Dica Tabulando #2

Pessoal vamos para o 2o episódio da Série Dicas Tabulando. E o jogo da vez é Ethnos, um jogo muito atrativo e de boa rejogabilidade. Vamos às dicas, lembrando que não vou passar as regras, apenas dicas e pontos a se ter em mente durante o jogo.
Não acumule muitas cartas a não ser se for necessário principalmente na primeira era.

Evite baixar bandos de um ou dois, ao final da era você ganha poucos pontos de glória, mas se for o caso use os anões, pois mesmo um conta como um bando de duas cartas ao fim da era, ou seja um ponto de glória.
Combinações podem variar de acordo com as raças que entraram em jogo.

Centauro, sempre combinam com qualquer raça, pois você joga dois bandos, isso elimina muitas cartas de sua mão, garante a conquista de várias regiões rapidamente.

Dwarf, ao fim da era te da um ponto de glória para cada bando em que eles forem líderes, isso é útil para bandos de uma carta, “bando de uma carta?” isso, em certos momento é estrategicamente vantajoso jogar rapidamente uma peça em uma região.

Elfos, ótimos para bandos grandes, como você vai manter em sua mão um número de cartas igual ao tamanho do bando que está baixando.
Fadas, é possível trocar o seu bando de fadas por um outro bando já baixado de mesmo tamanho, isso é útil para roubar habilidades e realizar combinações, os chamados “combos”.

Gigantes, você ganha pontos de glória sempre que baixar o maior bando liderado bom um gigante, sempre que possível realize esta ação, abuse dos esqueletos.

Halflings, não põem marcadores em regiões. Porém existem muitas cartas, é fácil fazer bandos grandes de Halflings, e lembrando que bandos grandes podem gerar muitos pontos de glória ao final de uma era.

Povo do Mar, excelentes para conquistar aquela região onde seria necessário um bando gigante para por outro marcador. Ao descer um bando liderado pelo povo do mar você anda na trilha do povo do mar. Se passar por um marcador na trilha. Você pode por um marcador em qualquer outra região.

Minotauros, excelentes para tomar regiões, em combinação com esqueletos brilham, as habilidades deles aumentam em um o bando em que lideram, cuidado ao final da era na contagem de tamanha de bandos eles não aumentam o bando.

Orcs, ideais para eras em que a maior parte dos pontos de glória das regiões é baixo, pois se conseguir por bandos liderados por Orcs em cada região isso vai render muitos pontos de glória ao fim de uma era, ótimos para sair pondo um marcador por região.

Esqueletos, não “Fedem nem cheiram” no sentido que não podem liderar, serve apenas como tropa de choque, e ainda diminuem os bandos no final da era, diminuindo os pontos de glória por bandos, pois antes de contar os pontos de glória por bandos todos os esqueletos devem ser descartados.

Trolls, é muito bom ter uma ficha de Troll ao final da era, pois em caso de empates de regiões você pode usá-las para ganhar supremacia.

Alados, ao jogar um bando com um alado como líder ignore o fator cor, afinal pássaros enxergam em preto e branco… Lembre-se de usar esta vantagem para regiões onde já se usaram a maioria das cartas daquela cor.

Feiticeiros, use quando a oportunidade de pegar uma combinação estiver na mesa, pois você recupera um número de cartas igual ao número do bando liderado por eles.

Chegamos ao fim, espero ter ajudado na sua próxima partida deste maravilhoso jogo, se discorda de alguma dica ou acha que esqueci de algum ponto comente, ficaremos felizes em adicionar sua dica dando crédito a você, nosso amigo.