📋 Lewis & Clark: A Expedição

📋 Lewis & Clark: A Expedição
none 4.0 1

Em 30 de abril de 1803, os Estados Unidos da América compraram o Território da Louisiana de Napoleão por 15 milhões de dólares. Thomas Jefferson decidiu mandar dois aventureiros – Meriwether Lewis e William Clark – para explorar essa imensa terra desconhecida. A Expedição Lewis-Clark (1804 – 1806) foi a primeira expedição norte-americana a atravessar o que é o Oeste dos Estados Unidos.

Vamos voltar a 1803 e imaginar que o presidente Jefferson não mandou uma, mas várias expedições para explorar o Oeste Selvagem. Você e os outros jogadores serão os líderes de cada um desses grupos. Seu objetivo será atravessar a América do Norte e, obviamente, chegar quanto antes ao oceano Pacífico. Só entrará para a história a primeira expedição a chegar lá. Lewis & Clark é uma corrida com mecanismo de gerenciamento de mão e recursos. Você precisa administrar seus recursos, os integrantes da sua expedição – o Corps of Discovery [Corpo do Descobrimento] – e, particularmente, os caçadores de peles e indígenas norte-americanos que encontrará na viagem. O bom gerenciamento garante a travessia firme e constante do Oeste da América do Norte!

Componentes

1 tabuleiro central
5 tabuleiros de expedição
10 peças de barco dupla-face
84 cartas de personagem (63,5 x 88 mm)
5 batedores de cores diferentes
24 fichas de tempo
100 hexágonos de recurso
8 multiplicadores de recurso
18 índios
10 fichas de mudança de itinerário
8 fichas de insígnia de recurso (para partida solo)

Jogo fantástico para quem gosta de jogos de corrida. São poucas as mecânicas que existem para parar/atrasar o adversário, mas ao mesmo tempo, todos jogadores começam com as mesmas cartas, então, teoricamente, quem desenvolver a melhor estratégia, vence. O jogo envolve três mecânicas principais, sendo elas: deckbuilding, alocação de trabalhadores e gestão de recursos.

É muito interessante como a todo momento essas três mecânicas estão interligadas e o quanto o planejamento prévio é fundamental para que você não se prejudique no desenrolar da partida.
Além de todos esses pontos, a arte e construção do jogo é maravilhosa. O ponto temático e histórico também é um ponto fortíssimo pra mim, me atraiu muito.

A qualidade dos componentes é ótima, só senti falta de um insert, nem que fosse básico. As cartas infelizmente ficam jogadas na caixa, é preciso pensar em alguma solução para não dificultar o setup, que não é complicado.

Resumindo, é um ótimo jogo de corrida, temático, lindo, e com mecânicas que conversam muito bem entre si. A única que acaba ficando um pouco de lado é a alocação de trabalhadores e a utilização das várias áreas do tabuleiro central, na maioria das partidas os jogadores optam por usar 90% das vezes suas cartas. Recomendo a aquisição e agradeço à MeepleBR por conceder essa edição para nós.

8,5/10

1 curtida