Lee afirmou que a parceria com a empresa brasileira de impressão e embalagem Kawagraf – que anteriormente produziu jogos de tabuleiro como Zombicide, Exploding Kittens e The Mind – “ofereceria aos clientes um caminho confiável para navegar pelos atuais desafios tarifários dos EUA, ao mesmo tempo em que mantém os altos padrões de produção pelos quais a Panda é reconhecida”.
Ele contou ao BoardGameWire que sua empresa planejava expandir sua fabricação além da China desde a primeira administração Trump, e havia considerado parcerias nos EUA, Europa e outras partes da Ásia.
Lee disse: "Em última análise, a parceria com a Kawagraf Brasil nos entusiasma mais pelos seguintes motivos. A Kawagraf possui grande expertise técnica e experiência em trabalhar com marcas internacionais consolidadas, e o Brasil oferece uma política de isenção fiscal para a importação de matérias-primas e componentes para produtos que são transformados e exportados.
“As tarifas de 10% do Brasil são as mais baixas entre todos os países que consideramos para fazer negócios – ainda mais vantajosas do que a impressão nos EUA, devido ao fato de que matérias-primas e componentes estão atualmente sujeitos a altas tarifas.”
Os primeiros jogos produzidos na Panda Brasil devem chegar aos EUA nas próximas semanas, com a empresa atualmente intensificando suas operações na fábrica localizada em São Paulo.
A fábrica da Kawagraf em São Paulo, Brasil.
A trajetória da Kawagraf está enraizada na impressão e embalagem comerciais de alto padrão para empresas como L’Oréal e Samsung, mas Lee afirmou que o negócio conseguiu fazer uma transição bem-sucedida para a produção de jogos de tabuleiro e “demonstrou tanto a capacidade técnica quanto os padrões de qualidade que buscamos em um parceiro de fabricação”.
Ele contou ao BoardGameWire que a nova fábrica é “idealmente adequada” para componentes de papelão, papel e madeira, acrescentando: “Neste momento, títulos que exigem muitas miniaturas ainda necessitarão de produção em plástico da China, mas esses componentes podem ser importados para o Brasil isentos de impostos se forem montados em jogos finais em caixas para exportação”.
Lee acrescentou que a Panda também explorou a expansão de suas operações de fabricação para o Vietnã, mas afirmou: "diferentemente da América do Sul, o Vietnã não oferece o mesmo potencial de mercado local — e também há um aumento na fiscalização aduaneira sobre produtos chineses que passam pelo Vietnã, o que gera algumas preocupações.
Ele disse: “Estamos continuando a avaliar oportunidades globais, mas nosso foco está no crescimento estratégico que equilibra logística, custo e acesso ao mercado. O Brasil atende a todos esses critérios, razão pela qual decidimos avançar primeiro por lá.”
A expansão para o Brasil também proporciona oportunidades de crescimento em todo o continente sul-americano, disse Lee ao BoardGameWire, graças aos acordos de livre comércio entre os países que fazem parte do bloco comercial MERCOSUL da região.
Ele afirmou: "O Brasil possui uma indústria de impressão e embalagem altamente desenvolvida, juntamente com uma cadeia de suprimentos robusta e integrada para matérias-primas. Isso o torna um local ideal para produzir componentes essenciais de jogos, como caixas, tabuleiros e cartas de jogo.
“Além disso, o Brasil está geograficamente mais próximo dos EUA do que a China, resultando em prazos de envio que são mais rápidos em cerca de uma semana. O Brasil possui o maior mercado de jogos de tabuleiro da América do Sul e abriga editoras notáveis como Galapagos Jogos, Grok e Paper Games.”