Como Usar Esta Comunidade


Seja bem vindo! Como um novo usuário aqui na comunidade, esperamos que você ache esse site intuitivo e estruturado de forma clara, mas aqui estão algumas orientações para você começar.


Termos Básicos

Aqui estão alguns termos essenciais que serão úteis de lembrar ao usar a comunidade ou ler este guia:

  • Tópico: O conjunto de mensagens agrupadas juntas em uma conversa significativa, com um título, listado em uma categoria, começando com uma Postagem Original, e incluindo todas as respostas em ordem cronológica.
  • Postagem: Cada elemento de um tópico é chamado de uma postagem. Cada postagem tem seu próprio autor e pode ser movida para um tópico diferente se necessário, ou até mesmo se tornar o começo de um novo tópico.
  • Postagem Original (ou OP, do inglês): A primeira postagem em qualquer tópico. Ela é importante pois determina o foco do tópico e é a ela que o título e as marcações irão se referir.
  • Categoria: O meio principal de organizar tópicos. Cada tópico é colocado em exatamente uma categoria. Categorias tem permissões que podem restringir que usuários podem criar, responder ou ver os tópicos. Você também pode configurar preferências de notificações por categoria ou até mesmo silenciá-las como falaremos adiante. Categorias têm um conceito similar a um “fórum” em outros sites.
  • Tag: Um marcador colocado em um tópico para descrevê-lo. Embora um tópico possa ter apenas uma categoria, ele pode ter múltiplas tags. Usamos para marcar os jogos que queremos discutir ou enfatizar no tópico, por exemplo.
  • Usuário: Nossa comunidade é pública para qualquer um ler, mas sempre será necessário se cadastrar para criar postagens e registrar quaisquer ações como favoritar, curtir, marcar ou sinalizar. A maior parte da atividade do site, portanto, gira em torno de Usuários registrados.

Navegando na Comunidade

Listas de Tópicos

Por padrão, a página inicial mostrará todas as conversas Recentes na comunidade mas você pode filtrar essa lista de algumas formas:

  • Por categoria: na linha de menu, clique no título ‘todas as categorias’ e uma lista de todas as categorias aparecerá.

  • Por tag: na linha de menu, clique no título ‘todos os jogos’ e uma lista de todas as tags de jogos utilizadas aparecerá.

  • Por nível de atividade: se você clicar em ‘Melhores’ os tópicos de conversas serão listados em ordem de maior atividade (visualizações e respostas) para um período de tempo específico. Você pode escolher se deve considerar desde sempre, ou selecionar um período específico como um trimestre, mês, semana ou só hoje.

  • Pelo que é ‘Novo’ para você: por padrão, novos tópicos são aqueles criados nos últimos 2 dias que você ainda não abriu, para manter a lista atualizada e relevante. Novos tópicos exibem um pequeno ponto azul ao lado do título do tópico

  • Por tópicos “Não Lidos”: por padrão, tópicos não lidos são aqueles que você abriu e leu por pelo menos 4 minutos, e que tenham novas postagens (respostas) incluídas neles. Tópicos não lidos exibem um número em um círculo azul indicando quantas postagens novas existem no tópico.

  • Por quem você está “Seguindo”: acompanhe em ‘Seguindo’ os tópicos e respostas de quem você segue. Saiba mais em Novidade: Rede de Seguidores.

Ver quem está participando

Há várias formas de ver as pessoas que estão envolvidas nos tópicos.

participantes

Na página inicial você verá uma seleção de avatares (fotos de perfil):

  • o usuário que começou o tópico (sempre a primeira foto);
  • uma seleção dos participantes mais ativos;
  • e, quem criou a postagem mais recente (normalmente a última foto).
  • em alguns casos, a primeira foto tem uma borda ou aura azul para indicar que o autor original é também o responsável pela postagem mais recente
    autor original

A caixa informativa no rodapé da Postagem Original apresenta quem criou a postagem e quando, fornece uma contagem das respostas e das visualizações neste tópico até o momento, e uma visão dos avatares dos participantes mais frequentes.

Ferramentas de Navegação

  • Para Pesquisa, Menu, ou sua Página de Usuário, use os botões de ícone no canto superior direito.
    painel de notificações

Lendo Tópicos

Uma comunidade saudável precisa que os membros postem novos conteúdos, mas esta atividade não é tudo. Leitores são os verdadeiros indicadores de quão saudável a comunidade é. Qual é o objetivo de postagens que ninguém lê? Nossa comunidade encoraja hábitos de leitura através de ferramentas úteis.

Vá rolando para baixo

Clique em um título de tópico e vá rolando, seguindo a lista de respostas em ordem cronológica, seguindo links ou pré-visualizando respostas e citações no caminho. Use a rolagem para descer a tela, ou use a barra de linha do tempo no lado direito que também mostra até que ponto da conversa você já leu. Em telas menores (como celulares), selecione a barra de progresso no rodapé para expandi-la e utilizar a barra de linha do tempo.

Continue de onde parou

  • Entrar em um tópico, clicando em seu título, irá leva-lo diretamente para a sua última postagem lida no tópico. Para em vez disso entrar no tópico no início ↑ ou no fim ↓, clique na contagem de respostas ou na data da última resposta.

Tópicos relacionados

Às vezes as conversas ficam mais claras se os tópicos forem divididos, onde postagens são movidas para um tópico mais apropriado, ou dois tópicos relacionados são unificados. Se uma postagem é movida, um link aparecerá para permitir aos leitores seguirem o conteúdo para até onde ele foi movido, e a pessoa que o postou também será notificada.

No final da Postagem Original você também verá uma lista de tópicos relacionados que linkam para o tópico que você está lendo no momento.

tópicos relacionados

Participando de Conversas

Respondendo

Pressione qualquer botão composer Responder para abrir o painel de composição que aparece no rodapé do seu navegador. Você pode continuar lendo (ou até mesmo pesquisar ou navegar para tópicos diferentes) enquanto você elabora sua resposta.

composer expandindo e contraindo

Todas as postagens aparecem na ordem em que são publicadas, evitando que você precise perseguir múltiplos caminhos ramificados de conversas. No entanto, há ainda várias formas de seguir o contexto dessas interações.

Para responder a uma postagem específica em um tópico, clique no botão Responder em cinza no final de cada postagem e sua resposta ficará vinculada àquela postagem.

  • Se sua resposta for a próxima em relação à postagem que você estiver respondendo, ela já aparecerá em seguida pela ordem cronológica
  • Se a sua NÃO for a próxima, então duas coisas acontecem após sua postagem ser publicada:
    • Sua postagem incluirá um novo link em seu cabeçalho com uma imagem para indicar ao que ela está respondendo - clicar neste link exibe a postagem anterior para contextualizar junto à sua postagem
    • A postagem à qual você respondeu inclui uma contagem de respostas em seu rodapé - clicar neste link exibe o conteúdo das respostas

Rascunhos

Rascunhos serão salvos automaticamente enquanto você escreve. Se você minimizar o editor ou navegar para um tópico diferente, o editor pode desaparecer. Para abrir um rascunho, retorne ao tópico ao qual você estava respondendo ou clique na barra em destaque no canto inferior do navegador, e o editor reaparecerá com seu rascunho. Você também pode ver todos os seus rascunhos salvos na sua página de usuário.

Citação

Para inserir uma citação, selecione o texto que você deseja citar, então pressione o botão Citar que aparecerá. Não há necessidade de citar uma mensagem inteira: ser específico é até melhor. Repita o processo para múltiplas citações até mesmo de diferentes postagens e usuários. Os textos citados irão apontar para as respectivas fontes.

citando

Menções

Para notificar alguém sobre sua resposta, mencione seu nome. Digite @ para começar a selecionar um nome de usuário. Essa busca também irá procurar nos campos de nome no caso de você não saber um nome de usuário em particular.

mencionando nomes de usuários

Marcando Jogos ou tags

Para gerar um link mais acessível, tornando mais fácil a descoberta da ficha completa de um jogo em questão, você pode fazer uma marcação para ele. Para marcar um jogo digite # para abrir uma caixa de seleção. Essa busca utiliza a forma do nome no padrão slug (nome-do-jogo).

marcando jogos

Emoji

Para usar Emojis padrões, é só digitar : para fazer uma busca por nome, ou usar os sorrisos tradicionais ;) (que serão convertidos, :wink: por exemplo)

seleção de emoji

Além disso, você pode clicar em mais para ver uma lista completa de emojis para selecionar.

Oneboxes (Pré-visualizações de Links)

Para gerar um resumo ou uma pré-visualização de um link, cole-o sozinho em uma linha. Para começar um tópico com um link, cole o link no campo de título. Em alguns casos, como vídeos do YouTube, apenas colando o link desta forma já apresenta o player acoplado na postagem publicada.

colando link do onebox

Formatação

Sua resposta pode ser formatada usando um conjunto simples de HTML, BBCode, ou Markdown:

Isso é <b>negrito</b>.
Isso é [b]negrito[/b].
Isso é **negrito**.

Para mais dicas de formatação, experimente esse tutorial de 10 minutos (em inglês).

Ações e Reações

Há botões de ação no rodapé de cada postagem:

ações e reações

  • Para deixar alguém saber que você gostou e mostrar sua apreciação pela postagem, use o botão curtir. Compartilhe o que é bom!
  • Pegue um link para copiar e colar (permalink) de qualquer resposta ou tópico através do botão link.
  • Use o botão para revelar mais ações. Sinalize para notificar o autor em privado, ou a moderação do site, sobre algum problema. Favorite para encontrar essa postagem depois na sua página de perfil, podendo ainda agendar um lembrete da postagem que favoritou.

Notificações

Quando alguém está falando diretamente a você — respondendo a você, citando sua postagem, mencionando seu @usuário, ou até mesmo linkando para sua postagem, um número em azul aparecerá imediatamente sobre a direita de sua foto de perfil.

Quando alguém lhe enviar uma Mensagem Privada você a receberá em sua caixa de entrada e um número verde aparecerá sobre a esquerda de sua foto de perfil.

Clique em sua imagem de perfil para rolar por todas as suas notificações.

notificações

Você pode opcionalmente receber todas essas notificações como notificações push para o seu navegador desktop ou no dispositivo Android. Simplesmente permita que o site envie notificações a você através do seu navegador quando ele pedir permissão.

Não se preocupe com deixar passar uma resposta — você receberá por e-mail quaisquer notificações que chegarem enquanto você estiver ausente.

Se você quiser, você pode ser notificado sobre outras coisas acontecendo no site também, seja no nível de tópico, de categoria ou de tag.

Notificações de Tópico

Você pode alterar o nível de notificação para qualquer tópico individualmente através do controle de notificação na parte inferior direita de cada tópico.

Notificações de Categoria

O nível de notificação também pode ser definido por categoria. Para alterar quaisquer destes padrões, veja suas preferências de usuário, ou visite a página da categoria, e use o controle de notificação acima da lista de tópicos, no lado direito.

Notificações de Tag ou Jogo

O nível de notificação pode até ser definido por tag. Para alterar quaisquer destes padrões, veja suas preferências de usuário, ou visite a página da tag, e use o controle de notificação acima da lista de tópicos, no lado direito.

Notificações e Visibilidade de Usuário

O nível de notificação pode também ser definido por usuário. Para isso, acesse o perfil do usuário de quem queira Silenciar ou Ignorar o conteúdo.

notificações e visibilidade de usuário

Traduzido livremente e adaptado do original em Discourse New User Guide - faq - Discourse Meta

15 curtidas

Excelente!

4 curtidas

Sensacional cara… Ajuda demais saber tudo o que a plataforma possui. Valeu mesmo.

2 curtidas

Uma postagem foi dividida em um novo tópico: Como funcionará o forum para os criadores de conteúdo?

Bom demais!

2 curtidas

Excelente esse Guia, @renato :clap: :clap: :clap:

Harry Potter Lol GIF by Sky

3 curtidas

Já tem bastante conteúdo na comunidade e o potencial para superar a plataforma concorrente é grande :star_struck:

1 curtida

Uma postagem foi dividida em um novo tópico: Reavaliar a lógica na aba Reduções