídeo do Jack que deve lançar o carcosa (campanha mais investigadores, cerca de 800 reais no total, é a expansão 2 na ordem original de lançamento) agora em setembro, mais tardar em outubro. Problema é que fazem apenas algumas semanas que foram lançados o Limiar da Terra (também 800 reais, expansão 8 na ordem original de lançamento no antigo modelo).

Admito que fique até aliviado pois, embora tecnicamente seja possível jogar apenas com o jogo base mais a expansão 8 (limiar da terra) é consenso na comunidade que a melhor experiência com o jogo é você jogar as expansões na ordem de lançamento, principalmente pelas novas regras que o jogo vai ganhando, além das cartas.

Enfim, enquanto não esgota nas lojas devo “desistir” do Limiar da Terra e apostar minhas fichas no Carcosa, sendo que já tenho e estou jogando o base e Dunwich.

Só atualizando o topico, não desisti do jogo mas estou adquirindo as expansões em um ritmo um pouco mais lento que o lançamento.

Comprei o jogo base em novembro de 2021, depois a expansão O Legado de Dunwich em agosto de 2022, O Caminho para Carcosa em dezembro de 2022 e agora Limiar da Terra em junho de 2023.

Fica faltando adquirir A Era Esquecida e não pretendo adquirir os 2 cenários solos já lançados.

Foram 66 partidas em 20 meses (uma média maior que 3 partidas por mês). É o jogo que mais jogamos aqui em casa, o que mais nos divertimos.

Não posso enfaticamente recomendar que as pessoas não desistam MAS, se você realmente gostar desse jogo, valerá cada centavo.

1 curtida

Eu estou fazendo a coleção do SdA Card Game, deixando o universo Arkham pra ser algo mais incompleto. Acredito que tenha um ponto positivo pra quem quer colecionar no preço alto: não vai esgotar rapidamente! Claro que se fosse beeeem barato, no sentido do ciclo completo vir a 400 conto, o colecionador pegaria no lançamento e nao se preocuparia. Entretanto, a FOMO poderia nos alcançar se fosse um pouco mais caro que isso, e mais barato do que já é hahahaha

Acho q é um jogo fantástico que, se vc nao quiser colecionar, pode comprar e vender as expansoes de acordo com sua vontade de jogá-lo. Pra gurardar em coleção, vc seleciona duas ou três das expansoes que mais gostar, e o restante vende pra comprar uma nova que saia. Pelo menos, isso que planejo pra esse Card Game fantástico

Pois é, lá fora o consumo do lcg, especialmente entre o novo público, é mais no sentido de você ir adquirindo o material no catálogo conforme joga e muito menos um all in ou completismo imediato.

Teoricamente a natureza de um lcg, ao contrario de um tcg, não seria de um colecionável, no sentido de você querer e precisar ter tudo, até porquê não existem cartas raras.

Ou seja, adquirir, consumir e mesmo vender algumas campanhas que eventualmente você não se vê mais jogando, me parece um caminho válido.

1 curtida